Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, primeira vez no fórum gostaria de uma ajudinha, que talvez eu já tenha a resposta só não esteja querendo aceitar...

Minhas configs:

placa-mãe: B360M DS3H - Gigabyte Soquete 1151

Processador: i3 8100

Memória 2x4 + 1x8 GBDDR4 2400MHZ (Dual Channel)

HD Sata 1000gb

Fonte Corsair CX 550W

Placa de Vídeo RX 590 Fat Boy 8GB DDR5

Bom galera, vi vários vídeos e posts sobre o assunto antes de fazer meu humilde tópico aqui... E o que acontece, como no título, a GPU oscila muito, já testei no GTA V, PUBG, Five M, etc... Consigo um bom FPS (vsync travado), fluidez, porém o que me intriga é porque a bendita GPU fica oscilando tanto, sendo que meu processador tá ali nas faixa dos 70-80%, às vezes vai para os 90%, mas raramente chega no 100% (Quando chega, normalmente no pubg, o fps cai drasticamente, como se eu tivesse jogando num PC antigo). Outra coisa intrigante, é que quando o uso da GPU cai, eu não sinto drop de fps, continua normal... Somente quando chega nos 100% que começa lagar de verdade. Uso para monitorar o AMD Adrenaline e o MSI Afterburner, em ambos mostra nitidamente as quedas de uso da GPU, além disso, não sei se é normal, mas a GPU de vez em quando vai pra 50%, 70%, sem jogos abertos.

Que o i3 8100 não consegue empurrar  bem a 590 não é novidade, agora quero saber se é normal essa oscilação, ou defeito da placa, fiz alguns testes de fonte, etc, etc com OCCT, e tá tudo normal.

Se eu não me engano o gargalo ocorre com o CPU a 100%, não? E se fosse um gargalo, não teria que cair os FPS? Tô muito confuso. (Sei que meu processador não aguenta, por isso travo no vsync, mas dá uma empurradinha)

Vale constar que troquei de placa recentemente, era uma 1050, que ficava sempre em 100% de boas.

Essa print mostra o PC parado (sem jogos) usando a GPU, normal? Já vou postar o gráfico como fica com as oscilações no PUBG.

pc parado.png

Postado

@iLusT Pode ser uma questão realmente do processador não estar conseguindo acompanhar a placa de vídeo ... dependendo do MSI as vezes precisa ligar uma opção nas configurações para placas AMD, já que o uso é um pouco diferente...

GPU não ter queda de frames pode ser que não esteja precisando dela 100% para rodar o jogo... principalmente se travado com VSYNC

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

@iLusT Pode ser uma questão realmente do processador não estar conseguindo acompanhar a placa de vídeo ... dependendo do MSI as vezes precisa ligar uma opção nas configurações para placas AMD, já que o uso é um pouco diferente...

GPU não ter queda de frames pode ser que não esteja precisando dela 100% para rodar o jogo... principalmente se travado com VSYNC

Sim 😕 complicado a situação, você sabe dizer se é normal usar GPU com pc parado, vou mandar print de como é no pubg que fica o uso do processador e gpu.

O uso mais baixo é assim que eu entrei, quanto mais vou jogando vai subindo até chegar 90-99, uso da GPU tá ai também.

cpu.png

cpu2.png

no pubg.png

Postado

@iLusT com o Pc na área de trabalho não deve gastar muito, se tiver pode ter algum vírus... Vale a pena ressaltar isso quando não há nada ocupando a placa gráfica... Já procurou ver no gerenciador de tarefas o que está usando a placa?

A placa de vídeo vai ser usado conforme o processador permitir e de acordo com a necessidade para as taxas de quadro especificada (como no caso VSYNC evitará usar 100% da placa de vídeo, manterá em 60fps que é o necessário para o monitor 60Hz)

No caso se você não vê travadas, lentidão ou gargalo creio que não existe problema algum, e sim pode ser que não esteja usando tudo pois não precisa no momento, é que nem quando você fica parado e já tá tudo renderizado evitando a placa ter que ficar se esforçando de mais..

Pelo visto a CPU pode tar gerando um pouco de gargalo na GPU pois está alcançando 100%

Postado
12 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

@iLusT com o Pc na área de trabalho não deve gastar muito, se tiver pode ter algum vírus... Vale a pena ressaltar isso quando não há nada ocupando a placa gráfica... Já procurou ver no gerenciador de tarefas o que está usando a placa?

A placa de vídeo vai ser usado conforme o processador permitir e de acordo com a necessidade para as taxas de quadro especificada (como no caso VSYNC evitará usar 100% da placa de vídeo, manterá em 60fps que é o necessário para o monitor 60Hz)

No caso se você não vê travadas, lentidão ou gargalo creio que não existe problema algum, e sim pode ser que não esteja usando tudo pois não precisa no momento, é que nem quando você fica parado e já tá tudo renderizado evitando a placa ter que ficar se esforçando de mais..

Pelo visto a CPU pode tar gerando um pouco de gargalo na GPU pois está alcançando 100%

Vou olhar aqui o que usa quando n tem game, mas sinto um lag quando o processador fica nos 90-99...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!