Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como resolver Problema "SATAFIRM S11"


Shark.93
Ir à solução Resolvido por Fernando_Moura,

Posts recomendados


Olá,

 

Eu tenho um Kingston A400 240GB [SA400S37/240G, firmware nativo na etiqueta: SBFK71B1] com o infame problema SATAFIRM S11, aconteceu na semana passada após 1,5 anos de uso. Como tenho backups dos meus dados, o que estou procurando é restaurar a integridade da unidade para continuar usando-a; não me importo se os dados são apagados no processo: estou preparado para reinstalar o sistema operacional.

 

Tentei executar o utilitário repairS11 por vlo (vlo.name) : ao usar um adaptador SATA para USB, phison_flash_id detecta o controlador PS3108, para que o utilitário de reparo se recuse a executar; ao usar a porta SATA embutida no meu laptop (modo AHCI definido no BIOS), o controlador detectado é o PS3111, o utilitário de reparo termina corretamente com uma mensagem de sucesso, mas o problema permanece. O que mais eu posso fazer?

 

Por acaso alguém já tentou usar o PhisonToolBox v1.17 por usbdev.ru? Por todos os meios, eu só quero sair do estado 'Modo de segurança', restaurar o estado 'Pronto' da unidade e apenas reinstalar o sistema operacional por cima dele, não me importo com os dados porque tenho backups.

 

Outro usuário afirmou que ele restaurou o mesmo modelo de unidade usando SBFKB1C3.zip (media.kingston.com) e s11-flasher 2.0 (vlo.name). Isso realmente dá uma nova vida ao SSD (mesmo que apague os dados) e anula a garantia restante da unidade?

phison_flash_id.txt

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/01/2020 às 12:40, Shark.93 disse:

Outro usuário afirmou que ele restaurou o mesmo modelo de unidade usando SBFKB1C3.zip (media.kingston.com) e s11-flasher 2.0 (vlo.name). Isso realmente dá uma nova vida ao SSD (mesmo que apague os dados) e anula a garantia restante da unidade?

 O de um cliente aqui também estava travado no modo de segurança. A S11 repair dava que desbloqueou com sucesso mas continuava igual. Tentei fazer isso que você disse e ele deu um erro. Não foi esse aqui mas parecido com isso. Agora nem detectar detecta mais. Acho que já era kkkkkk

7925498200_1527244586.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Solução

Também peguei esse B.O. de SATAFIRM S11 com Kingston SA400S37
O brabo que em dois de uma vez, um de 120gb e outro de 240gb.
Em ambos tentei usar os programas que tem disponíveis nos sites citados por membros acima, tentei de td quanto é jeito... Não deu...

 

Consegui resolver isso assim:

 

Observação: 
Recomendável fazer o procedimento em windows instalado em modo AHCI!
DEVERÁ executar o procedimento com o SSD plugado em uma conexão SATA, em modo USB não irá funcionar!

 

1 - Fazer o download desses dois arquivos, "Um dos arquivos tem todos os Firmwares disponiveis no site usbdev, o outro arquivo é um programa para gerar o executável que vai fazer a atualização."
São estes links: 
s11-flasher
firmware_ps3111

2 - Extraia as pastas.
3 - Dentro da pasta "firmware_ps3111" busque a firmware correspondente ao seu SSD ou a mais proxima que tiver, copie este arquivo e cole dentro da pasta "s11-flasher", deverá renomear a firmware para (fw.BIN).
4 - Execute SEEEM ser como administrador o aplicativo "s11-flasher2-micron.cmd" ele irá gerar o executável fw.exe.
5 - Execute o arquivo fw.exe este SIM como administrador pois escreverá no SSD, selecione o device com note SATAFIRM S11, clique em Upgrade Firmware e aguarde...
6 - Terminado deverá fazer um desligamento do SSD "Desconecte alimentação SATA", aguarde 5 segundos e ligue-o novamente, isso com o PC ligado, depois que ligar o SSD, reinicie o computador para reconhecer o SSD.
7 - Vá em Gerenciador de Discos "Clique com o botão direito em Este computador, vá em Gerenciar e vá em Gerenciamento de Disco", provavelmente abrindo essa parte do Gerenciamento do Computador já vai pedir para você iniciar o disco, clique para inicia-lo e após isso faça a criação da partição no formato desejado.

Seguindo estes passos deu certo nestes dois SSDs:
 

Qualquer coisa fiz um vídeo tentando explicar também:
https://www.youtube.com/watch?v=bgy6VNC9fcw

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Johnny Franzen Sobre tentar com o Hirens Boot é uma incerteza, só testando pra saber mesmo, mas se fizer colocando o SSD numa gaveta diretamente conectada no SATA do notebook funciona sim, mas lembrando que tem que deixar de forma fácil pra fazer o "Power Cycle" desligar e ligar o SSD "Em teoria, pode ser que se somente desligar o notebook e ligar novamente deve funcionar também...".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, fcasjc disse:

O meu não detecta depois desse procedimento. Não adianta tentar o Flash id porque nao aparece nem na bios do desktop

E já chegou a tentar em outro PC?
Se ele não aparecer nem na BIOS de nenhum PC ai pode ser realmente que esse foi pro brejo...
Tenta também trocar o cabo SATA de dados e energia se já não tiver feito isso.
Digo isso porque o de 120 eu testei em um PC e não aparecia nem SATAFIRM S11, simplesmente travava a inicialização e quando passava nem apresentava nada conectado na porta SATA que ele estava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar agora tarde fazer o procedimento :)

adicionado 50 minutos depois
51 minutos atrás, Johnny Franzen disse:

Vou tentar agora tarde fazer o procedimento :)

Afff!

Eu tinha achado esse tutorial, tentei fazer e não entendia nada.

Acabei de fazer no meu SSD e VOLTOU A FUNCIONAR!

Uhuuu :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, realmente parece que você encontrou uma solução funcional @Fernando_Moura. Nesse meio tempo, recebi gratuitamente uma unidade de reposição da Kingston; acho que tentarei seu procedimento na minha unidade antiga (a equipe de RMA da Kingston não queria a unidade defeituosa de volta, suponho que eles tenham pilhas e pilhas de unidades retornadas para esse problema, apenas me pediram uma foto da frente e de trás da SSD, provavelmente para ver o adesivo da garantia e a versão do firmware).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shark.93

18 horas atrás, Shark.93 disse:

Nesse meio tempo, recebi gratuitamente uma unidade de reposição da Kingston

Bom demais que deu certo em receber outra unidade! Pelo menos isso em meio ao transtorno causado...
Tenta depois fazer o procedimento, acredito que vá dar certo se ainda reconhece na BIOS com o firmware bugado...

adicionado 3 minutos depois

@fcasjc Eu também não compro mais não, principalmente desse modelo, os outros da marca com outra controladora não dão este problema, mas to preferindo outras marcas também, até por estarem mais baratas e com velocidade melhor...

E olha que zoado... Eu escrevendo isso e tem justamente uma propaganda deles... kkkkkkkCapturar.thumb.PNG.657f9a5ab6d058349011838e3da51635.PNG
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer maneira, cumpriu o que precisava. Ele foi colocado numa máquina que dimensionei para um cliente ilustrador, máquina para renderização.

Foi quase 7,5k de peças. O SSD estava caro na época, especialmente os nvme e acabei pegando esse aí pelo custo-benefício. Ele foi surrado pela leitura/escrita e estava degradando relativamente rápido. Foi até bom ter estragado porque aí descobrimos o que estava corrompendo o windows a cada 6 meses. O cliente trocou por um EVO 970 m2 e pagou por ele o mesmo que eu paguei nesse ***** em 2018 kkkk 570 reais eu acho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Fernado_Moura.   Queria agradecer a solução.

Vou deixar uma dica.  Pra quem tem o ssd SA400S37 (qualquer tamanho)  e o Firmware SBFKB1C2, SBFKB1C3, SBFKB1D2, SBFKB1E1 ou SBFKB1E2,  pegue logo o firmware mais atual.

>>>>  SBFKB1H5 (01-16-2020)

Coloquei em anexo.
Renomear para fw.BIN

Foi rápido e simples, bem simples. seguindo todos os passos descritos pelo Fernando.
Depois de retirar e colocar o SSD ( power cycle) e reiniciar o pc, abri o programa "MiniTool Partition Wizard Free Edition" e Inicializei o SSD em GPT ( windows 10).  Após isso, crei partição primária, ntfs, dei um nome e apliquei. Perfeito.

Abri o Kingston SSD Manager e conferi. Tudo certo. Firmware ok.
https://www.kingston.com/br/support/technical/ksm-firmware-update
Abraços!

SBFKB1H5_13112019.rar

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 02/04/2020 às 23:04, Fernando_Moura disse:

Também peguei esse B.O. de SATAFIRM S11 com Kingston SA400S37
O brabo que em dois de uma vez, um de 120gb e outro de 240gb.
Em ambos tentei usar os programas que tem disponíveis nos sites citados por membros acima, tentei de td quanto é jeito... Não deu...

 

Consegui resolver isso assim:

 

Observação: 
Recomendável fazer o procedimento em windows instalado em modo AHCI!
DEVERÁ executar o procedimento com o SSD plugado em uma conexão SATA, em modo USB não irá funcionar!

 

1 - Fazer o download desses dois arquivos, "Um dos arquivos tem todos os Firmwares disponiveis no site usbdev, o outro arquivo é um programa para gerar o executável que vai fazer a atualização."
São estes links: 
s11-flasher
firmware_ps3111

2 - Extraia as pastas.
3 - Dentro da pasta "firmware_ps3111" busque a firmware correspondente ao seu SSD ou a mais proxima que tiver, copie este arquivo e cole dentro da pasta "s11-flasher", deverá renomear a firmware para (fw.BIN).
4 - Execute SEEEM ser como administrador o aplicativo "s11-flasher2-micron.cmd" ele irá gerar o executável fw.exe.
5 - Execute o arquivo fw.exe este SIM como administrador pois escreverá no SSD, selecione o device com note SATAFIRM S11, clique em Upgrade Firmware e aguarde...
6 - Terminado deverá fazer um desligamento do SSD "Desconecte alimentação SATA", aguarde 5 segundos e ligue-o novamente, isso com o PC ligado, depois que ligar o SSD, reinicie o computador para reconhecer o SSD.
7 - Vá em Gerenciador de Discos "Clique com o botão direito em Este computador, vá em Gerenciar e vá em Gerenciamento de Disco", provavelmente abrindo essa parte do Gerenciamento do Computador já vai pedir para você iniciar o disco, clique para inicia-lo e após isso faça a criação da partição no formato desejado.

Seguindo estes passos deu certo nestes dois SSDs:
 

Qualquer coisa fiz um vídeo tentando explicar também:
https://www.youtube.com/watch?v=bgy6VNC9fcw

 

 

Deu certinho aqui, meu Kingston A400 de 240gb foi salvo do S11. Modelo SA400S37 Firmware SBFK71E0

Usei o firmware SBFK71F1_27062019.BIN

 

Obrigado @Fernando_Moura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2020 às 23:04, Fernando_Moura disse:

Também peguei esse B.O. de SATAFIRM S11 com Kingston SA400S37
O brabo que em dois de uma vez, um de 120gb e outro de 240gb.
Em ambos tentei usar os programas que tem disponíveis nos sites citados por membros acima, tentei de td quanto é jeito... Não deu...

 

Consegui resolver isso assim:

 

Observação: 
Recomendável fazer o procedimento em windows instalado em modo AHCI!
DEVERÁ executar o procedimento com o SSD plugado em uma conexão SATA, em modo USB não irá funcionar!

 

1 - Fazer o download desses dois arquivos, "Um dos arquivos tem todos os Firmwares disponiveis no site usbdev, o outro arquivo é um programa para gerar o executável que vai fazer a atualização."
São estes links: 
s11-flasher
firmware_ps3111

2 - Extraia as pastas.
3 - Dentro da pasta "firmware_ps3111" busque a firmware correspondente ao seu SSD ou a mais proxima que tiver, copie este arquivo e cole dentro da pasta "s11-flasher", deverá renomear a firmware para (fw.BIN).
4 - Execute SEEEM ser como administrador o aplicativo "s11-flasher2-micron.cmd" ele irá gerar o executável fw.exe.
5 - Execute o arquivo fw.exe este SIM como administrador pois escreverá no SSD, selecione o device com note SATAFIRM S11, clique em Upgrade Firmware e aguarde...
6 - Terminado deverá fazer um desligamento do SSD "Desconecte alimentação SATA", aguarde 5 segundos e ligue-o novamente, isso com o PC ligado, depois que ligar o SSD, reinicie o computador para reconhecer o SSD.
7 - Vá em Gerenciador de Discos "Clique com o botão direito em Este computador, vá em Gerenciar e vá em Gerenciamento de Disco", provavelmente abrindo essa parte do Gerenciamento do Computador já vai pedir para você iniciar o disco, clique para inicia-lo e após isso faça a criação da partição no formato desejado.

Seguindo estes passos deu certo nestes dois SSDs:
 

Qualquer coisa fiz um vídeo tentando explicar também:
https://www.youtube.com/watch?v=bgy6VNC9fcw

 

Fiz isso e deu certo, ressuscitou meu SSD.

 

O único detalhe que fiz diferente foi a parte de desconectar o SSD com o computador desligado. Como tenho um notebook, que o SSD estava conectado via caddy e eu não tinha como desconectar só o cabo de alimentação. O que eu fiz foi deixar o caddy desparafusado e usar uma chave de fenda para puxar o caddy quando o software pediu.

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 02/04/2020 às 23:04, Fernando_Moura disse:

Também peguei esse B.O. de SATAFIRM S11 com Kingston SA400S37
O brabo que em dois de uma vez, um de 120gb e outro de 240gb.
Em ambos tentei usar os programas que tem disponíveis nos sites citados por membros acima, tentei de td quanto é jeito... Não deu...

 

Consegui resolver isso assim:

 

Observação: 
Recomendável fazer o procedimento em windows instalado em modo AHCI!
DEVERÁ executar o procedimento com o SSD plugado em uma conexão SATA, em modo USB não irá funcionar!

 

1 - Fazer o download desses dois arquivos, "Um dos arquivos tem todos os Firmwares disponiveis no site usbdev, o outro arquivo é um programa para gerar o executável que vai fazer a atualização."
São estes links: 
s11-flasher
firmware_ps3111

2 - Extraia as pastas.
3 - Dentro da pasta "firmware_ps3111" busque a firmware correspondente ao seu SSD ou a mais proxima que tiver, copie este arquivo e cole dentro da pasta "s11-flasher", deverá renomear a firmware para (fw.BIN).
4 - Execute SEEEM ser como administrador o aplicativo "s11-flasher2-micron.cmd" ele irá gerar o executável fw.exe.
5 - Execute o arquivo fw.exe este SIM como administrador pois escreverá no SSD, selecione o device com note SATAFIRM S11, clique em Upgrade Firmware e aguarde...
6 - Terminado deverá fazer um desligamento do SSD "Desconecte alimentação SATA", aguarde 5 segundos e ligue-o novamente, isso com o PC ligado, depois que ligar o SSD, reinicie o computador para reconhecer o SSD.
7 - Vá em Gerenciador de Discos "Clique com o botão direito em Este computador, vá em Gerenciar e vá em Gerenciamento de Disco", provavelmente abrindo essa parte do Gerenciamento do Computador já vai pedir para você iniciar o disco, clique para inicia-lo e após isso faça a criação da partição no formato desejado.

Seguindo estes passos deu certo nestes dois SSDs:
 

Qualquer coisa fiz um vídeo tentando explicar também:
https://www.youtube.com/watch?v=bgy6VNC9fcw

 

Cara você é incrível. Valeu por passar o conhecimento. Estava com um SDD kingston A400 240gb. Fazia uns meses que tinha apersentado o problema, e seguindo suas dicas e o link do canal youtube. Me ajudou muito! 

adicionado 1 minuto depois
Em 20/07/2020 às 16:16, apenasvendo disse:

@Fernado_Moura.   Queria agradecer a solução.

Vou deixar uma dica.  Pra quem tem o ssd SA400S37 (qualquer tamanho)  e o Firmware SBFKB1C2, SBFKB1C3, SBFKB1D2, SBFKB1E1 ou SBFKB1E2,  pegue logo o firmware mais atual.

>>>>  SBFKB1H5 (01-16-2020)

Coloquei em anexo.
Renomear para fw.BIN

Foi rápido e simples, bem simples. seguindo todos os passos descritos pelo Fernando.
Depois de retirar e colocar o SSD ( power cycle) e reiniciar o pc, abri o programa "MiniTool Partition Wizard Free Edition" e Inicializei o SSD em GPT ( windows 10).  Após isso, crei partição primária, ntfs, dei um nome e apliquei. Perfeito.

Abri o Kingston SSD Manager e conferi. Tudo certo. Firmware ok.
https://www.kingston.com/br/support/technical/ksm-firmware-update
Abraços!

SBFKB1H5_13112019.rar 1020 kB · 14 downloads

Valeu irmão, após outra tentativa o meu deu certo. O ***** era o satafirm SBFKB1D2, não achava de jeito nenhum com esse que você passou (atualizado). Funcionou perfeitamente! Antes estava apresentando apenas 20MB, e na bios tava tudo apagado como se tivesse morto o SSD, graças a você também consegui recuperar muito obrigado ❤️ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Ainda não consegui, mesmo seguindo o procedimento que a galera disse que funcionou. O processo deu algum erro, me falha a memória qual, o processo travou em 85%. Meu modelo é o SBFK71B1, usei a firmware SBFK71F1_27062019.

Agora ele nem reconhece, aparece essa mensagem:
"Can't detect any SATA device!! "

Eu estava dando uma lida no arquivo "s11-flasher2-howto.txt" e ele cita em "notes" que, caso o disco não seja detectado, é necessário rodar em "rom mode". Mas não entendi o que isso significa, nem o procedimento que ele descreveu. E então? O que fazer? O SSD já era mesmo? Há ainda luz no fim do túnel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 8 meses depois...

Não deu certo exatamente como o tutorial do Fernando Moura para mim, funcionou com a versão antiga do s11-flasher tente este tutorial Shark.93 o meu SSD é exatamente o mesmo do seu porém com 480gb

 

Modelo: SA400S37 / 480g
Firmware:SBFK71B1 (utilizei a SBFK71F1_27062019)

 

espero que ajude os futuros que acharem esse tópico, abraços!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 03/04/2020 às 09:43, fcasjc disse:

O meu não detecta depois desse procedimento. Não adianta tentar o Flash id porque não aparece nem na BIOS do desktop

 

Pra quem tentou e depois o HD não detecta mais, tem de fazer um JUMP nos terminais do SSD, antes de plugar na máquina e depois tirar esse JUMP sem desligar a energia do SSD...

 

Esse cara aqui mostra quais os terminais.

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/256812-recuperando-ssds-kingston-com-firmware-“satafirm-s11”/

 

Basicamente você abre o SSD e embaixo, do lado contrário dos plugs SATA e de ENERGIA, tem alguns buracos. 4 de um lado e 2 do outro. Você tem de fazer JUMP (curto-circuitar) os 2 buracos. Eu usei uma pinça de bico fino num DOCK SATA externo, então foi fácil pra mim.

 

Coloquei a pinça, fechei o circuito e pluguei o SSD no DOCK. Imediatamente reconheceu no Windows. Daí só tirei a pinça e refiz o Flash do firmware.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...