Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,
Venho aqui pedir uma ajuda de vocês, já tentei várias formas e mais quebrei a cara com todas, então gostaria da ajuda de alguém que entenda de rede.

Estou tentando solucionar o acesso Wi-Fi do negócio da família. É um espaço com bastante parede e vidros, o que enfraquece o sinal Wi-Fi. Então distribuí 7 roteadores pelo local, todos com o objetivo de servir como access point.
Sendo 2 roteadores Linksys, 3 google wifi (mesh), 1 airport express e 1 d-link mais antigo.
*Foram os melhores que foram aparecendo

Estrutura da rede:

• Roteador 1 - Modem da NET - 192.168.0.1
  • Roteador 2 - Linksys - 192.168.0.2
  • Roteador 3 - Linksys - 192.168.0.3
  • Roteador 4 - Airport - 192.168.0.4
  • Roteador 5 - D-link - 192.168.0.5
  • Roteador 6 - Google Wifi - 192.168.0.6
  • Roteador 7 - Google Wifi - 192.168.0.7
  • Roteador 8 - Google Wifi - 192.168.0.8
  • 1 switcher de 16 portas tp-link

O que gostaria de fazer:

• Como o roteador da NET não é dos melhores, gostaria de deixar ele somente como modem. Acho que o correto seria configurá-lo em modo bridge, me corrijam se eu estiver errado.
  • Todos o roteadores participando da mesma sub-rede, 192.168.0.X, criando somente uma rede.
  • Para a condição acima tenho que configurar os roteadores como Access Point, para isso basta definir um IP estático para eles e desabilitar o DHCP?
  • Como DHCP Server, gostaria de rodar o PiHole em docker em um Raspberry Pi 3 B+, junto com o serviço de DNS.

Problemas que encontrei:

• Nessa estrutura eu preciso de algum roteador, conectando na porta Internet para desempenhar as tarefas de roteador de fato ou basta o PiHole?
  • Eu consigo acessar a configuração de todos os roteadores via IP? Mesmo o modem em modo bridge?
  • Estou com dificuldade quanto as conexões físicas, inicialmente pensei em plugar todos no switcher e nos roteadores conectar na porta LAN, nesse modelo o DHCP será propagado sem problema, é necessário fazer algo antes?
  • Tendo em vista esse cenário, qual seria a vantagem de criar sub-redes? O que eu deveria separar?
  • Posso definir o IP fixo para outros aparelhos, como DVR sem maiores problemas?
  • Sendo o PiHole o DHCP Server, eu preciso configurar o IP do Raspberry como DNS em todos os roteadores ou vão automático?
  • O google wifi é mais interessante quando somente ele cuida da rede, onde somente ele é o roteador. Ainda não testei, mas se eu colocar-lo em modo brigde, em tese ele funcionaria como um access point comum?

Representação Visual:

1860402659_NetworkDiagram.thumb.png.a0bb45cfa2ab25a8c41b876e14eb6883.png

Obrigado a todos que puderem ajudar!

Postado

E ai velho, fica calmo que vai dar certo, ok?

Faça o feijão com arroz primeiro.

1-Router da NET sendo o router da rede, com DHCP Server e o DNS Server.

2-Defina IP fixo para os AP e tenha certeza que o DHCP esteja fluindo através da rede wifi deles.

3-Conecte todos através da switch,

4-Esquece pi-hole, se quer um server na rede, coloca um debian no raspberry e suba nele serviços como o samba e squid.

Faz isso que falei e seja feliz.

Postado
1 hora atrás, »»§ñäk¢«« disse:

2-Defina IP fixo para os AP e tenha certeza que o DHCP esteja fluindo através da rede wifi deles.

Já deu um clareada boa. Muito obrigado.

Nesse caso o DHCP dos AP ficam desligados e eles vem do modem da net, né?

Valeu

Postado

@danielcr10 Olá amigo, tudo bem?

Este cenário é para atender que tipo de estrutura? Quantas conexões simultâneas por AP? Já fez o site survey para identificar o posicionamento dos AP?

Eu recomendo você adquirir um outro roteador para prover o gerenciamento da rede e deixar o modem da net somente para recebimento do link. Dependendo do que seja a finalidade, é mais recomendado trocar os AP que utilizam mesh (unifi por exemplo) assim, o gerenciamento da rede wifi será mais assertivo.

att;

Postado
3 horas atrás, Cadu Campos disse:

@danielcr10 Olá amigo, tudo bem?

Este cenário é para atender que tipo de estrutura? Quantas conexões simultâneas por AP? Já fez o site survey para identificar o posicionamento dos AP?

Eu recomendo você adquirir um outro roteador para prover o gerenciamento da rede e deixar o modem da net somente para recebimento do link. Dependendo do que seja a finalidade, é mais recomendado trocar os AP que utilizam mesh (unifi por exemplo) assim, o gerenciamento da rede wifi será mais assertivo.

att;

Muit obrigado pela resposta Cadu,

Então no momento é uma rede somente para prover internet e pra futuro, no máximo para compartilhamento de arquivos. A conexões simultaneas em AP não serão grandes, algo como, 20 dispositivos e mais pra frente mais alguns componentes de IOT. O site survey nem conhecia, vou pesquisar agora.

A questão de outro roteador provendo o gerenciamento também me parece interessante, mas nesse caso eu devo deixar o modem da net somente em modo bridge e conectar em outro roteador, certo? Nessa conexão tem algo de especial? Deve ser feito na porta wan?

voce diz que o ideial seria trocar todos AP por unifi por exemplo por conta do mesh, seria isso?

Obrigado

adicionado 6 minutos depois

@»»§ñäk¢«« Valeu man, vou testar hoje

Postado
1 hora atrás, danielcr10 disse:

A questão de outro roteador provendo o gerenciamento também me parece interessante, mas nesse caso eu devo deixar o modem da net somente em modo bridge e conectar em outro roteador, certo? Nessa conexão tem algo de especial? Deve ser feito na porta wan?

voce diz que o ideial seria trocar todos AP por unifi por exemplo por conta do mesh, seria isso?

Não precisa estar em bridge, pode utilizar o mesmo como router, basta ativar o DMZ apontando para o ip que este roteador vai receber do modem da net, eu recomendaria a mikrotik por ser um router que trabalha com muitos protocolos e pode lhe proporcionar diversas aplicações para a rede, como firewall, dhcp, dns, controle de banda dinâmico ou estático, vpn, balance...

Sobre a troca dos wifi, sim, neste caso iria utilizar AP's para uso corporativo que tem uma controladora e você ter um gerenciamento melhor em relação a prover internet sem fio, quantos dispositivos por AP, valor minimo de sinal (ex; -78 db o dispositivo é expulso), sinal ruído, até 4 ssid's, social like via facebook, etc..

Segue prints do meu controlador que gerencia remotamente os AP's dos meus clientes.

image.thumb.png.ff0ba76fcc201362f2d1b6c9f60eef52.png

image.png.a4f2b03b05119bfae1ce955742f537c0.pngimage.thumb.png.2f729af3b2d6bab93dfc8657b639f772.png image.thumb.png.22b8846533318cbcff39571550df9700.png image.thumb.png.442a15e8cd2caea985e358d98c70d935.png 

att;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...