Ir ao conteúdo

Permitir conexão ao servidor MySQL

Ir à solução Resolvido por Openkore,

Posts recomendados

Postado

Tenho um servidor MySQL rodando em minha máquina.

Quando eu tento acessar de uma máquina na mesma rede, eu digito o IP local do servidor, a porta, o login e senha. Isso funciona perfeitamente.

Para acessar de uma máquina externa, eu precisaria de digitar o IP externo ao invés do IP local, não é? Eu já configurei o roteador pra permitir isso, na configuração de encaminhamento de porta do servidor. O problema é que quando eu tento acessar o servidor através dessa mesma máquina na mesma rede, utilizando o IP externo ao invés do local, ele não encontra o servidor. O que eu estou fazendo de errado?

Obrigado

Postado

@Openkore A porta não aparece como aberta. Eu entrei no prompt de comando pra ver meu IP local. O IP local é 192.168.1.184.

Quando eu fui nas configurações do roteador, na parte de encaminhamento de portas, apareceu a opção pra eu digitar o IP local e a porta, como mostra o print em anexo. Porém, como se pode ver no print, ele só me deixa editar a última parte do IP local. Ele obriga a colocar a terceira parte do IP como 0, mas na verdade tem que ser 1, pois o IP local do servidor é 192.168.1.184.

Será que é por isso que quem está fora da rede não consegue ver a porta aberta?

No print, na parte "Externo", ele não me dá a opção de inserir um IP local.

Print.png

Postado

O problema pode ser que o roteador está em uma sub-rede diferente do servidor, com isso, o roteador só consegue redirecionar portas para a sub-rede que ele faz parte.

Roteador sub-rede 192.168.0...
Servidor 192.168.1...

A infra da rede está como? Um modem + dois roteadores. Um modem + um roteador?

Postado

@Openkore A infra da rede é um modem e mais 3 roteadores. Acho que talvez seja isso mesmo. Então eu tenho que achar o roteador certo pra redirecionar portas, né?

• Solução
Postado

O que está na mesma sub-rede do seu servidor.

Se o modem está trabalhando como roteador, tem que redirecionar nele apontando pro IP do roteador que está na mesma sub-rede do servidor e nesse roteador apontando pro IP do servidor.

Se o modem está como bridge, basta redirecionar no roteador, apontando pro IP do servidor.

Postado

@Openkore Eu achei o roteador responsável pelo computador do servidor (tp link).

Nas configurações deste roteador, tem a parte de "virtual servers" que é onde você fala pro roteador que tem um servidor na rede. Assim ele redireciona o tráfego para a porta que você quiser.

Quando tento adicionar um servidor na rede, ele pergunta qual o tipo de serviço é. Ao clicar em "View existing services", ele nos dá uma lista pra escolher o tipo de serviço, como é mostrado na imagem em anexo.

Eu tentei colocar HTTP, mas o servidor não ficou visível de fora da rede. Não sei o que tenho que fazer agora.

virtualServers.png.052dbd6ac318182cc49deb1da28b75e4.pngexistingServices.png.0c957a7e341124f21816569588da9934.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...