Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha dúvida é a seguinte: o que é melhor em termos de NITIDEZ NA IMAGEM, jogar em 1080p num monitor 1080p? Ou jogar em 1080p ou 1440p num monitor 4K?

adicionado 1 minuto depois

Estou pensando em ficar em 1080p60fps no PC. Tenho uma 1070 TI e quero manter ela por alguns anos ainda. Não achei 4K muito interessante em termos de custo benefício. E, em tela de monitor, achei desnecessária tanta resolução também...

Então fico na dúvida se uso num monitor 4K e baixo a resolução, ou pego um monitor 1080p. O que ficaria melhor?

Postado

O que o upscalling faz é interpolar os pixels da imagem, preencher os espaços novos com uma média de cor dos pixels circundantes, e depois aplicar algum filtro pra disfarçar os artefatos e imperfeições que o processo causa. Independentemente do monitor ter ou não, a GPU tem e faz toda vez que você estica algum jogo de resolução menor pra caber numa tela maior.

Obviamente rodar na resolução nativa, sem ter que 'enjambrar' pixels extra (de 1080p pra 4k não é pouco pixel não...), fica muito melhor. Você pode comparar no seu monitor mesmo, no painel da Nvidia desativa a opção de preencher a tela e deve rodar com bordas pretas em resolução nativa.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93

Ou seja, entre jogar em 1080p num monitor 4K é bem melhor jogar em 1080p num monitor 1080p, isso? A qualidade de imagem será melhor jogando nativamente, isso?

Se for assim, vou vender esse monitor 4K. E pegar um monitor 1080p. você recomendaria?

Justamente eu quero ficar em 1080p60 na próxima geração. Em se tratando de PC. Não vi vantagem de subir resolução em tela de monitor.

você acha que essa minha troca traria mais qualidade? Ou jogar em 1080p no monitor 4K daria o mesmo resultado PRÁTICO que jogar em 1080p num monitor 1080p nativo?

Postado
51 minutos atrás, Diogo HFL disse:

Se for assim, vou vender esse monitor 4K. E pegar um monitor 1080p. você recomendaria?

Depende de como e pra que usa. Se senta perto do monitor pode valer a pena. Se senta longe ou usa a área grande pra multitarefas, tipo visualizar várias tabelas e guias do navegador ao mesmo tempo, talvez não.

52 minutos atrás, Diogo HFL disse:

você acha que essa minha troca traria mais qualidade? Ou jogar em 1080p no monitor 4K daria o mesmo resultado PRÁTICO que jogar em 1080p num monitor 1080p nativo?

Vários outros fatores ainda entram em consideração. Qual o monitor 4k que tem? Conseguiria vender por quanto? Pegaria qual 1080p e por quanto? Se você trocar o modo de escala da GPU de "tela inteira" pra "centro", ou algo do tipo (estou vendo aqui pra AMD, Nvidia pode ter nomes um pouco diferentes), vai ficar com as barras pretas em cima e embaixo e dá pra ter mais ou menos noção de como ficaria num 1080p nativo.

Se fosse eu, já tendo um monitor 4k, não ficaria muito empolgado em trocar pra um 1080p não, a não ser que aparecesse uma barbada (alguém pagando muito bem pelo monitor e conseguindo uma promoção num 1080p excelente).

Postado
5 minutos atrás, Shaman93 disse:

Se fosse eu, já tendo um monitor 4k, não ficaria muito empolgado em trocar pra um 1080p não, a não ser que aparecesse uma barbada (alguém pagando muito bem pelo monitor e conseguindo uma promoção num 1080p excelente).

Minha questão é qualidade de imagem.

Jogar em 1080p num monitor 4K x jogar em 1080p num monitor 1080p.

Qual a melhor qualidade de imagem?

Ambos IPS, 60 hz.

Postado

@Diogo HFL não tem sentindo jogar em 1080p 60FPS com tudo no máximo em um monitor 4K. É desperdício de dinheiro com o monitor se caso o foco central dele seja para games. 

Para 1080p 60FPS 60Hz com tudo no máximo basta uma televisão FULL HD top de linha. 

Se fosse melhor jogar 1080p 60Hz com tudo no máximo em um monitor 4K, então porque os games de PS2 apresentam problemas de imagem quando jogados em uma TV FULL HD? Games originalmente rodando em 480p em tela de1080p acontece problemas e games rodando em 1080p em tela de 4K fica tudo perfeito? 

Até mesmo filmes blu-ray originais em 1080p apresentam falhas em telas 4K. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!