Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz dual boot no meu notebook com o windows 10, que veio instalado, e com o Ubuntu Budgie Desktop 19.1 tudo funciona normalmente exceto pelo video, as vezes ele da uns bugs nos graficos e fica piscando a tela. Eu ja chequei qual driver de video está utilizando e é o amdgpu e está atualizado. não encontrei nenhuma solução muito confiavel na internet, alguem tem alguma dica?

especificações do meu pc:

Acer Aspire 3 A315-41-R4RB

AMD Ryzen 5 3500u

AMD Radeon Vega 8 Mobile Grafics

Postado
7 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Isso ocorre nos dois sistemas?

Não, apenas no Linux. e pelo que eu observei acontece mais no momento que inicia o sistema, faz quase uma hora que to usando e ele parou de fazer mas sempre que liga ele faz, sera que devo ignorar?

• Membro VIP
Postado

@Danilo Namitala Tudo bem jovem?

Também tive problemas com "linux" utilizando o vídeo onboard das APU da AMD, consegui resolver da seguinte maneira:

Basicamente tem que atualizar o kernel para uma versão 4.15.0.65 ou superior.

espero que ajude.

Até!

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Estou com o mesmo problema, uso o ubuntu 20.04 com kernel 5.6 porém do nada a tela começa a piscar.

uso um Acer aspire a315 41g r21b

processador Ryzen 5 2500u vega 8 com video dedicado radeon 535

No windows isso não acontece, somente quando utilizo o Linux. 

• mês depois...
Postado
Em 26/04/2020 às 01:35, htaraujo4 disse:

Estou com o mesmo problema, uso o ubuntu 20.04 com kernel 5.6 porém do nada a tela começa a piscar.

uso um Acer aspire a315 41g r21b

processador Ryzen 5 2500u vega 8 com video dedicado radeon 535

No windows isso não acontece, somente quando utilizo o Linux. 

Conseguiu resolver? eu fiquei um tempo sem usar linux por causa do fim das aulas mas agora que voltei continuo com o mesmo problema. Um usuario havia sugerido atualizar a kernel mas a minha ja esta na ultima atualização estavel

• 2 meses depois...
Postado

@Danilo Namitala  Estou com o mesmo problema no Ubuntu 20.04

Estava analisando o problema e tive a conclusão:
1 - Não posso iniciar o sistema com o carregador ligado, porque depois de efetuado o login o sistema trava e não libera. Parece que ele fica confuso em qual placa de video usar, no caso a Vega 8 ou a 530;
2 - Tenho problemas de piscar a tela assim que inicio o sistema ou quando abro a tampa do not;

A conclusão minha é que o problema está nos drivers de video do sistema operacional, ele não sabe definir qual video usar e acaba bugando.

Não consegui um retorno ainda, não achei solução. Somente me adaptei rsrs

Já usei o PopOS e da o mesmo problema.
O unico que não tive problema foi o Mint

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...