Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, tenho o problema descrito no título do tópico e não sei mais o que fazer.

Informações adicionais: o computador liga todos os fans e liga normalmente, só não dá vídeo, não beepa e não entra na POST.

O que já tentei:

• Remover os pentes de memória ram, limpar os contatos e tentar boot com somente um pente (minha primeira suspeita porque apesar de 2x 4GB apenas 4GB era utilizável e já havia notado isso fazia certo tempo).
  • Dar boot com apenas o necessário conectado (placa-mãe, ssd, placa de vídeo, processador e ram).
  • Remover e limpar os contatos da placa de vídeo.
  • Dar boot sem pentes de memória ram (resultou nos beeps característicos).

Preciso de uma luz, inicialmente achei que era problema ou das memórias ram ou da minha placa-mãe, mas após bastante pesquisa achei que pode ser problema da fonte, porém, não sei como testar uma fonte.

Obrigado a qualquer futura resposta/ajuda.

Postado

@v1nicin Olá, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega para que seja mais fácil os usuários do fórum lhe ajudar, liste a seguir as peças completas de seu PC:

• Processador
  • placa-mãe(c/ versão do BIOS)
  • Memórias
  • HD/SSD
  • Fonte(marca e modelo)
  • Placa de vídeo
  • Gabinete

Vamos lá, você usa estabilizador?

Já tentou ligar com apenas 1 módulo de memória de cada vez?

Já tentou atualizar o BIOS do computador?

Para testar a fonte o correto seria pegar uma com um colega ou amigo e tentar ligar, se estiver de boas ai, ai sim poderia ser a fonte.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14 muito obrigado pela resposta. 

Minha configuração:

• Processador: FX 6300 3.6Ghz Black Edition 

• Placa-mãe: Asus M5A78L (não sei versão do BIOS)

• Memórias: 2x 4GB Corsair Value Select DDR3 1600Mhz

• HD/SSD: Seagate Barracuda 7200RPM 1TB / KingDian 240GB 

• Fonte: Thermaltake SmartSeries 550W, 80Plus PFC Ativo, SP-550PCBBZ

• Placa de vídeo: Galax GTX 1050Ti 4GB

• Gabinete: Thermaltake Black

Observações sobre a configuração: o computador é um tanto quanto datado (2015), o processador já operou em altas temperaturas, já tive problemas com superaquecimento e isso pode ter danificado um pouco ele. 

Não uso estabilizador.

Sendo x e y pente 1 e 2, respectivamente, sim, já tentei inicializar somente com x, somente com y, e com x e y.

Não tentei atualizar o BIOS, vou fazer isso hoje se conseguir inicializar o PC.

Vou tentar arrumar uma fonte para testes.

• Solução
Postado

@GabrielLP14 Boa noite, voltando para relatar e acho que achei a fonte do problema.

O que eu fiz:

• Limpeza no sistema utilizando ADWCleaner, CCleaner e Malwarebytes.
  • Atualizei driver de vídeo.
  • Mudei configuração de uso de energia do computador para alto desempenho, juntamente de alterações de aparência no computador no sentido de aumentar performance.
  • Atualizei BIOS.

Após isso, fui atrás de selecionar minha suspeita inicial: aqueles 8GB de RAM que apareciam somente como 4GB utilizáveis. Verifiquei que tanto o OS quanto o BIOS acusavam a mesma quantidade de RAM utilizável para anular qualquer problema do Windows. Desliguei e liguei o computador várias vezes testando os pentes de memória ram e concluí que um deles está realmente causando o problema.

Então, a princípio, é isto: um pente de memória RAM estava impedindo que o sistema bootasse.

Voltarei ao tópico para relatar caso o problema venha a acontecer novamente.

Postado

Boa noite a todos do fórum.

No sentido de esclarecer duvidas de eventuais visitantes do tópico que venham a ter um problema similar ao meu, venho relatar que após concluir o diagnostico (um pente de memória RAM danificado), lembrei de uma antiga técnica que havia visto na internet que consistia em aquecer o componente em determinada temperatura para derreter a solda e re-soldar as ligações.

Para minha surpresa, tive sucesso com o procedimento. Todo o processo durou exatos 15 minutos e foi muito simples, agora só estou testando o computador e esperando que o fix dure o suficiente para eu esperar uma baixa do dólar e comprar novos componentes.

Link de algumas fotos do meu procedimento.
Link do artigo que segui para realizar o procedimento (em inglês).

Espero que ajude alguém, abraços.

Postado

@GabrielLP14  O pente já estava estragado, iria para o lixo a qualquer momento. De qualquer forma, é um quebra galho, pretendo trocar de mobo, processador e consequentemente memórias RAM (por serem DDR3). Funcionando bem, se estragar o componente que já estava estragado, saio no lucro de qualquer forma.

Sabe me dizer se existe alguma chance de danificar a mobo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!