Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite comprei um Clamper energia 8 para usar no meu computador, e ao conectar o filtro na parede, e o computador no filtro, notei que ele passa uma tensão maior, do que meu computador conectado direto na tomada, alguém sabe me dizer se é algo normal ?

Postado

@faller como já foi descrito no posto, ao tocar no computador que está ligado diretamente na tomada eu não sinto quase nenhuma tensão elétrica passando, porém ao conectar no filtro de linha, eu acabo sentindo bastante tensão

• Membro VIP
Postado

Basta que ao conectar ou o filtro ou seu PC na tomada você o faça de modo invertido.

Um plug desses que vai na tomada, bem como a tomada tem 3 pinos de tal modo e com uma geometria tal que a gente só consegue introduzir o plug na tomada de um só modo, não podendo inverter de nenhum modo.

A tomada, por outro lado só tem um modo de ligar os 3 fios na mesma que é esse visto ai abaixo olhando-se a tomada de frente.

image.png.0526df7262cf2eaaece0cbd02bd2c19e.png e um d

Qualquer coisa que fuja disso pode dar errado e os sintomas, o principal é o aumento da sensação de choque ao se tocar no gabinete.

É isso que deve estar acontecendo ai e nunca o filtro de linha estar aumentando a tensão..

• Curtir 1
Postado

@faller eu não entendi muito bem o que você quis dizer, desculpa sou meio leigo em algumas coisas

adicionado 4 minutos depois

@Ricardov @Flávio Pedroza são três pinos, porém, a tomada não é aterrada, eu só achei estranho passar a tomar uns "choques" maiores ao conectar o computador no filtro de linha, enquanto esses choques ou tensões eletricas eu não sentia quando eu plugava o computador diretamente na parede, perguntei a uma pessoa que trabalha nessa área e ela me falou que era normal, que ao conectar meu computador no filtro de linha, e a tomada por não ser aterrada, eu sentiria sim uns choques maiores ou tensões

Postado

@Flávio Pedroza e que por não ser aterrada, ao conectar o computador no filtro de linha e o filtro na parede eu sentiria sim, uma tensão maior ou choques maiores, do que quando o computador estava conectado direto na parede

adicionado 2 minutos depois

@Ricardov quando eu abri aparentemente estava tudo correto, só não possuía um fio na entrada do meio, que era o aterramento

• Membro VIP
Postado

Entenda uma coisa por vez, vai simplificar.

O fio fase, em uma tomada, tem de ficar em uma e somente uma posição e essa posição não é a esquerda nem a direita nem no centro da tomada mas sim (olhe agora o desenho)

Se a tomada for do padrão NEMA 5 o fio fase deve estar colocado a direita da tomada se o aterramento estiver em baixo. Claro, se o aterramento estiver acima isso é invertido e o fio fase terá de estar a esquerda da tomada.

Se a tomada for do novo padrão brasileiro, o fio fase também deve estar a direita desde que o fio de aterramento esteja no buraco da parte superior da tomada.

Agora o que mais interessa é que seu equipamento receba o fio fase na exata posição que ele deva estar, para que, dentro do equipamento ela, a fase, fique ligada diretamente no fusível, na chave liga desliga etc.

O fabricante garante isso polarizando tanto a tomada quanto o plugue que forçosamente terá de ter 3 pinos (para garantir mecanicamente essa polarização). Desse modo ele conduz o fio que estará em conexão com o pino fase, da tomada corretamente fiada, aos componentes que devem ser conectados ao fio fase.

Se você corta o pino de aterramento ou se você coloca qualquer adaptador que transforme três pinos em dois pinos você põe tudo a perder pois poderá inverter 180 graus esse plugue . Não terá condições de garantir mais nada.. Passa a ser um voo cego doravante.

Desse modo quem me garante que ao ligar seu PC direto na tomada da parede você o tenha feito de modo a respeitar que o fio fase esteja na correta posição mas que ao inserir o filtro de linha no meio não tenha por acaso invertido a posição do fio fase, ou ao ligar o filtro ou ao ligar seu PC no filtro..

No primeiro caso não terás problemas com a inversão do fio fase que estará no correto local em que deve estar, bem como não sentirás choque algum. No segundo caso, por ter invertido a posição do fio fase, provarás a sensação de choque e fará você pensar que o problema está no filtro de linha.

Simples, basta raciocinar mas para tal se faz necessário o comparecimento de pelo menos dois neurônios, pelo menos.

Inversão de fios dentro da tomada, na instalação (KHda do eletricista) ou adoção de adaptadores de 3 para 2 pinos e que não impedem a rotação e inversão de 180 graus do mesmo, que eliminam ou isolam o pino de aterramento (KHda do usuário) são os mais comuns dos problemas envolvendo sensação de choque ao tocar o gabinete e note, isso independe de você ter ou não o terra presente em sua instalação..

Reflita para ver se entende.. Existe sempre o recurso do desenho, se necessário for...

E lembre-se, o fio fase estar a direita ou esquerda da tomada não baliza nada. O que vale é a posição relativa do fio fase com relação a posição do pino de aterramento..

Veja ai diferentes posições do fio fase, na tomada, todas corretas.

image.png.376402366772764053a4e9e220dab3ce.png 

• Membro VIP
Postado

Dizes pois que o fio azul está a esquerda na tomada e também declaras que se trata do neutro...

Não percebeste ainda que, desse modo, essa sua informação pode estar certa bem como pode estar errada...

Estará correta a distribuição da fiação desde que buraco do terra esteja acima nessa tomada. Olhe a primeira figurinha que te passei dentre as seis, logo ai acima. 

Agora se o buraco do fio terra estiver abaixo, (segunda figurinha) o neutro terá de estar a direita para estar certo...

Postado

@faller olhei o desenho e entendi o que você falou minha tomada se encontra na posição da segunda tomada do desenho, ou seja a tomada que está virada para baixo, com o terra pra baixo o neutro a direita e o fase a esquerda, já abri a tomada uma vez, e o neutro e o fase se encontravam nas posições corretas

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Olamesso disse:

@faller olhei o desenho e entendi o que você falou minha tomada se encontra na posição da segunda tomada do desenho, ou seja a tomada que está virada para baixo, com o terra pra baixo o neutro a direita e o fase a esquerda, já abri a tomada uma vez, e o neutro e o fase se encontravam nas posições corretas

21 horas atrás, Olamesso disse:

@Ricardov o fio azul que seria o neutro se encontra na parte esquerda da tomada, no caso eu olhando pra ela

Parei de discutir contigo, parei de tentar te dar dicas. Veja acima duas declarações tuas uma contradizendo a outra. Uma no post logo acima outra na postagem de número 12.

Deves estar louco, bêbado ou mal intencionado.

Doravante me inclua fora das suas discussões...  Fui..

Postado

@faller@faller @faller kkkkkkk calma cara, tá com probleminha, depressão, recomendo tratamento, fiz um comentário errado, e depois corrigi respondendo a você, eu respondi ao Ricardo enquanto andava de bicicleta, por isso acabei errando, não tenho culpa se você é um fracassado, e não aceita um erro ou um não entendimento. Abraço e passar bem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...