Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal

Conheço o básico da eletrônica, então precisava de uma força

Estou precisando ligar uma fonte chaveada com um sistema de segurança usando sensor de fumaça.

Andei pensando em montar um circuito de acionamento para receber o sinal que viria do terminal da sirene do sensor, para acionar um relé e cortar a corrente que vai para fonte usando um relé NF (normalmente fechado)

Sabem me dizer se daria certo?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Ednei Junior disse:

o sinal que viria do terminal da sirene do sensor, para acionar um relé

Sim, tem algo pra dar certo. Se este sinal for dc e de uma corrente mediana - maior que baixa- e de tensão compatível, basta liga-lo direto na bobina do relé.

Publique fotos, desenhos, esquemas do seu sistema mesmo que conceitual. É relativamente simples trazê-lo a realidade...

• Curtir 1
Postado
44 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim, tem algo pra dar certo. Se este sinal for dc e de uma corrente mediana - maior que baixa- e de tensão compatível, basta liga-lo direto na bobina do relé.

Publique fotos, desenhos, esquemas do seu sistema mesmo que conceitual. É relativamente simples trazê-lo a realidade...

Bom, o que tenho em mente ainda é muito abstrato

Mas andei dando uma olhada nesse esquema aqui: images.png.8a83ef318eb6cf9054b3ac5e238c4394.png

E para mandar o sinal, ao invés de um sensor convencional, pensei em usar um Arduino tipo o Mq-2 que opera com 5v, ligado em paralelo com o esquema a cima

924281692_images-2020-04-22T131841_153.jpeg.c24aeab180e152856e7050431f495ed4.jpeg

Vi esquemas também usando o Mq-2 junto com o arduíno UNO que achei nesse site https://www.google.com/amp/s/www.usinainfo.com.br/blog/sensor-de-gas-arduino-mq-2-para-gases-inflamaveis-e-fumaca/amp/

1463017272_images-2020-04-22T132144_915.jpeg.73f52e634a607499272bc4bbb13ebb65.jpeg

Não sei o que seria mais prático e o que de fato daria certo

• Membro VIP
Postado

O que você tem em mente é bem sólido. Pra algo minimalista nem precisaria do arduino. Perceba que seu módulo sensor possui uma saída digital...

3d040e88c9152714faad368260debafd.jpg

basta aplicá-la ao sinal de entrada do seu circuito...

images.png

portanto sim, sua ideia tem tudo pra dar certo.

Com arduino só vale a pena se for querer medir/monitorar níveis do gás. Neste caso há de ler o valor analógico e tomar as decisões

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...