Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

mostra que o processador le somente memorias DDR4 compativeis com as placas-maes de até 3200mhz de velocidade (me corrijam se eu estiver errado pfvr)

Postado
16 minutos atrás, OPiantino disse:

mostra que o processador le somente memorias DDR4 compativeis com as placas-maes de até 3200mhz de velocidade (me corrijam se eu estiver errado pfvr)

E esses canais de memoria ?

Postado
30 minutos atrás, F0rasteir0555 disse:

@OPiantino Está correto so que acho que ele esta com duvida nas memorias cache do processador

Não.. Eu queria saber o q significava essa i formação..

adicionado 22 minutos depois
20 minutos atrás, F0rasteir0555 disse:

@Kaio451 Fala se o processador faz dual-channel ou quad-channel entre outros , no caso desse dual channel senão me engano é isso

Então o processador so vai aceitar 2 pentes de memórias?

Postado

Um único módulo de memória solitário opera no modo single-channel, ou seja, o processador irá acessar a memória RAM em apenas 1 único canal, uma memória com o clock de 3200 MHz irá ter a 25.6 GB/s de largura de banda máxima teórica (Clock * Largura do Bus / 8), isso porque a largura do barramento (bus) da memória RAM é de 64 bits, e o divisor "8" no final é a conversão de bits para bytes (8 bits = 1 byte).

No modo dual-channel o processador acessa a memória RAM através de dois canais, o que irá dobrar largura de banda máxima teórica mas também requer que se use memórias em pares, logo, duas memórias com clock de 3200 MHz alcançam 51.2 GB/s de largura de banda máxima teória, isso porque o barramento da memória passa a ser de 128-bits ao invés de 64-bits.

Acima disso vem o triple-channel (Intel X58), quad-channel, hexa-channel (Intel LGA 3647) e octa-channel que atualmente são utilizados em servidor, o princípio da conta pra qualquer coisa acima do dual-channel é o mesmo, bastando adicionar +64 bits para cada canal adicional. De toda forma, plataformas desktop mainstream estão limitadas ao dual-channel, por hora, e o quad-channel está restrito ao segmento HEDT.

Quanto a velocidade máxima da memória RAM nas especificações do processador, a frequência que a fabricante listar não significa ser o limite máximo do que é suportado por ele, pode ir muito além disso, porém aquele valor é até onde a fabricante garante 100% de estabilidade. No caso dos Ryzen 3000, acima de 3200 MHz a AMD não garante a estabilidade, porém o processador pode suportar memórias mais rápidas.

Postado
21 horas atrás, Kaio451 disse:

Então o processador so vai aceitar 2 pentes de memórias?

Não.

Quantidade de canais só quer dizer quantos pentes ele consegue acessar ao mesmo tempo, não o total que pode ser instalado na máquina. No caso, cada canal aceita 2 pentes, então tendo 2 canais, esse processador aceita um total de 4 pentes, se a placa-mãe tiver slots para isso (algumas só tem dois, e aí fica óbvio que só daria para usar com 2 pentes).

• Obrigado 1
Postado
Em 21/03/2020 às 21:23, Amanda Gonçalo disse:

Um único módulo de memória solitário opera no modo single-channel, ou seja, o processador irá acessar a memória RAM em apenas 1 único canal, uma memória com o clock de 3200 MHz irá ter a 25.6 GB/s de largura de banda máxima teórica (Clock * Largura do Bus / 8), isso porque a largura do barramento (bus) da memória RAM é de 64 bits, e o divisor "8" no final é a conversão de bits para bytes (8 bits = 1 byte).

No modo dual-channel o processador acessa a memória RAM através de dois canais, o que irá dobrar largura de banda máxima teórica mas também requer que se use memórias em pares, logo, duas memórias com clock de 3200 MHz alcançam 51.2 GB/s de largura de banda máxima teória, isso porque o barramento da memória passa a ser de 128-bits ao invés de 64-bits.

Acima disso vem o triple-channel (Intel X58), quad-channel, hexa-channel (Intel LGA 3647) e octa-channel que atualmente são utilizados em servidor, o princípio da conta pra qualquer coisa acima do dual-channel é o mesmo, bastando adicionar +64 bits para cada canal adicional. De toda forma, plataformas desktop mainstream estão limitadas ao dual-channel, por hora, e o quad-channel está restrito ao segmento HEDT.

Quanto a velocidade máxima da memória RAM nas especificações do processador, a frequência que a fabricante listar não significa ser o limite máximo do que é suportado por ele, pode ir muito além disso, porém aquele valor é até onde a fabricante garante 100% de estabilidade. No caso dos Ryzen 3000, acima de 3200 MHz a AMD não garante a estabilidade, porém o processador pode suportar memórias mais rápidas.

O que séria essa largura de banda ?

Postado
1 hora atrás, Kaio451 disse:

O que séria essa largura de banda ?

A quantia de dados máxima que pode ser escrita, lida e copiada na memória.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...