Ir ao conteúdo

ASUS M2N68-SM SE2 apresentando pane aleatoriamente

Ir à solução Resolvido por Rezando Casto,

Posts recomendados

Postado

Olá. Tenho aqui um computador DDR2 com a placa-mãe ASUS M2N68-SM SE2. O problema que ele apresenta é que funciona muito bem, mas em dado momento, aparentemente simplesmente quando "cisma" que não quer funcionar, dá tela azul e não funciona. Eu mexo no computador, troco fonte, troco RAM, reseto a BIOS, e ela volta a funcionar, apenas para dar o mesmo problema de novo repentinamente, sem intervalo de tempo fixo. Parece ser aleatoriamente, em menos de um mês.

Após repetir esse ciclo algumas vezes, cheguei à conclusão que ela possui um defeito em si e provavelmente deve ser descartada, ou seja, não é algo consertável. Mas, para ter certeza, há algo mais que eu possa fazer e não tenha considerado? Já olhei todos os tópicos do Fórum que contém "M2N68-SM SE2" no título, e nada relevante foi dito neles. Os problemas lá apontados foram em sua maioria defeito no usuário ou problemas de configuração de placa nova, há 10 anos atrás. O problema que estou encarando parece ser problema de placa velha mesmo...

Postado

@Rezando Casto Este modelo costuma dar defeito no chipset. Pode conferir retirando o dissipador pequeno que o thermal pad deve estar com marca de queimado. Nisto do chip aquecer/esfriar demais por anos dá trinca nas BGAs.

Mas claro pode testar as memórias com MemTest86 (via CD ou USB de boot). 

HD em busca e correção de bad blocks com o HDD REGENARATOR. 

Usar pincel pra limpar a placa-mãe e seus respectivos slots com isopropanol (toda a placa) e limpa contatos (slots). 

Postado
Em 16/03/2020 às 18:05, toni_fatec disse:

@Rezando Casto Este modelo costuma dar defeito no chipset. Pode conferir retirando o dissipador pequeno que o thermal pad deve estar com marca de queimado. Nisto do chip aquecer/esfriar demais por anos dá trinca nas BGAs.

Mas claro pode testar as memórias com MemTest86 (via CD ou USB de boot). 

HD em busca e correção de bad blocks com o HDD REGENARATOR. 

Usar pincel pra limpar a placa-mãe e seus respectivos slots com isopropanol (toda a placa) e limpa contatos (slots). 

Bem, pra mim parece normal, não vejo marca de queimado:

1031931186_WhatsAppImage2020-03-19at1_18_23PM.thumb.jpeg.86627db6cc3c76663822080f97f4ccb8.jpeg1965274085_WhatsAppImage2020-03-19at1_18_20PM.thumb.jpeg.438e2fba03834a9e2ada7767b2af1f54.jpeg

Os HDs já foram todos testados usando o software fornecido pelos respectivos fabricantes, então não pode ser.

De fato não testei as memórias. Haviam várias aqui, então eu simplesmente substituía e observava se passava a funcionar OK. Se não, substituía de novo, até alguma funcionar certo. Farei esse teste.

• 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!