Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa pessoa, beleza?

Estou querendo montar um PC Gamer que, pelo menos a Mobo + Processador, me sustente por um bom tempo.

Pelo que andei pesquisando, parece que essa config está sendo bem recomendada:

Mobo B450 (mas não sei qual marca comprar, Asus andei pegando asco depois que comprei uma Crosshair formula IV e eles não deram suporte ao Windows 10)

Ryzen 5 1600 (Devem ter vários modelos também)

A VGA atualmente irei manter a 1050TI e depois irei trocar ela por uma melhor.

Gostaria de sugestões de Gabinetes e Fontes também.

Obs: Tenho um monitor UltraWide da LG ;)

Obrigado.

Postado
3 minutos atrás, GreyWolf disse:

Estou querendo montar um PC Gamer que, pelo menos a Mobo + Processador, me sustente por um bom tempo.

Esta no caminho certo, AMD hoje é considerada a melhor tanto em performance quanto longividade das peças.

4 minutos atrás, GreyWolf disse:

Ryzen 5 1600

É uma boa escolha, se for a versão Ryzen 1600 AF. Se quiser ainda mais longividade de pelo menos uns 5 a 7 anos+++  escolheria o Ryzen 7 2700, por ter mais núcleos e threads.

5 minutos atrás, GreyWolf disse:

Mobo B450

Para mobo de boa duração escolheria uma Asrock B450m Steel Legends.

• Curtir 1
Postado

Isso, a intenção é durar o máximo possível mas, também não quero gastar demais (sei que não da de ter ambos, então procuro um meio termo).

Estou vendendo minhas peças antigas e junto meu gabinete (um CM-Stacker da coolermaster de 11 baias) então vou precisar de sugestão de um bom gabinete também x)

Acha que devo esperar um pouco os preços baixarem ou a quarentena só vai piorar a situação?

Postado
23 minutos atrás, GreyWolf disse:

Opa pessoa, beleza?

Pelo que andei pesquisando, parece que essa config está sendo bem recomendada:

Mobo B450 (mas não sei qual marca comprar, Asus andei pegando asco depois que comprei uma Crosshair formula IV e eles não deram suporte ao Windows 10)

Ryzen 5 1600 (Devem ter vários modelos também)

A VGA atualmente irei manter a 1050TI e depois irei trocar ela por uma melhor.

Gostaria de sugestões de Gabinetes e Fontes também.

Obs: Tenho um monitor UltraWide da LG ;)

Obrigado.

Recomendação depende inúmeros fatores.
Primeiro o valor que pretende investir e o que pretende comprar com esse valor.

Segundo, qual placa de vídeo você pretende adquiri futuramente (De entrada como a 1050 que já tem, Intermediária com uma 1660, ou uma High End como 2080) Isso influência direto no processador e fonte a ser utilizado.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, NIGHT FALL disse:

Recomendação depende inúmeros fatores.
Primeiro o valor que pretende investir e o que pretende comprar com esse valor.

Segundo, qual placa de vídeo você pretende adquiri futuramente (De entrada como a 1050 que já tem, Intermediária com uma 1660, ou uma High End como 2080) Isso influência direto no processador e fonte a ser utilizado.

Vamos ver.

Atualmente o principal motivo que quero montar o pc gamer (além de já jogar o que eu tenho), é jogar o Remake de FF7 que irá sair futuramente para PC, então podemos nos basear nele.

Gostaria de poder rodar ele com tudo no máximo, liso, sem me incomodar. (não sei quais serão os requerimentos dele)

Uma 2080 acabei de ver e não compraria. Preço muito alto atualmente.

Provavelmente iria para uma intermediária

Meu notebook é um Avell I7-8750H

16gb RAM

1050 TI também

Postado
2 horas atrás, GreyWolf disse:

Vamos ver.

Atualmente o principal motivo que quero montar o pc gamer (além de já jogar o que eu tenho), é jogar o Remake de FF7 que irá sair futuramente para PC, então podemos nos basear nele.

Gostaria de poder rodar ele com tudo no máximo, liso, sem me incomodar. (não sei quais serão os requerimentos dele)

Uma 2080 acabei de ver e não compraria. Preço muito alto atualmente.

Provavelmente iria para uma intermediária

Meu notebook é um Avell I7-8750H

16gb RAM

1050 TI também

Como não foi divulgado o valor a ser investido, levarei em conta os relatos de querer jogar tudo em qualidade máxima com estabilidade, e que o próximo upgrade seria uma Vga de nível intermediário.

Processador Ryzen 5 3600

Processador de nível intermediário da amd, com muito poder de fogo pra empurrar até mesmo placas de vídeo mais fortes como uma Rtx 2070, o que vai lhe trazer muita longevidade.
Link aqui

placa-mãe AsRock b450 Steel Legend.

Bons recursos, dissipação no circuito Regulador de Tensão (VRM), boa construção, porém o preço está bem salgado (Assim como todas as placas mãe)

Link aqui

Fonte Corsair 550W
Potência suficiente pra segurar qualquer placa de vídeo intermediária. Qualidade indiscutível.
Link Aqui

Gabinete Aerocool Mechatron
Muito espaço interno, Backplate para ordenação dos cabos, gaveta de Hds com conexão rápida, muito bem refrigerado, e ta a preço de banana.
Link Aqui

Memória Corsair 8Gb DDR4

Pra rodar apenas a 1050Ti 8Gb é suficiente, adicionando outro pente futuramente quando trocar a VGA por um modelo mais potente.

Link Aqui

Com essa config você vai estar tranquilo por muitos anos, podendo inclusive fazer up pra próxima geração dos Ryzen futuramente, pois ainda será compatível com socket Am4.

Abraço

• Amei 1
Postado

@NIGHT FALL Opa, muito obrigado cara ;)

Provavelmente vou pegar essa configuração então.

Curti o gabinete, parece fácil de dar manutenção nele.

Tem alguma diferença do 3600 para o 3600x?

Se eu pudesse adicionar R$ 500,00 a mais no orçamento, faria alguma diferença na config?

E outra, vale a pena esperar para ver se o preço baixa ou a tendência é só aumentar?

Abraços

Postado
5 horas atrás, GreyWolf disse:

@NIGHT FALL Opa, muito obrigado cara ;)

Provavelmente vou pegar essa configuração então.

Curti o gabinete, parece fácil de dar manutenção nele.

Esse gabinete é excelente, tem muitos recursos, tem filtro na parte frontal e inferior onde fica a fonte além de ser muito bonito, e pelo preço que se encontra, ta de graça.

Tem alguma diferença do 3600 para o 3600x?

A única diferença entre eles é o clock.

O 3600 tem clock base de 3.6 e boost que vai até 4.2Ghz, já o 3600x tem clock base de 3.8 e boost de até 4.4Ghz.
Não acho que vale a pena pagar 200 reais a mais por 200mhz. O 3600 empurra tranquilamente qualquer Vga intermediária.

Se eu pudesse adicionar R$ 500,00 a mais no orçamento, faria alguma diferença na config?

Em poder de fogo para o que você pretende, não. Talvez comprar um SSD e um pente e mais de memória pra já ficar com 16Gb, mas de resto já estará muito bem servido.

E outra, vale a pena esperar para ver se o preço baixa ou a tendência é só aumentar?

Cara, o cenário atual é meio nebuloso. É complicado afirmar que a tendência é baixar, mas eu diria que vai é aumentar, principalmente placa-mãe. As B450 basicamente sumiram do mercado e as poucas que tem estão caras (Tem B450 da MSI custando quase 900 reais).
Os chips B550 (Substitutos do B450) foram prometidos desde outubro de 2019, mas até agora nada.
Um pente de memória de 8Gb em 2018 chegou a custar quase 500 reais, eu comprei em dezembro do ano passado por menos de 200, e hoje já estão quase 300.
Eu no seu lugar compraria logo, com essa pandemia louca, ninguém sabe o que esperar do futuro.

Abraço

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL ahahha pois é.

As memórias baixaram comparadas a uma época que eu vi.

SSD tenho um 256 GB da EVO 850, fora os hds de 7200 (mais a frente vou pegar ssd novo)

Estava dando umas olhadas no terabyte e vi uma variedade maior de MOBOS que na Kabum.

https://www.terabyteshop.com.br/hardware/placas-mae/am4-amd-ryzen

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11793/placa-mãe-msi-b450-tomahawk-chipset-b450-amd-am4-atx-ddr4

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12442/placa-mãe-biostar-racing-x570gt-chipset-x570-amd-am4-matx-ddr4

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11313/processador-amd-ryzen-5-3600-36ghz-42ghz-turbo-6-core-12-thread-cooler-wraith-stealth-am4

A AS-Rock continua sendo a melhor opção do que aquelas acima?

Cooler o que vem já da conta? Andei lendo que esquenta

Abraços

Postado
2 minutos atrás, GreyWolf disse:

@NIGHT FALL ahahha pois é.

As memórias baixaram comparadas a uma época que eu vi.

SSD tenho um 256 GB da EVO 850, fora os hds de 7200 (mais a frente vou pegar ssd novo)

A não ser que você use muito recurso de copia de arquivos, nem vale a pena trocar de SSD.

3 minutos atrás, GreyWolf disse:

Estava dando umas olhadas no terabyte e vi uma variedade maior de MOBOS que na Kabum.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11793/placa-mãe-msi-b450-tomahawk-chipset-b450-amd-am4-atx-ddr4

Essa é a melhor B450 que você pode encontrar. O complicado é pagar mais de 800 reais, doí na alma, porém se grana  não é problema, vai nela que é sucesso.

4 minutos atrás, GreyWolf disse:

Eu particularmente não compraria, não confio nem um pouco na marca.

5 minutos atrás, GreyWolf disse:

A AS-Rock continua sendo a melhor opção do que aquelas acima?

A MSI é uma opção melhor, primeiro pela excelente RMA que eles possuem, segundo pela própria construção da placa.

6 minutos atrás, GreyWolf disse:

Cooler o que vem já da conta? Andei lendo que esquenta

Ele esquenta bastante sim.
Se você não pretende fazer over clock, até um cooler mais simples resolve o problema.

Deep Cool Gammaxx 400

Se a intenção é fazer overclock, seria interessante ter algo mais forte, dai o limite é o seu bolso, opções existem várias.

Air Coolers
Noctua - NH-D14

Noctua - NH-D15
Noctua - NH-D15 Chromax.black

Water Coolers

Corsair H100x

Corsair H100i

Corsair H150i

• Amei 1
Postado

@NIGHT FALL 900 pilas em um cooler =OOOOO

Então, estou tentando chegar em um meio termo pois quero um pc gamer mas não é algo que jogo direto por conta do tempo.

Porém existem jogos como o Remake de FF7 que eu definitivamente irei jogar até cansar.

Quanto a pagar mais de 800 reais na mobo, dói na alma, então coloco na balança:

R$ 750,00 ASRock B450M Steel Legend

R$ 895,23 MSI B450 Tomahawk

Diferença de R$ 146,00. Se a construção, RMA e qualidade for consideravelmente superior, 146 reais é um preço justo a se investir para não se incomodar.

Como anda o gasto energético atualmente dessas configs? 

Sei que no meu Phenon II X6, eu tinha uma Radeon que puxava demais, então troquei pela 1050 TI que era desempenho equivalente com menor gasto de energia

A princípio não pretendo fazer overclock não, a não ser que valha muito a pena ou, mais a frente quando começar a dar gargalo.

Então no final ficaria:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11313/processador-amd-ryzen-5-3600-36ghz-42ghz-turbo-6-core-12-thread-cooler-wraith-stealth-am4

https://www.kabum.com.br/produto/73759/cooler-para-processador-deepcool-intel-amd-gammaxx-400-silente-120mm-pwm-fan-with-blue-led-light-dp-mch4-gmx400

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=84471

https://www.magazineluiza.com.br/gabinete-gamer-mid-tower-mechatron-window-black-steel-editio-aerocool/p/dbkfbg71c1/in/gbpc/

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91022

Seria isso?

Obs: O gabinete fecha com o cooler? Tenho um conhecido que comprou um cooler que não conseguiu fechar no gabinete dele, teve que abrir um rombo na lateral :D

Abs

Postado
50 minutos atrás, GreyWolf disse:

Quanto a pagar mais de 800 reais na mobo, dói na alma, então coloco na balança:

R$ 750,00 ASRock B450M Steel Legend

R$ 895,23 MSI B450 Tomahawk

Diferença de R$ 146,00. Se a construção, RMA e qualidade for consideravelmente superior, 146 reais é um preço justo a se investir para não se incomodar.

RMA deles é muito elogiado. Fora que eles tão oferecendo 3 anos de garantia. Sem dúvida vale muito a pena.

Como anda o gasto energético atualmente dessas configs? 

Sei que no meu Phenon II X6, eu tinha uma Radeon que puxava demais, então troquei pela 1050 TI que era desempenho equivalente com menor gasto de energia

Quanto mais o litografia se reduz, maior e eficiência energética e menor o consumo.
A configuração recomendada, 2 Hds, 1 ssd e uma Rtx 2060, consomem cerca de 380w. Com a sua Gtx 1050T.i o consumo fica na casa de 290W. A fonte de 550W atende bem e com folga, aqui no Brasil que a galera é meio noiada com fonte, pra qualquer configuração já estão recomendando 750W.

Site que uso pra faze simulação de consumo.
Link Aqui

A princípio não pretendo fazer overclock não, a não ser que valha muito a pena ou, mais a frente quando começar a dar gargalo.

Pra uma configuração intermediária, o 3600 empurra até uma Rtx 2060, acho que gargalo não será um problema.

Seria isso?

Isso mesmo. Config excelente.

Obs: O gabinete fecha com o cooler? Tenho um conhecido que comprou um cooler que não conseguiu fechar no gabinete dele, teve que abrir um rombo na lateral :D

Cabe sim. Eu tenho tanto o cooler (Gammax 400) quanto o Gabinete (Aerocool Mechatron), cabe com folga, quanto a isso não se preocupe, não terá problema.

Abraço

• Obrigado 1
Postado

@NIGHT FALL

Achei qual era minha VGA antiga antes de pegar a 1050 TI

Sapphire ATI Radeon R9 280 3GB DDR5 PCI-E 384B

A minha Seasonic de 450w aguentava, então ta sossegado.

Eu ia dizer que ia pegar essa config mas reparei no seguinte:

A Mobo MSI parece suportar até a 2x do Ryzen, entao supostamente teria que atualizar a BIOS, para isso precisaria de um processador, sendo que não teria pois o Ryzen 3 não rodaria. Li direito na Terabyte que já vem com a BIOS atualizada, erro meu ;)

Parece que a MSI também não tem entrada de áudio óptica e tem menos portas USB e alguns slots.

Isso me gerou uma certa dúvida.

Postado
1 minuto atrás, GreyWolf disse:

@NIGHT FALL

Achei qual era minha VGA antiga antes de pegar a 1050 TI

Sapphire ATI Radeon R9 280 3GB DDR5 PCI-E 384B

A minha Seasonic de 450w aguentava, então ta sossegado.

Eu ia dizer que ia pegar essa config mas reparei no seguinte:

A Mobo MSI parece suportar até a 2x do Ryzen, entao supostamente teria que atualizar a BIOS, para isso precisaria de um processador, sendo que não teria pois o Ryzen 3 não rodaria.

Parece que a MSI também não tem entrada de audio óptica e tem menos portas USB e alguns slots.

Isso me gerou uma certa dúvida.

Desde o mês 07 do ano passado a bios dela é compatível com a terceira geração dos Ryzen. Muito provávelmente ela venha com a BIOS atualizada já na versão mais recente, na dúvida é só falar com pessoal da loja que pretende comprar, eles enviam já atualizada.

Áudio óptico realmente parece que ela não tem.
Conexões USB são 6, eu desconheço uma B450 que tenha mais que isso.

• Obrigado 1
Postado

@NIGHT FALL pois é.

Estou vendo aqui para fechar a compra.

Estou pensando se devo ou não considerar uma VGA por agora (Essa pandemia deixa louco)

Tinha pensado nessa daqui para substituir a minha Gigabyte 1050 TI OC

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101039

Não sei se vale a pena, o que vi é que a 1050 TI minha, continua tendo o mesmo valor de compra que paguei na época o.o

Obs: Aquele gabinete quando fui calcular o frete, apareceu como esgotado :(

Postado
17 horas atrás, GreyWolf disse:

Estou pensando se devo ou não considerar uma VGA por agora (Essa pandemia deixa louco)

Essa questão é bem relativa. A linha nova da Nvidia foi anunciada pra sair em setembro, porém como de costume eles lançam primeiro a linha High End, e só depois a linha intermediária, então as placas mid devem sair la pra novembro, isso se não atrasar por causa dessa maldita pandemia, fora que no lançamento eles colocam o preço la em cima.

Você pode esperar e vir placas muito boas com bons preços, ou até o lançamento as coisas podem desandar e as placas chegarem aqui pelo preço de um rim, infelizmente não da pra prever.
Uma coisa é certa, a nova geração deve ter um salto muito bom de desempenho, visto que vão reduzir a litografia.

Eu particularmente acho essa placa sensacional. Pra Full Hd ela é uma ótima escolha, fora que a versão SUPER vem com memória GDDR6, muito mais rápida, e com um simples overclock ela bate a 1660 T.i que é bem mais cara.

Caso minha Gtx 1060 (Que atualmente está na manutenção) morrer de vez, com certeza eu vou pegar uma dessa.
Gigabyte e Galax estão oferecendo 3 anos de garantia nas placas de vídeo (Informação do site oficial), já os demais não passam de 1 ano.

Não sei se vale a pena, o que vi é que a 1050 TI minha, continua tendo o mesmo valor de compra que paguei na época 

A desvalorização de placas antigas raramente acontece. Se você pesquisar acha fácil Gtx 580 por 2 mil ou mesmo Gtx 1080 por 4 mil, mais cara que a 2070 (que tem o mesmo desempenho) e mesmo preço de uma Rtx 2080.

Obs: Aquele gabinete quando fui calcular o frete, apareceu como esgotado :(

Que estranho, no site deles agora o valor subiu pra 307,38, porém ainda consta como disponível.
Fala com pessoal no chat, talvez seja um bug da loja.

• Obrigado 1
Postado

@NIGHT FALL É outro gabinete pelo que eu vi haha

Aquele ainda está ali, porém quando mandei calcular o frete, zicou tudo, porém, está 140 reais para fazer o envio do gabinete pelo magazine =O

Acabei criando agora um outro tópico sobre gabinetes e acabei de marcando lá caso queiras dar uma olhada.

Esse pessoal que curte morder orelha de morcego realmente sacaneoou liberando essa pandemia :D

Fui burro, devia ter comprado na blackfrida, se bem me lembro, teve umas promoções muito boas de Ryzen

Postado

@NIGHT FALL Acredita que caiu os preços das peças que você me indicou e comprei ontem? (da uma diferença de uns 140 reais) :D

As VGAs na Kabum também estão em promoção.

https://www.kabum.com.br/ofertas/megaday?utm_content=megaday&utm_source=NEWSLETTER&utm_medium=sfmc&utm_campaign=megaday_news&limite=180

Compraria alguma delas?

Que ai tento entrar em contato com eles pra tentar conseguir um cupom xD

Postado
44 minutos atrás, GreyWolf disse:

@NIGHT FALL Acredita que caiu os preços das peças que você me indicou e comprei ontem? (da uma diferença de uns 140 reais) :D

As VGAs na Kabum também estão em promoção.

https://www.kabum.com.br/ofertas/megaday?utm_content=megaday&utm_source=NEWSLETTER&utm_medium=sfmc&utm_campaign=megaday_news&limite=180

Compraria alguma delas?

Que ai tento entrar em contato com eles pra tentar conseguir um cupom xD

Acredito sim, tinha acabado de ver esse detalhe, até fiquei animado pois talvez tenha que comprar uma também.
Compraria fácil essa 1660 da Gigabyte, 1049 com 3 anos de garantia.

A 1660 Super da Asus também está por um preço muito bom, mas a asus só oferece 1 ano de garantia (A minha deu pau com 2 anos de uso), então é tenso.

@Edit

Olha o que apareceu la agora.
Link
Rtx 2060 por menos de R$ 1.700,00
Essa sim valia muito a pena.

Postado

@NIGHT FALL

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101039

Essa?

Não estou vendo os 3 anos ali.

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-GTX-1660-vs-Nvidia-GTX-1050-Ti/4038vs3649

Aqui está dizendo que é 68% melhor que a minha atual (não sei se ali considera os 4 GB da minha VS 6 GB dessa por não ter marca, os "OC" da vida e etc)

adicionado 0 minutos depois
5 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Acredito sim, tinha acabado de ver esse detalhe, até fiquei animado pois talvez tenha que comprar uma também.
Compraria fácil essa 1660 da Gigabyte, 1049 com 3 anos de garantia.

A 1660 Super da Asus também está por um preço muito bom, mas a asus só oferece 1 ano de garantia (A minha deu pau com 2 anos de uso), então é tenso.

@Edit

Olha o que apareceu la agora.
Link
Rtx 2060 por menos de R$ 1.700,00
Essa sim valia muito a pena.

=O

Acabei de ver.

Na config atual ela roda direitinho?

Quanto tempo daria de ficar com ela tranquilo sem trocar?

Postado
17 minutos atrás, GreyWolf disse:

@NIGHT FALL

Essa?

Não estou vendo os 3 anos ali.

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-GTX-1660-vs-Nvidia-GTX-1050-Ti/4038vs3649

Aqui está dizendo que é 68% melhor que a minha atual (não sei se ali considera os 4 GB da minha VS 6 GB dessa por não ter marca, os "OC" da vida e etc)

adicionado 0 minutos depois

=O

Acabei de ver.

Na config atual ela roda direitinho?

Quanto tempo daria de ficar com ela tranquilo sem trocar?

É o limite do R5 3600, mas roda sim, de boa inclusive, mas mesmo se não rodasse, por esse preço eu compraria até pra usar com pentium e depois trocava o processador.

Ela ta mais barata que Gtx 1660 t.i e entrega bem mais desempenho, além da opção do Raytracing.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

É o limite do R5 3600, mas roda sim, de boa inclusive, mas mesmo se não rodasse, por esse preço eu compraria até pra usar com pentium e depois trocava o processador.

Ela ta mais barata que Gtx 1660 t.i e entrega bem mais desempenho, além da opção do Raytracing.

Plaquinha para uns 4 anos então.

3 Anos de garantia também?

Postado
6 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Sim, 4 anos tranquilo. Sim, 3 anos (Gigabyte)

Acabou a promoção já e deu pau na geração do boleto =D

Tem essa que é a mesma porém o modelo windforce por 100 pila a mais do que estava a outra na promoção:

https://www.kabum.com.br/produto/110400/placa-de-v-deo-gigabyte-nvidia-geforce-rtx-2060-windforce-oc-6gb-gddr6-rev-2-0-gv-n2060wf2oc-6gd-rev-2-0-

Mas ai cai naquilo: Se for pagar 100 a mais pra pegar essa, por mais 100, pegaria a mesma mas da MSI que julgo que é bem superior (vejo muita gente falando mal da gigabyte)

https://www.kabum.com.br/produto/110151/placa-de-v-deo-msi-nvidia-geforce-rtx-2060-ventus-xs-6g-oc-6gb-gddr6-geforce-rtx-2060-ventus-xs-6g-oc

Mas ai é quase 2k, dói demais

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!