Ir ao conteúdo

Xeon é bom para destkop e desenvolvimento?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Oi galera, recentemente, notei alguns kit de processadores (placa-mãe + CPU + Ram ) com processadores xeon e chato acessíveis. E estava pensando em pegar um. São exemplos Xeon 2620 v3 + placa e 16gb ram ddr4 = 750. Xeon 2650 v 2 + 16gb + placa = 700. Entendo que há os riscos do processador e o Chipset serem usados, mas fora isso. Os Xeons são bons para desktop e desenvolvimento ? Eu iria usar para o Android Studio (bem pesado aliás ) e outras IDES de desenvolvimento e multitarefa (Chrome+música+emulador do Studio+ ao mesmo tempo), não tenho enteresse em jogos, mas preciso de um compatudaor rápido e multitarefa para acelerar meu trabalho, será que ele entrega desempenho comparado aos de uso doméstico como i3,  Ryzen 3. Sei para games eles são péssimos, não usam mais de 30% da CPU, aí o desempenho fica muito abaixo, mas para esse uso que citei ? Será que essas tarefas são próximas a que um servidor realiza?

• Solução
Postado

Pra ser bem sincera, exceto pelo suporte a ECC e recursos específicos do segmento o qual são endereçados (server), eles funcionam da mesma maneira que um Core i7 qualquer.

A questão mesmo é que os Xeon E5 v2 (Sandy Bridge-EP) e v3 (Haswell-EP) vem caindo de preço ultimamente porque vários servers vem sendo substituídos por processadores de gerações mais novas, então cai uma porção desses processadores no mercado de usados e o preço desce com facilidade.

Porém eles tem um lado atrativo, é claro. Dá pra montar uma máquina legal com 8, 10, 12+ cores a um preço bem leve, só que é isso, como não fazem overclock (em placa-mãe chinesa inclusive) o nível de performance deles não é tão próximo dos processadores atuais.

Fora isso, eles ainda performam bem e dá pra extrair um bom desempenho, de toda forma.

Postado

@Amanda Gonçalo nossa moça, valeu, foi muito clara. Agora só mais três perguntas disso, se puder.

1. Por serem processadores voltados à servidores, que trabalham 24/7, eles teriam uma vida útil maior que os convencionais?

2. Ter mais threads e clock menor é vantagem para desktop e desvatagem para game ?

3. Para desenvolvimento (principalmente Android Studio que acho muito pesado pelo emulador, compilador e JVM) é mais vantagem menos núcleos com clock maior ou mais núcleos e clock menor ?

Postado

@Luigi Augusto Rovani Clock alto é sempre vantajoso ter pra qualquer atividade, mas creio que o Android Studio tire proveito dos cores e threads adicionais também, o mesmo sobre o emulador, JVM, compilador, etc. Inclusive ambos os Xeon E5-2650 v2 e v3 apesar de tudo ainda tem clocks relativamente bons no turbo, 3.40 GHz e 3.00 GHz respectivamente, é baixo perto dos padrões atuais porém não é nada ruim não, ainda dá pra ter um bom desempenho jogando e em qualquer outra tarefa executada no desktop, e eu acredito que isso responda a questões 2# e 3#. 

Por fim sobre a 1#, o que eu sei até o momento é bem teórico porque uso o meu Xeon em overclock mas pelo que já vi outras pessoas falando (gringos noutros fóruns), o processo de binning do Xeon está acima do processo dos Core i7 e Core i9, portanto são processadores advindos de um controle de qualidade altíssimo, o que teoricamente garante que esses processadores tenham maior estabilidade, e que também sejam melhores de overclock, além é claro dessa suposta longevidade maior.

Postado

@Amanda Gonçalo só mais uma coisa, vale o investimento de pegar um xeon v3 ou i7 a partir da 6° por ter suporta a DDR4 ou ddr4 faz pouca diferença?

Postado

@Luigi Augusto Rovani

Esses v3 são bem chatinhos no suporte a memórias quando usados em placa-mãe chinesa, o que eu vi falar é bem superficial mas dizem que elas não suportam memórias acima de 2400 MHz (DDR4), ou até suportam mas não permitem settar um clock maior.
E nesse caso a diferença de performance entre DDR3-1866 MHz em quad-channel e DDR4-2400 MHz em quad-channel não é tão grande. Inclusive, os v3+ suportam DDR4, os v2 são DDR3.

Mas eu acho que os v3 valem a pena por outros fatores, eles possuem modelos de até 18 cores, enquanto os v2 vão até 12 cores e o IPC dos v3 é um pouco maior também, o que dá um up na performance.

Agora, em comparação a um Core i7 de sexta geração não vale a pena, a plataforma está limitada apenas ao máximo de 4 cores e 8 threads (Core i7-7700K) e o preço que cobram nem vale a pena, uma oitava ou nona geração seria interessante mas sai bem mais caro que esses kits de Xeon também.

Talvez um kit Ryzen viesse a caber no teu orçamento, você pode pegar desde o Ryzen 5 1600 "AF" ao Ryzen 7 2700/2700X, tem também os Ryzen 3000 que são fenomenais, mas ai depende do teu orçamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...