Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurações para um PC para jogos decente


Posts recomendados

Pretendo comprar meu primeiro PC para jogos (com o custo total em torno de R$3500.00, não passando de R$4000.00), então dei uma estudada básica sobre as peças e tentei montar algo. O que acham dessa configuração?

 

placa-mãe: Asus prime B450M DDR4 (R$416.73)

Processador: Ryzen 5 2600 3.4GHz c/ Cooler Wraith Stealth (R$782.13)

Memória: 1x DDR4 Kingston HyperX Fury 8gb 3466MHz (R$347.13)

Placa de vídeo: XFX Radeon RX 580 8gb (R$869.00)

SSD: Kingston 480gb SATA III leitura 500MBs gravação 350MBs (R$293.19)

Fonte: Redragon 600W 80 plus bronze, PFC ativo (R$234.03)

 

Total: R$2942,21

(Contando com o monitor, teclado, gabinete e a garantia, dá R$3.792.98)

 

Como pretendo comprar no site da Terabyte, escolhi os componentes que estavam disponíveis lá (posso mandar o link de cada peça caso seja necessário).

Eu não entendo bem sobre fonte, placa-mãe, cooler e memória, já avisando.

Qualquer ajuda/recomendação de peças, sites, etc. é muito mais que bem-vinda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Angern disse:

Agr essa ram nessa frequência n sei se o procs vai levar ela n viu, de uma pesquisada melhor

 

É, acho que a frequência máxima para o R5 2600 (ao menos no lançamento) é 2933 mhz. Tem que checar se funcionaria com frequências mais altas. Se não, é melhor você comprar dois pentes de frequência menor e ter mais memória. Aliás, é o que eu faria de qualquer forma, 8 GB tá começando a ser pouca RAM.

 

Outra dica que eu daria é comprar a RX 580 de 4 GB, se achar por um preço melhor. Se vai jogar em Full HD, a VRAM dificilmente passa de 4 GB, e se passar, é só baixar algumas texturas e desligar a tesselação no jogo.

 

adicionado 5 minutos depois
47 minutos atrás, Angern disse:

troque só a placa-mãe por uma q tenha dissipador nos vrm

 

Faço coro a essa recomendação. Veja a Gigabyte AB350M DSH3, Biostar B350 e B450 GT3, ASRock B450M Steel Legend, ASRock B450 Fatality Gaming K4, MSI B450 Gaming Plus (não confunda com a Gaming BR) ou ASRock B450M Pro4.

 

Os preços variam bastante, tem que ver quanto tu pode gastar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 004 https://www.terabyteshop.com.br/produto/10541/fonte-deepcool-da500-dp-bz-da500n-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-atx Essa daqui serve também?

 

@Gabriel_Caldeira @Angern Seria melhor então eu pegar dois pentes de frequência 2666mhz ou 3000mhz? No site da AMD diz que a frequência máxima é 2933mhz, como o Gabriel disse.

 

E quanto à placa-mãe, eu fiquei entre a Biostar B350 e a Gigabyte B350M. Eu gostei do preço da placa da Biostar, mas um dos comentários do site disse que ela não tem dissipador nos vrm. Seria melhor então eu escolher a da Gigabyte do link abaixo?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11048/placa-mãe-biostar-b350-b45m2-ddr4-amd-am4

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9852/placa-mãe-gigabyte-b450-aorus-m-ddr4-crossfire-am4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Siegjor disse:

Seria melhor então eu pegar dois pentes de frequência 2666mhz ou 3000mhz?

 

Isso, melhor.

adicionado 1 minuto depois
 
9 horas atrás, Siegjor disse:

Eu gostei do preço da placa da Biostar, mas um dos comentários do site disse que ela não tem dissipador nos vrm. Seria melhor então eu escolher a da Gigabyte do link abaixo?

 

É, sem dissipador eu não recomendo, além de que só tem dois slots pra RAM, o que impossibilita um upgrade no futuro. Tem mais baratas com dissipador, dê uma olhada na ASRock Steel Legend, Biostar B350/B450 GT3 e Gigabyte AB350 DSH3.

 

A Steel Legend tá mais ou menos no preço dessa Aorus, mas eu prefiro ela.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ryzen 5 3600 é bem melhor que o 2600, uns 15-20%. Se nao der pra pegar ele por causa do custo, então pegue o R5 3500 que tem praticamente o mesmo desempenho em jogos que o R5 3600 porém custa 750 reais(o mesmo valor do R5 2600)...

 

placa-mãe, se quiser uma de baixo custo com bom custo-beneficio pegue a B350 da Gigabyte que voce encontra por 389 reais na Kabum. Possui dissipadores de VRM, e 4 slot de memoria DDR4...

Se quiser uma melhor, eu indicaria a Asrock Steel Legend. Mas existem outras B450 tão boas quanto essa.

 

Sobre a memória RAM, foi o que o pessoal já falou. Com o preço dessa memória 8Gb 3.466Mhz voce compra 2 pentes de 8Gb 2.666Mhz totalizando 16Gb em dual channel, o que já é muito mais que o suficiente para os jogos atuais.

 

A RX 580 8Gb foi uma boa escolha, tem um excelente custo-beneficio.

 

Sobre o SSD, acho que voce deve trocar de marca visto que a Kingston esta apresentando muitos problemas(satarfirm s11) e o SSD "morre" de repente, ai voce perde todos os seus dados. Se nao tiver backup aí lascou...

A marca Crucial é muito boa, tem o BX500 que é mais de entrada(dramless), e tem o MX500 que possui LPDDR3 e é umas das melhores do mercado(SATA). Mas considero o BX500 o melhor dos modelos de entrada(melhor que Kingston, Sandisk, WD green, etc)

 

A fonte, uma de 500W de boa qualidade ja é suficiente. O pessoal já indicou varias marcas...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que voce esta comprando na terabyte, mas na kabum uma das melhores memorias pra ryzen seria os da crucial ballistix com as letras AES no nome do produto. Na kabum esta 189,90 e na terabyte 242,73. 2 pentes ja compensariam mesmo pagando frete a mais na kabum:

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101187

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11028/memoria-ddr4-crucial-ballistix-sport-lt-red-8gb-3000mhz-bls8g4d30aesek

 

Quanto as sugestoes dos colegas, fuja dessa placa-mãe da asus mesmo, prefira a gigabyte ou aorus M. O ryzen 3600 subiu de preço, mas antigamente achava por menos de 1000, entao nao sei se cabe no seu bolso. Eu daria prioridade na placa-mãe e nas memorias em dual channel antes

 

EDIT: o ryzen 1600 com codigo AF é como se fosse o ryzen 2600 sendo vendido mais barato, custa 529,90 na kabum. Eu iria nele ao invés do 2600, e no futuro sobraria pra fazer upgrade pra um 4600:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=107545

 

5_aco-1080p-1600-af-review.jpg

 

11_gta-1080p-1600-af-review.jpg

 

link do review:

https://www.gamersnexus.net/hwreviews/3547-amd-r5-1600-af-cpu-review-best-cpu-under-100

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucasinacior @Gabriel_Caldeira @gutopereira @Brc @Frib 004 @Angern

 

Obrigado a todos vocês pela ajuda, a configuração final ficou assim:

 

placa-mãe: ASRock B450M Steel Legend (R$615.00)

Processador: Ryzen 5 1600 AF (R$520.90)

Memória: 2x Crucial 8gb 3000MHz AES (R$189.90)

Placa de vídeo: RX 580 8gb (R$829.90)

SSD: MX500 500gb (R$355.83)

Fonte: Deepcool DA500 500W (R$234.03)

 

Total: R$2935,46

 

Eu curti o r5 1600 AF pelo preço ser mais em conta e o desempenho ser praticamente o mesmo do r5 2600(não pego o r5 3500 ou o r5 3600 pelo preço), mas a frequência máxima dele é de 2667MHz, e eu não sei se pegando uma memória de 3000Hz prejudicaria em algum sentido o funcionamento dele (a diferença de preço da memória de 3000MHz pra de 2666MHz é de 4 reais na Kabum), então se alguém puder me esclarecer isso ficaria muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não prejudica não. O máximo que pode acontecer é você não conseguir rodar no potencial total da memória. Num futuro upgrade de processador você já vai estar com uma excelente memória e não irá precisar trocar.

 

Eu tentaria de qualquer maneira ativar o XMP e rodar a 3000mhz. Tem altas chances de dar certo na verdade. Essa frequência máxima seria a “garantida” pela amd, mas se você pega memórias de boa qualidade quase sempre você consegue ir além. Meus ryzen 2700 e 2600 rodam memórias a 3466 sem problema nenhum por exemplo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Gabriel_Caldeira disse:

 

Tenho um 2700 e tentei setar minhas memórias à 3200 mhz, sem sucesso. Sabe se a placa-mãe pode segurar as frequências também?

A placa-mãe pode segurar sim em velocidade mais altas que 3200, normalmente o proprio BIOS te limita, mas o que manda mais é o processador mesmo. Olhando pra sua configuração, o que esta te limitando seria sua memoria mesmo, pois ela é micron d-die. Alem de colocar pra 3200mhz, voce colocou a DRAM voltage pra 1.35v (o automatico do seu kit vai pra 1.2v apenas)? Tenta 3000mhz antes com 1.35v pra testar.

 

Se nao funcionar so aumentando a tensão, tenta baixar o ryzen dram calculator, eu simulei aqui as configurações e deu isso pra voce:

 

https://www.techpowerup.com/download/ryzen-dram-calculator/

 

No tRFC voce coloca aquele 409 e se tiver tRFC1, 2 e 3 voce deixa no que esta. O tRFC (alt) da imagem seria so uma sugestao mais agressiva de tRFC caso a primeira configuração mais conservadora der certo.

 

image.thumb.png.870bf572b4bcea14c70ad4a91f69bed7.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!