Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Este trecho de código:

// Bibliotecas
#include "config.h"
#include <xc.h>

//Definições
#define _XTAL_FREQ 8000000  // cristal interno

void delay_ms(unsigned int delayvar) {
    // Variáveis locais
    unsigned int i;
    unsigned long j;

for(i=0;i<delayvar;i++){            // loop para amarrar em X ms - Onde X é passado através de "delayvar"
        for(j=0;j<_XTAL_FREQ/65500;j++);// loop de processamento vazio - consome 1ms em média
    }
}

Faz com que instrução "for(j=0;j<_XTAL_FREQ/65500;j++);" consuma 1ms. Se executar essa instrução 10 vezes terei um delay de 10ms. Faço isso chamando a função desta maneira "delay_ms(10)". Estou a interpretar bem o código?

Estou com a versão Mplab X IDE V3.40. Existe maneira de monitorizar o tempo de execução de cada instrução? (sei que sim, mas nesta versão do MPLAB não sei como chegar ao ecrã que permite ver o tempo de execução por cada instrução.

Valeu

Postado
48 minutos atrás, ResendeM03 disse:

Existe maneira de monitorizar o tempo de execução de cada instrução?

em C eu não sei como funciona, mas em assembly esta informação vem no datasheet do micro, em ciclos de clock, aí é só fazer as contas pela frequencia de clock em uso.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, ResendeM03 disse:

maneira de monitorizar o tempo de execução de cada instrução

Tem sim. Coloca um break point no início e outro no fim da instrução. Quando parar no 1º break, anote o número do ciclo de instrução (em algum lugar ele aparece). Dá um run de novo e vai parar no 2º. Subtraia o valor do 1º.

Não deve te dar o tempo diretamente (ou vai, depende do ambiente *) mas sim o número de ciclos que se passaram. No d.s. mencionado pelo amigo @Eder Neumann te fala o tempo de cada ciclo.

* Obs: não conheço esta IDE...

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Não conheço tal X IDE. Só o velho mplab que faz tempão que não uso...

Clique com a direita na linha que deseja. Entre as opções deve haver o break point. Dependendo do IDE, também um duplo clique na esquerda onde estão os números de linha também dá.

A e desculpe a demora em responder😁

e de nada😠

• Curtir 1
Postado

O que utiliza para programar PICs?

Estou a procurar uma playlist no youtube para aprender a trabalhar com esta IDE (uma vez que o inglês não é o meu forte, vai ser difícil).

Obrigado

• Membro VIP
Postado

você não precisa apreender todo o mplab. Apenas aquilo que lhe for útil dele deve ser assimilado. p.ex.

Eu utilizava o mplab só pra clicar no botão 'build project'. Entre um clique e outro ia vendo uma função daqui,outra dali e de repente vinha a epifania 'puts ... que mrd... nunca vou precisar disso' kk

Pra só edição usava (uso... pra outros mc's) o neandertal  JFE

antes que pergunte, ele é só editor de texto com sintaxe colorida pras linguagens o que ajuda muito.

2 horas atrás, ResendeM03 disse:

inglês não é o meu forte, vai ser difícil

nisso tens razão... Pouco ou nada posso lhe somar... sorry🙁

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...