Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite Galera

Sou iniciante e há 2 meses montei meu primeiro PC gamer. Antes de falar das pecas, já vou falar da minha dúvida. Meu CPU está ficando com temperaturas por volta de 45 a 55, com aumento de perfomance pelo próprio aplicativo da Asrock que é a placa-mãe( tipo um OC), e usando um water Cooler 120mm. Gostaria de saber se essas temperaturas são aceitáveis para um bom funcionamento e vitalidade do equipamento, e se é necessário um Water Cooler de 240mm. Lembrando que faço uso dele apenas em ambiente com ar condicionado com temperatura ambiente a 24 graus.

As vezes realizo um OC pelo próprio aplicativo, para extrair um melhor desempenho tanto do processador e da placa. Jogo basicamente jogos de corrida como Assetto Corsa, Project Cars, Forza,   e preciso de uma fluidez para uma gameplay que me agrade.

Desde já agradeço pela ajuda, a comunidade é muito amigável, me ajudou a montar o pc por aqui.

Specs:

- placa-mãe AsRock B450 Steel Legends

-  CPU AMD Ryzen 7 2700x 3,7-4,2hz

- (2x8GB) 16GB Xpg Adata Spectrix 3400mhz

- GPU RX 580 8gb

- Water Cooler Dex 120mm

- SSD Kinspec 512mb

- HD 2TB Barracuda 

- Fonte Azza 650w 80 bronze

- Gabinete Gamemax G510 ótima

- 7x Cooler Fans Gamemaxx

EE0CF510-A39D-4487-B1C7-5A4224840E26.jpeg

Postado

@LukeQM São bem normais amigo o maximo que ela pega é entre 85°,verifique se a pasta térmica veio correta,com esse WC ai sem problemas amigo ou até mesmo OC pd estar dando umas esquentadas n se preocupe.

Não precisa mudar de WC n rlx

Postado

@Killer-NBT

3 minutos atrás, Killer-NBT disse:

@LukeQM São bem normais amigo o maximo que ela pega é entre 85°,verifique se a pasta térmica veio correta,com esse WC ai sem problemas amigo ou até mesmo OC pd estar dando umas esquentadas n se preocupe.

Não precisa mudar de WC n rlx

A pasta térmica nem usei a que vem, comprei a Coolermaster Mastergel.

Percebo que em Idle apenas com um Spotify e WhatsApp Web aberto, ele está mantendo uma temperatura de 22 a 24. Já quando aumento a perfomance já sobe pra 44 a 55. Um Water Cooler de 240mm não iria ajudar mais nessas temperaturas de performance ?

Postado

@LukeQM esse aumento é muito duvidoso, meu 3900X é geladin como um pote de sorvete mesmo com OC!

Postado
1 minuto atrás, beuty disse:

@LukeQM esse aumento é muito duvidoso, meu 3900X é geladin como um pote de sorvete mesmo com OC!

Fiz teste de temperatura e mudança de fans. Consegui uma temperatura max de 60 graus e manteve, estressando o Cpu por 30 minutos. Não passou disso. 

Postado

@LukeQM @LukeQM Olha mudar de 120mm para 240mm n sei ao certo se vai valer a pena,já tentou aumentar os RPM,verifique se está bem encaixado e os backtable também,geralmente a pasta que vem junto eu recomendaria por mais n sera necessario se em 30 minutos ficou no max 60 está bom,mais verifique se n há nada frouxo@LukeQM

adicionado 0 minutos depois

@LukeQM Lembre-se que um WC é apenas um air cooler que usa a água para levar o calor até o dissipador, que será resfriado com ar ambiente (ou seja, se você resfriar a água com um ar na temperatura de 30°C, nunca, mas nunca o processador vai ficar a baixo disso).

E a temperatura ficar praticamente igual com carga leve é normal para WC, a diferença mesmo tem que ser em full load

Postado
1 minuto atrás, Killer-NBT disse:

@LukeQM @LukeQM Olha mudar de 120mm para 240mm n sei ao certo se vai valer a pena,já tentou aumentar os RPM,verifique se está bem encaixado e os backtable também,geralmente a pasta que vem junto eu recomendaria por mais n sera necessario se em 30 minutos ficou no max 60 está bom,mais verifique se n há nada frouxo@LukeQM

Quais as temperaturas ideias que eu devo procurar?

Para ter uma ideia de onde eu posso mexer

Postado

@LukeQM @LukeQM @LukeQM Uma temperatura ideal seria n ultrapassar dos 77 se você realmente fica um bom tempo mais que 3 horas pode ser que esses valores suba,ainda mais se usar OC como você disse ali,tenta stressar ele por 1 hora e me diga o resultado,se bater 80 sem (OC) já desconfio,procure sempre em 30-77 limite que recomendo em base com ar condicionado ou temperatura ambiente,se você mora em lugares quentes recomendo deixar o lugar bem ventilado,se n for o caso está tranquilo é claro q o maximo q um cpu chega é 100° o que n queremos mais se realmente subir jogando ou tarefas pesadas q geralmente fica entre 50-88 vai variar,se quiser retirar o tampão de vidro o que vai possibilitar de entrar mais ar no pc assim vai ficar bem ventilado

Postado
2 minutos atrás, Killer-NBT disse:

@LukeQM @LukeQM @LukeQM Uma temperatura ideal seria n ultrapassar dos 77 se você realmente fica um bom tempo mais que 3 horas pode ser que esses valores suba,ainda mais se usar OC como você disse ali,tenta stressar ele por 1 hora e me diga o resultado,se bater 80 sem (OC) já desconfio,procure sempre em 30-77 limite que recomendo em base com ar condicionado ou temperatura ambiente,se você mora em lugares quentes recomendo deixar o lugar bem ventilado,se n for o caso está tranquilo é claro q o maximo q um cpu chega é 100° o que n queremos mais se realmente subir jogando ou tarefas pesadas q geralmente fica entre 50-88 vai variar,se quiser retirar o tampão de vidro o que vai possibilitar de entrar mais ar no pc assim vai ficar bem ventilado

A troca do 120 pro 240 não faria uma diferença boa, e manteria em temperaturas de 30 a 40 em OC?

e um idle menor do que os 23?

Postado

@LukeQM É bem difícil manter abaixo dos 23,mais se você perceber que n teve uma melhora,ou ultrapassa essas temperaturas ainda mais q você usa Over Clock recomendaria você mudar para 240mm

To achando que vai ser a última opção mesmo.

Nao da pra fazer por nitrogênio né 😂

• Haha 1
Postado

@LukeQM Nitrogenio tem como,mais vai ter q deitar o seu gabinete,existe um tipo de um saco que você coloca nitrogenio ou gelo seco se n me engano a galera over clockou um processador para 5Ghzs no maximo rsrs claro eu n faria isso até o que você tem q repor o nitrogenio ou o gelo (S) o certo vai ser trocar,mais se ficar nos max 77° ainda vai poder segurar um tempo,se já quer logo q mude os valores compre o 240mm mais use a pasta térmica q vir,e vejá se tenha diferença,creio eu q deve abaixar por ainda mais que você usa Over Clock,n vi direito se seu Water Cooler tem 1 ou 2 fans se tiver 1 pegue o 240mm 2Fans 

Postado

@LukeQM Nitrogenio tem como,mais vai ter q deitar o seu gabinete,existe um tipo de um saco que você coloca nitrogenio ou gelo seco se n me engano a galera over clockou um processador para 5Ghzs no maximo rsrs claro eu n faria isso até o que você tem q repor o nitrogenio ou o gelo (S) o certo vai ser trocar,mais se ficar nos max 77° ainda vai poder segurar um tempo,se já quer logo q mude os valores compre o 240mm mais use a pasta térmica q vir,e vejá se tenha diferença,creio eu q deve abaixar por ainda mais que você usa Over Clock,n vi direito se seu Water Cooler tem 1 ou 2 fans se tiver 1 pegue o 240mm 2Fans 

Meu Water Cooler é de 1 fan só.

teria alguma marca que você recomendaria?

precisa ter RGB, já que meu pc é praticamente tudo de RGB, milhões de FPS a mais 😂

Postado

@LukeQM Water Cooler Thermaltake Water 3.0 360mm ARGB Sync, CL-W234-PL12SW-A, o melhor o mais bonito e o mais GOSTOSO! preço salgado.

h100 é poderoso também.

Postado
agora, broering disse:

@LukeQM Water Cooler Thermaltake Water 3.0 360mm ARGB Sync, CL-W234-PL12SW-A, o melhor o mais bonito e o mais GOSTOSO! preço salgado.

Tem que ser de 240mm

o meu gabinete não cabe o de 360mm

Postado

@LukeQM vai de H100i então, tem versão White que rosinha fica muito GAY! é lindo demais

tem o de 2 fans da Thermaltake também.

EDIT: não recomendo sangue frio.

Postado
9 horas atrás, Killer-NBT disse:

@LukeQM Seu problema está resolvido amigão o problema desse seu WC é apenas possuir apenas 1 fan RS RS pegue H100i se quiser outra com pelo menos 2 fans

Valeu pela ajuda galera.

Como sempre, esse fórum fica sem favoritíssimo, fala a verdade.

Ja encomendei o Cooler Hydro H100i

Posto aqui o feedback sobre a temperatura quando chegar

Valeu!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!