Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Shredder AMI

Membro Pleno
  • Posts

    176
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Confira nessas planilhas as placas mães para AM4: VRM https://docs.google.com/spreadsheets/d/1d9_E3h8bLp-TXr-0zTJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/htmlview# Características gerais https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wmsTYK9Z3-jUX5LGRoFnsZYZiW1pfiDZnKCjaXyzd1o/htmlview# TUF Gaming X570-PLUS/BR, TUF Gaming X570-PLUS e TUF Gaming X570-Plus [Wi-Fi] são as mesmas placas, as diferenças são que uma é montada no Brasil enquanto as outras são importadas e a última possui Wi-Fi e Bluetooth. Pensando nos VRM, a TUF é melhor que a Gaming X, não exige uma atenção no airflow interno e possui 2 conectores EPS. Obviamente será feito um bom airflow, já que pretende fazer overclock. Entretanto, se olhar onde está localizado a ventoinha do dissipador do chipset, a Gaming X leva vantagem, já que na TUF fica abaixo da placa de vídeo (se for dual slot), recebendo o ar quente da placa de vídeo não somente no dissipador, mas diretamente na ventoinha do chipset. Eu tive problemas de desligamentos no meu PC quando fiz os testes de stresse de GPU. Monitorando as temperaturas ví que o chipset e a GPU tinham as temperaturas bem próximas, o problema é que a GPU trabalhar acima de 80°C em stresse é normal, já o chipset nessa temperatura ocorre instabilidades/desligamentos. Por incrível que pareça, ao usar um driver de vídeo mais antigo (usava o Adrenalin 20, instalei o 19) os problemas de desligamento pararam. As temperaturas ficaram as mesmas, vai saber... Bug do driver de vídeo? Ao que parece... Mas não muda o fato que o chipset trabalha bem quente...
  2. Água enferruja metais, o aditivo serve para reduzir a oxidação, além de alterar o ponto de ebulição, o ponto de fusão e a condutividade térmica. Aditivo no caso é qualquer coisa que se misture na água. Pesquisando um pouco no site da Thermaltake eles usam como aditivo o propilenoglicol em algumas linhas e o etilenoglicol em outras. Mas são fluidos para sistemas customizados. https://br.thermaltake.com/coolant-1000-transparent.html https://br.thermaltake.com/thermaltake-c1000-pure-clear-coolant.html Tem gente que coloca 1 gota de algicida para evitar o surgimento de algas/musgo. Alguns misturam formol. Tem gente que não mistura nada, compra fluido de radiador automotivo. Receita é o que não falta na internet...
  3. @Alan Andrade Dias Quem bom que encontrou o problema. Mas ainda não está solucionado. Não use somente água desmineralizada, é necessário o aditivo de radiador e algicida. Você pode fazer em casa ou comprar a solução pronta.
  4. @Alan Andrade Dias Esse problema de travadas começou depois que foi trocado a pasta térmica?
  5. Essa temperatura de 93,5°C da CPU na BIOS me chamou a atenção... Antes de fazer um teste, deixe o PC ligado parado e acompanhe um pouco a temperatura, veja se vai para ao redor de 30~40°C. Depois teste em um jogo e veja se deu diferença.
  6. Essa placa-mãe possui 3 conector, sendo 2 de 4 pinos e 1 de 3 pinos. A diferença é que 4 pinos há controle PWM e comunicação para informar a rotação, já o 3 pinos não existe esse canal de comunicação (nesse caso ele "chuta", faz uma estimativa da rotação em função da tensão). De preferência ligue sempre a ventoinha do cooler/watercooler no CPU_FAN1, pois por padrão esse conector leva em consideração a temperatura da CPU. Tem certeza que a bomba possui apenas o conector 3 pinos? Geralmente a bomba tem outro conector para ligar na fonte, caso não queira ligar na placa-mãe. Caso não tenha, use o conector CHA_FAN e configure na BIOS para 100%. adicionado 10 minutos depois @Alan Andrade Dias Sobre a rotação da bomba, peguei do WC errado, o seu é o Sangue Frio, passei a do NIX. Do Sangue Frio é de 2300rpm +/-10%. Por acaso você tinha configurado a rotação do CPU_FAN para o máximo?
  7. A bomba do WC deve sempre estar a 100%, rotação máxima. Veja os dados técnicos desse WC, a velocidade da bomba é fixa de 2100rpm. Já a da ventoinha é variável de acordo com a temperatura.
  8. Algumas placas mãe possuem o conector CPU_PUMP para a bomba do WC. A diferença é que nesse conector ele está a 100%, nas demais (CPU_FAN e CHA_FAN) existe uma variação de acordo com a temperatura. Onde você ligou o conector da ventoinha do WC? O ideal é deixar a ventoinha do WC no conector CPU_FAN e ligar a bomba em outro conector e na BIOS deixar o conector que foi ligado a bomba em 100%.
  9. Você ligou a ventoinha do WC nesse conector, certo? A bomba do WC ligou diretamente na fonte, certo?
  10. Foi uma promoção relâmpago, quase boletei, mas meu gabinete tem espaço de 155mm para CPU Cooler. O Noctua NH-D15 tem 165mm de altura.
  11. @misterjohn Desculpa se deu essa impressão, não foi isso que quis . Passei aquele vídeo e aqueles links das ventoinhas da Noctua porque é algo bem raro de encontrar à venda para nós, consumidores mainstream. Algo com tanto fluxo de ar, com tanta pressão estática e com tanto barulho . 98,6dBA aquelas 2 ventoinhas do vídeo do TecLab, algo ensurdecedor. Quanto à data eu errei, é 2019, ano passado.
  12. Eles trocavam, não sei como fazem hoje. Tive esse problema com uma R9 Nano, deixei a GPU em estresse por algumas horas e resolveu o problema. No meu caso deu certo, nem sempre isso funciona. @misterjohn Isso, mostrei esse vídeo apenas para mostrar aquela "turbina". Caso esteja interessado em ventoinhas de altíssimo fluxo de ar e pressão estática, tem esses modelos da linha Industrial PPC da Noctua. Tem até IP67 em algumas ventoinhas. https://noctua.at/en/products/fan https://www.waz.com.br/ventoinha-cooler-12cm-noctua-industrial-nf-f12-industrialppc-3000-pwm-html/p 109CFM 10,52mm H2O @ 3.000rpm 43,5dBA. https://www.waz.com.br/ventoinha-cooler-14cm-noctua-industrial-nf-a14-industrialppc-3000-pwm-html/p 158CFM 7,63mm H2O @ 3.000rpm 41,3dBA. A propósito, o air cooler que eu queria comprar era o Noctua NH-D15, descartei pois não caberia no meu gabinete. Na época estava 429 reais (abril de 2009) quando o dólar era menos de 4 reais... Hoje está 710 reais... Preço absurdo.
  13. Já atualizou o driver do chipset? Na BIOS, já restaurou o padrão de fábrica? Para qual versão de BIOS você atualizou? Qual era a versão anterior?
  14. @gahff @Vanderson Correia Product Sheet watercooler: https://coolermaster.egnyte.com/dl/If18J66ZZx/ Manual watercooler: https://coolermaster.egnyte.com/dl/FLquKQuVvk/ Manual placa-mãe: https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_z390-aorus-pro_wifi_1001_190708_e.pdf Bomba do watercooler: conector CPU_OPT. Ventoinhas do radiador: conector CPU_FAN com o splitter para as 2 ventoinhas. RGB: depende, depois de usar o splitter para os 3 RGB (2 ventoinhas e a bomba do watercooler), pode usar o controlador que vem junto ou ligar na placa-mãe no conector LED_C1 ou LED_C2.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...