Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde e boa noite!

Olá galera, tudo bem com vocês?

Meu problema é o seguinte: moro em uma república estudantil com 15 pessoas (cada um conectado com notebook + smartphone, isso sem contar visitas) e sempre tivemos problemas com internet e eu decidi de uma vez por todas acabar com isso, portanto eu queria uma ajuda de vocês para configurar uma rede decente na minha casa. 

Gostaria de saber quais dispositivos eu precisaria ter, se eu deveria pegar um plano de internet comercial e não residencial, qual a configuração de modem, roteador, access point eu deveria ter, etc. A casa em questão é um sobrado com 8 quartos, atualmente possuo o modem padrão da NET e um access point da UNIFI, creio que seja o modelo Lite ou LR. Dei várias olhadas antes de criar esse tópico, mas cada tipo de problema tem uma solução e nem sempre é algo tão genérico. Queria algo mais certeira para que eu possa investir nessa solução sem medo! 

Caso precisem de mais algum detalhe para que possam me ajudar é só mandar uma mensagem nessa thread.

Agradeço desde já!

Postado

@Tio Chang O problema é: quando tem muita gente conectada, mesmo possuindo um AC da Unifi a internet começa a ficar lenta para alguns usuários, além de que, ela fica totalmente inviável para jogos onlines, ping instável, etc. A velocidade contratada é de 200 MB.

Postado
2 minutos atrás, Gustavo Hitomi disse:

@Tio Chang O problema é: quando tem muita gente conectada, mesmo possuindo um AC da Unifi a internet começa a ficar lenta para alguns usuários, além de que, ela fica totalmente inviável para jogos onlines, ping instável, etc. A velocidade contratada é de 200 MB.

200 megas dividido por 15 aparelhos, ou 15 pessoas usando simultaneamente vai dar uma media de 13 mega por aparelho.

Isso ja respnde o porque de ficar totalmente inviavel para jogos onlines

Solução contratar mais banda.

Exemplo 500 megas para 15 pessoas vai dar uma media de 33 megas por aparelho, quando todos estiverem usando.

Postado

Sabemos que a velocidade contrata é 200Mbps, ok

Sendo 15 pessoas, seria em média 13.6Mbps por pessoa, como já informado acima

O maior problema que Eu vejo é a possível quantidade de equipamentos que cada pessoa possa vir a ter

Por exemplo: Uma pessoa com notebook e smartphone ou tablet conectada , já seriam 2 conexões para uma pessoa

Postado

Uma outro possivel solução é pensarmos igual um provedor de internet, se eu tenho uma banda de 200 megas, e tenho que vender 8 planos ou seja 8 residencias, que no seu caso é 8 quartos.

A gente compra 8 roteadores, coloca em cada quarto.

No modem principal, ou outro aparelho que aceite fazer controle de banda, a gente limita os 8 roteadores para darem 20 mega

ou seja cada quarto vai ter acesso via cabo ou wifi cuja velocidade maxima nunca ultrapassaria 20 mega

No modem principal ainda vai sobrar 20 mega ainda pra nao gargalhar os 8 aparelho

Quer baratear ainda mais ?

manda 8 cabo de rede com o controle de banda ja feito, e que o morador, ou moradores dos quartos que comprem o seus proprios roteador a parte rs rs.

Postado

@Gustavo Hitomi Uma solução para seu problema seria um roteador da cisco, e um pouco de conhecimento em redes, voce consegue pegar a sua banda de 200mb e dividir, deixa 100mb dedicado para seu pc e console e 100mb para os outros dispositivos.

Postado

Galera, eu queria configurar o bagulho igual uma empresa/universidade/lan-house faz, geral conectado com Internet limitada a X megas sem que ninguém atrapalhe a conexão de ninguém. 

@djacy.neto sabe me indicar um modelo e quais as configurações necessárias para que eu possa fazer isso acontecer? 

@Tio Chang o problema não é só a questão de quartos, quero uma maneira de rotear a Internet eficientemente, sem que a ação de alguém não interfira no ping e conexão de Internet de outra pessoa. 

Postado
28 minutos atrás, Gustavo Hitomi disse:

Galera, eu queria configurar o bagulho igual uma empresa/universidade/lan-house faz, geral conectado com Internet limitada a X megas sem que ninguém atrapalhe a conexão de ninguém. 

@djacy.neto sabe me indicar um modelo e quais as configurações necessárias para que eu possa fazer isso acontecer? 

@Tio Chang o problema não é só a questão de quartos, quero uma maneira de rotear a Internet eficientemente, sem que a ação de alguém não interfira no ping e conexão de Internet de outra pessoa. 

È o que todos nos ja descrevemos acima, o segredo é comprar um controlador de banda.

Esse é o segredo.

Existe milhoes de maneira de controlar a banda e enviar a banda controlada para os quartos.

A partir que controlou as bandas seja por quarto, por pessoa, ou por dispositivo registrado a ação de alguém não MAIS interfira no ping e conexão de Internet de outra pessoa. 

È assim que um provedor de internet faz, é assim que um pequeno lojista faz para oferecer internet a seus clientes. Ou os grandes lojistas.

A razão de controlar banda por quarto por exemplo, é que dai voce consegue mandar 20 mega pra cada quarto. e que cada morador de cada quarto que faça o uso que quiser desses 20 megas. se ele quiser receber a visita de 20 pessoas por exemplo, dos 20 megas deles, em 20 aparelhos usando simultaneamente via dar 1 mega de aparelho rs rs

Agora se tu controlar banda por aparelho, a matematica muda, se são 15 pessoas por exemplo e cada uma tem 2 aparelhos a matematica muda, ai vai dar uma media 6 mega por aparelho, ou seja, la no controle de banda tu vai ter que fazer uma programação para que cada aparelho mac adress  nao ultrapasse os 10megas. ta entendendo.

Um ultimo exemplo

Faz de conta que eu tenho um salão de beleza  e a sala de espera comporte 5 pessoas. ou seja 5 aparelhos simultaneos sendo usado. e eu so tenho 10 mega de internet para oferecer aos meus clientes.

Eu determino no meu controlador de banda que a faixa de ip do meu dhcp 192.168.0.2 a 192.168.0.254 seja limitado em 2 megas para cada aparelho.

nao importa eu saber nesse caso o mac adress dos meus clientes, pois qualquer ip que o meu cliente pegar em meu estabelecimento ele ja vai estar bloqueado em 2 megas

• Curtir 1
Postado

@Gustavo Hitomi  como o @Tio Chang falou você precisa de um controlador de banda, fiz uma pesquisa rapida e vi que TP-LINK tem alguns roteadores que tem a funcao de controle de banda. como voce tem um local que precisa de repetidores, voce pode fazer o seguinte:

1 - configura o roteador num ponto fixo e deixa ele ligado direto ao pc via cabo/wi-fi (fixa o ip e mac address)

2 - espalha os repetidores ou roteadores secundarios nos pontos estrategicos que cubra toda a area util da residencia.

3 -  no roteador principal você configura ip e mac address dos roteadores secundarios ou repetidores

4 - você distribui o a banda para os dispositivos deixando sempre uns 10% de folga

o que você for usar para jogos você nao poe dentro dessa regra porque ai ele puxa a banda conforme necessario.

aqui tem um video que explica como faz essa divisão bem detalhada:

https://www.youtube.com/watch?v=W9aXIZ36J1I

Postado

@djacy.neto Isso mesmo a tplink tinha o controle de banda ate um certo ano, depois inventaram o motor qos, mas esse ultimo nao limita, so tenta balancear o link nos aparelhos,

Melhor metodo pra descobrir ate qual aparelho tinham o controle de banda puro é vendo os videos do youtube..

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!