Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera tenho um computador com uma MSI Z390 CARBON PRO GAMING com um SSD NVME M2 CORSAIR FORCE SERIES M510 de 480GB. Ele é o SSD onde fica o sistema operacional. Porém vou fazer um upgrade instalando mais um SSD NVME M2 que no caso é um SSD NVME M2 Adata XPG SX6000 de 1TB que será um SSD complementar.

1- Gostaria de saber o seguinte. Para instalar esse segundo SSD, basta simplesmente plugar ele na entrada? Ou tenho que formatar ele? Caso tenha que formatar, qual é a melhor forma de faze-lo? Se for pelo Windows, onde formato?

2- Por último, aproveitando o post. Ouvi um colega dizendo que diferente dos HDs, os SSDs NVME M2 não são feitos para ficar transitando muitos dados, por exemplo, apagando e colocando arquivos diversas vezes. Pois eles danificam mais rápido por conta disso.

3- Se eu optasse por formatar o Windows no SSD NVME M2 CORSAIR FORCE SERIES M510 de 480GB, basta eu formatar ele pela instalação do Windows, ou há algum procedimento especial por ser um NVME M2?

Postado

@Dragonpg Olá, bom dia.

Caro colega, é sim possível colocar sim os 2 M.2, porém vale salientar que ao colocar 2 SSDs NVMe as entradas SATA 5 e 6 são desabilitadas.

18 minutos atrás, Dragonpg disse:

1- Gostaria de saber o seguinte. Para instalar esse segundo SSD, basta simplesmente plugar ele na entrada? Ou tenho que formatar ele? Caso tenha que formatar, qual é a melhor forma de faze-lo? Se for pelo Windows, onde formato?

Caso você queira deixar o SSD de 480GB para o Sistema operacional, não necessidade de reinstalar o Windows, só conectar o novo SSD. Entrar no sistema, ir no gerenciador de discos e criar uma nova partição deste novo SSD.

19 minutos atrás, Dragonpg disse:

2- Por último, aproveitando o post. Ouvi um colega dizendo que diferente dos HDs, os SSDs NVME M2 não são feitos para ficar transitando muitos dados, por exemplo, apagando e colocando arquivos diversas vezes. Pois eles danificam mais rápido por conta disso.

Totalmente incorreto. Vamos lá, os HDs são discos mecânicos que gravam dados em um "disco" parece um CD. SSD não possuem partes mecânicas, eles são chips de memórias chamados NAND Flashs onde são salvos os dados. O "problema" em si é que essas NANDs flashs é que elas tem um número finito de vezes de que podem ser gravado. No caso esse "número" é um número bem grande. Por exemplo os fabricante anunciam assim " SSD de 500Gb com TBW de 200GB" por exemplo, TBW é o Total Bytes Written. Que é o tanto de dados que o fabricante garante que o SSD vai funcionar. Vamos ver no seguinte exemplo. Pegando um SSD SAMSUNG EVO 860 de 500GB que possui 5 anos de garantia e um TBW de 300GB é possível termos uma ideia de quanto de espaço por dia durante 5 anos consecutíveis de dados precisamos gravar para atingir este valor. Eis o Cálculo:

N° do TBW   x   1000(Blocos de 1000MBs e não 1024MBs)

---------------------------------------------------------------------------------

N° de anos de Garantia    x     365 dias do ano

No exemplo: 

300TB   x   1000

------------------------ = 165GB.

5           x    365

Ou seja para atingir o TBW em 5 anos, todos os dias devem ser gravados 165GB no SSD. Mas nenhum usuário comum faz isso. Vamos chutar um valor alto de 50GB por dia. Vamos ver agora quantos anos levariamos para "esgotar o TBW" do SSD.

50   x   1000

------------------- = 27 ANOS

5     x   365

27 Anos você leu corretamente, isso para um SSD intermediário, imagine os de 4800TB de TBW como os SAMSUNG PRO de 2TB.

Sendo que o TBW não necessariamente é o valor para os SSD " PIFAR" mas sim o tanto que o fabricante garante que vai funcionar. Um grande exemplo, em 2014 o site do tech report fez um teste com o SAMSUNG PRO 256GB(antigo SSD esse) de 75TB de TBW, ele durou mais de 2.000TB, ou seja 33x mais do que o esperado pelo fabricante. Isso que novos SSDs possuem tecnologia de aprimoramento como Wear-Leveling que se quiser posso lhe explicar como funciona que auxiliar na vida do SSD e o TRIM.

29 minutos atrás, Dragonpg disse:

3- Se eu optasse por formatar o Windows no SSD NVME M2 CORSAIR FORCE SERIES M510 de 480GB, basta eu formatar ele pela instalação do Windows, ou há algum procedimento especial por ser um NVME M2?

Não há segredo, formate um pendrive com UEFI(FAT 32) e coloque o windows no pendrive, e formatar normalmente.

PS: Eu deixaria o Windows no SSD de 1TB e os games e Backup no de 480GB.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
30 minutos atrás, Dragonpg disse:

Conecte ele normalmente e vá no Gerenciamento de Disco do Windows, no Windows 10 clique com o botão direito no botão Iniciar

Se ele não estiver Inicializado, ou seja, sem uma Tabela de Partições, o próprio Windows irá abrir uma pequena janela para voce inicializar o disco, terá que escolher o tipo de Tabela de Partições, se MBR ou GPT

Depois basta criar a partição, botão direito no disco e Novo Volume

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14

21 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

PS: Eu deixaria o Windows no SSD de 1TB e os games e Backup no de 480GB.

Por qual motivo? Pensei em usar 1TB para jogos, pois eles ocupam muito espaço. Cada jogo hoje em dia está pesando em média 50GB-100GB

"Wear-Leveling que se quiser posso lhe explicar como funciona que auxiliar na vida do SSD e o TRIM."

Por favor, todo conhecimento é válido.

Poxa me apareceram novas dúvidas...

1- Os SSDs da ADATA XPG são bons? Valeria a pena trocar o Corsair MP510 por outro da ADATA?
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100020&gclid=Cj0KCQiAjfvwBRCkARIsAIqSWlP0oWXoPBSAnnBKXW-uxFzdbije3On59GKH1NGup_LDMEtSBoaWRCIaAnbeEALw_wcB

(Este é o SSD da Adata que possuo)

2- Caso esgotasse o espaço do de 480, teria alguma forma de fazer uma cópia direta dele? Meio que um "Ghost"?

Postado

@Dragonpg

45 minutos atrás, Dragonpg disse:

Por qual motivo? Pensei em usar 1TB para jogos, pois eles ocupam muito espaço. Cada jogo hoje em dia está pesando em média 50GB-100GB

Achei que não teria tantos games, caso tenha não há nenhum problema também, neste caso ai sim eu deixaria o de 1TB para os games.

Vamos lá, lembra que falei que os SSDs usam memórias NAND Flash e que elas tem um número de vezes finito que ela pode gravar em si mesmo? Então Wear Leveling é uma otimização que ajuda o SSD. Vamos lá, primeiramente temos que o SSD grava seus sados em Páginas que são então agrupados em blocos. Cada vez que você grava alguma coisa no SSD ele grava nas células(onde são armazenados os bits, 0 e 1). Imagine um seguinte cenário. Você tem um SSD de 500GB mas usa apenas 50GB, portante 450GB dele estaria livre correto? Neste caso, caso vez que fosse substituindo arquivos ou formatando, o que iria acontecer é que as células dos primeiros blocos e páginas serão "desgastados" primeiro, ou seja, quando a vida útil delas estiverem acabando o resto do SSD nem teria sido utilizado. Para ajudar com isso o Wear Leveling foi criado onde ele distruibui igualmente as informações em cada célula do SSD para que as células tenham um desgaste equivalente e diminui as chances de problema no futuro. De maneira simples e rápida de se entender é isso.

Já o TRIM é um comando que é enviado ao SSD e informa as páginas ou blocos que podem ser marcadas como inválidas. Páginas inválidas são aquelas que armazenam arquivos já apagados pelo usuário. Essas páginas inválidas passarão pelo processo chamado de ‘coleta de lixo’(Garbage collection, com processos conhecidos como Overprovision), que todo SSD realiza.

De maneira simples e rápida de se entender, imagine que você tem de apagar uns dados de um setor do SSD para então gravar outro. No caso SSDs com TRIM desativados, o controlador "fala" para as NANDs Flashs "vou precisar que você apague esse setor" e então depois eram gravados os dados neste SETOR. Com o trim é utilizado somente uma vez o SSD sobrescrevendo os arquivos por cima diminuindo o número de vezes de dados que são gravados nas NANDs Flashs.

Em outras palavras, o comando TRIM é essencial para o SSD, pois aumenta o seu desempenho, gera mais espaço livre e, além disso, aumenta a vida útil do dispositivo, já que menos ciclos de apagamento são usados.

adicionado 3 minutos depois

@Dragonpg

55 minutos atrás, Dragonpg disse:

1- Os SSDs da ADATA XPG são bons? Valeria a pena trocar o Corsair MP510 por outro da ADATA?
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100020&gclid=Cj0KCQiAjfvwBRCkARIsAIqSWlP0oWXoPBSAnnBKXW-uxFzdbije3On59GKH1NGup_LDMEtSBoaWRCIaAnbeEALw_wcB

(Este é o SSD da Adata que possuo)

Cara é um bom SSD Custo benefício, mesmo sendo DRAM-LESS.

56 minutos atrás, Dragonpg disse:

2- Caso esgotasse o espaço do de 480, teria alguma forma de fazer uma cópia direta dele? Meio que um "Ghost"?

Sim é possível fazer a clonagem de um SSD para outro dispositivo, podendo ser HD externo, HD normal, SSD. Porém o espaço da unidade onde será copiado os arquivos tem de ser maior ou igual ao espaço ocupado pelo armazenamento à unidade que será copiada.

Exemplo. Se você tem um HD de 1TB que você usa 100GB e tem 900GB livres, você até consegue clonar para um SSD de 128GB. 

adicionado 42 minutos depois
1 hora atrás, Dragonpg disse:

Neste caso colega, deixe o de 480GB  para o sistema operacional e programas. E o de 1TB para os games, da Steam/Origin.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...