Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade de Memorias com Placas Mãe Socket AM4


Posts recomendados

Bom dia, boa tarde e boa noite, recebi um pedido para montar um computador para um cliente (  sou técnico em informática ), porém me deparo com uma dúvida e queria pedir ajuda de vocês para sana-la, o computador é bem básico com uma placa-mãe Bio Star TB350-BTC  e o processador é um Athlon 200GE, a minha dúvida começa aí compatibilidade de memórias com essa placa-mãe, no site existe uma pequena lista na qual é impossível encontrar algum modelo que esteja nessa lista para vender, ainda mais no estado do Rio de Janeiro,  nas lojas onde eu compro existem Memórias de baixo custo das marcas Markvision, Adata, Crucial e Kingston.

 

1°  dúvida: a lista de memórias compatíveis com a placa-mãe quer dizer o quê exatamente?

 

2° dúvida:  se eu colocar memórias que não estiverem nessa lista o PC não vai ligar ?

 

3° dúvida:  colocando memórias que não estão na lista fico impossibilitado de fazer overclock ou de atingir as velocidades normais ? ( EX memoria 2400MHz porém so reconhece 2133MHz )

 

OBS:  um artigo em um site sobre esse problema de compatibilidade no site dizia que memórias de até 2400MHz  não eram preciso ser compatíveis com a placa-mãe apenas modelos com MHz  maiores precisariam ser,  Porém na parte de mensagens vi umas pessoas falando que essa informação estava errada e algumas delas falaram que o computador não ligou com as memórias não suportadas.

 Desde já agradeço a colaboração de vocês.

 

Links:

 

https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=882#memorysupport ( Memórias Suportadas )

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, TX850M disse:

1°  dúvida: a lista de memórias compatíveis com a placa-mãe quer dizer o quê exatamente?

É uma lista com as memórias que a fabricante da placa-mãe testou e que funcionaram.

 

12 horas atrás, TX850M disse:

2° dúvida:  se eu colocar memórias que não estiverem nessa lista o PC não vai ligar ?

Pode ser que funcionem (não testaram) ou que são incompatíveis (eles não listam as memórias reprovadas).

 

12 horas atrás, TX850M disse:

3° dúvida:  colocando memórias que não estão na lista fico impossibilitado de fazer overclock ou de atingir as velocidades normais ? ( EX memoria 2400MHz porém so reconhece 2133MHz )

Depende, afinal elas podem ser ou não compatíveis. Infelizmente é uma loteria.

 

Veja que na lista de memórias tem modelos que rodaram em um clock inferior ao rotulado. Por exemplo:

KINGSTON - HX426C15FBK4/16 - 8G - DDR4 - 2133

Esse é a segunda memória da kingston na lista, confira os dados dela no link abaixo.

https://www.kingston.com/dataSheets/HX426C15FBK4_16.pdf

É um kit de 4 módulos de memória de 4GB. Na lista foi testada com 8GB, então funciona em canal duplo (2 módulos).

Como pode ver, apesar dela ser compatível com XMP a 2666MHz, ela foi testada em 2133MHz. Pode ser que eles não ativaram o perfil XMP dela, ou que tentaram mas não rodava acima de 2133MHz. Se verificar na lista, isso ocorre bastante, muitos modelos rodando abaixo do clock rotulado.

 

Agora veja outro exemplo:

CORSAIR - CMK16GX4M2B3000C15 - 8G - DDR4 - 3000

É a terceira memória da lista, confira os dados dela no link abaixo.

https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Memória/VENGEANCE-LPX/p/CMK16GX4M2B3000C15#tab-tech-specs

É um kit com 2 módulos de memória de 8GB. Na lista foi testada com 8GB, então a princípio não reconhece 2 módulos, mas está rodando a 3000MHz, que é o clock rotulado da memória.

 

Outra coisa, quando que montaram essa lista? - Vai saber...

Foi atualizada com o lançamento de novas versões de BIOS? - Bem, pelo tamanho da lista acredito que não...

 

Acho que acabei te deixando com mais dúvidas, mas desde que se respeite o clock máximo de memória (no caso 2667MHz) a chance de incompatibilidade é baixa.

https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-athlon-200ge

 

Veja na aba especificações no site da placa-mãe, acima de 2667MHz só reconhece 1 módulo de memória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Shredder AMI disse:

É uma lista com as memórias que a fabricante da placa-mãe testou e que funcionaram.

 

Pode ser que funcionem (não testaram) ou que são incompatíveis (eles não listam as memórias reprovadas).

 

Depende, afinal elas podem ser ou não compatíveis. Infelizmente é uma loteria.

 

Veja que na lista de memórias tem modelos que rodaram em um clock inferior ao rotulado. Por exemplo:

KINGSTON - HX426C15FBK4/16 - 8G - DDR4 - 2133

Esse é a segunda memória da kingston na lista, confira os dados dela no link abaixo.

https://www.kingston.com/dataSheets/HX426C15FBK4_16.pdf

É um kit de 4 módulos de memória de 4GB. Na lista foi testada com 8GB, então funciona em canal duplo (2 módulos).

Como pode ver, apesar dela ser compatível com XMP a 2666MHz, ela foi testada em 2133MHz. Pode ser que eles não ativaram o perfil XMP dela, ou que tentaram mas não rodava acima de 2133MHz. Se verificar na lista, isso ocorre bastante, muitos modelos rodando abaixo do clock rotulado.

 

Agora veja outro exemplo:

CORSAIR - CMK16GX4M2B3000C15 - 8G - DDR4 - 3000

É a terceira memória da lista, confira os dados dela no link abaixo.

https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Memória/VENGEANCE-LPX/p/CMK16GX4M2B3000C15#tab-tech-specs

É um kit com 2 módulos de memória de 8GB. Na lista foi testada com 8GB, então a princípio não reconhece 2 módulos, mas está rodando a 3000MHz, que é o clock rotulado da memória.

 

Outra coisa, quando que montaram essa lista? - Vai saber...

Foi atualizada com o lançamento de novas versões de BIOS? - Bem, pelo tamanho da lista acredito que não...

 

Acho que acabei te deixando com mais dúvidas, mas desde que se respeite o clock máximo de memória (no caso 2667MHz) a chance de incompatibilidade é baixa.

https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-athlon-200ge

 

Veja na aba especificações no site da placa-mãe, acima de 2667MHz só reconhece 1 módulo de memória.

Muito Obrigado meu amigo, sim me deixou com mais duvidas porém duvidas mais validas, quando comprar as peças irei pedir para o vendedor testar na maquina assim o risco de dar incompatibilidade será zero se eu fizer isso.

 

mais uma vez obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!