Ir ao conteúdo

PC antigo com problemas na placa de video

Ir à solução Resolvido por Mr. Caio Augusto,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal tudo bem?

Hoje presenciei um caso em um pc de um cliente onde o mesmo já é bem antigo e possui as seguintes specs

Processador: Intel core 2duo
Placa de video: ATI RADEON HD5450 1GB
HD 300GB

Ram: 4gb (não consegui mais specs por conta do problema)
Mobo: Não consegui a numeração porém se tratava de uma fabricada pela intelbras(?)

O cliente me relatou que começou a receber telas azuis com chuviscos na tela o tempo todo toda vez que ligava o PC; Fiz testes e aparentemente tudo bem, porém, por alguma razao sempre que algum programa ia ser executado o S.O me retornava uma tela azul com o erro  "atikmpag.sys"..... Logo relacionei o erro como uma subscrição de driver de video por cima de outro existente e fui a tentativa de realizar uma limpeza usando o DDU (Display Driver Uninstaller) porém....sem sucesso...Blue screen dnv....

Formatei o PC 3 vezes excluindo todas as partiçoes e tudo o que restava ali...

Comecei a perceber que sempre quando o PC ligava, a bios estava toda chuviscada e com muitos caracteres ilegíveis por conta da tela estar naquela situação. Resolvi entao desplugar a placa de vídeo e verificar se usando a VGA da MOBO o erro persistiria e a resposta foi: "Não, não havia nenhum problema no pc"; Tentei usar o DDU sem a GPU plugada desta vez e o mesmo me informou que drivers da AMD foram deletados com sucesso, porém ao re-plugar a placa o erro voltou e não era mais possivel ver o S.O sem uma blue screen

Orientei ao cliente que o problema possivelmente era na placa, porém o mesmo veio a optar por comprar outro pc pois as peças ali inclusas eram MUITO velhas e seria muito mais acessível comprar um novo.

Alguem sugere o que deve ter acontecido naquele PC?

• Moderador
  • Solução
Postado

Matheus,

Isso é sintomas de solda BGA do chip grafico. Comum acontecer.

Para corrigir, deve-se fazer reflow ou soldar novamente o chip gráfico... mas pela idade da placa nao compensa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...