Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarda galera!

Em dezembro fiz a compra das peças e a montagem do meu pc, até ai tudo certo, vinha funcionando que era uma maravilha, tudo 100%.

Porém, a cerca de 1 mês fui tirar a placa de vídeo para fazer uma limpeza superficial no pc e ele nunca mais voltou a ser como era.

Desde então venho sofrendo com lentidão extrema e travamentos absurdos. As vezes quando inicio o pc não consigo usa-lo porque já fica lento de imediato e tenho de reiniciar e por ai vai... Já tentei instalar drivers novos e também os que vieram com o pc, formatei, mexi em configuração e nada resolveu!

As configurações do meu pc são:

- Placa de vídeo rx 590

- Processador Ryzen 5 3600

- placa-mãe gigabyte b450 ds3h

- SSD Kingston 240gb

- 2x Memória Geil Super Luce, RGB, 8GB 3000Mhz, DDR4

- Fonte corsair cx650

Alguem tem alguma luz do problema que pode ter acontecido?

Desde já muito obrigado.

Postado
38 minutos atrás, Marcus_ff disse:

Olá, boa tarda galera!

Em dezembro fiz a compra das peças e a montagem do meu pc, até ai tudo certo, vinha funcionando que era uma maravilha, tudo 100%.

Porém, a cerca de 1 mês fui tirar a placa de vídeo para fazer uma limpeza superficial no pc e ele nunca mais voltou a ser como era.

Desde então venho sofrendo com lentidão extrema e travamentos absurdos. As vezes quando inicio o pc não consigo usa-lo porque já fica lento de imediato e tenho de reiniciar e por ai vai... Já tentei instalar drivers novos e também os que vieram com o pc, formatei, mexi em configuração e nada resolveu!

As configurações do meu pc são:

- Placa de vídeo rx 590

- Processador Ryzen 5 3600

- placa-mãe gigabyte b450 ds3h

- SSD Kingston 240gb

- 2x Memória Geil Super Luce, RGB, 8GB 3000Mhz, DDR4

Alguem tem alguma luz do problema que pode ter acontecido?

Desde já muito obrigado.

1º - Qual a marca, modelo e potência da fonte utilizada?
2º - Qual a marca e modelo de seu gabinete.

Use algum aplicativo de monitoramento (Hwmonitor por exemplo) para verificar a temperatura do hardware, tire um print e poste aqui no tópico.

OBS: Baseado no seu relato de notar o problema pós manutenção, provavelmente algo não foi montado como deveria.
Verifique primeiramente se o cooler do processador está travado corretamente.
A Rx 590 possui 2 conectores de alimentação, verifique se ambos estão conectados.

Faça os testes conforme orientado e poste os resultados.

Postado
15 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

1º - Qual a marca, modelo e potência da fonte utilizada?
2º - Qual a marca e modelo de seu gabinete.

Use algum aplicativo de monitoramento (Hwmonitor por exemplo) para verificar a temperatura do hardware, tire um print e poste aqui no tópico.

OBS: Baseado no seu relato de notar o problema pós manutenção, provavelmente algo não foi montado como deveria.
A Rx 590 possui 2 conectores de alimentação, verifique se ambos estão conectados.

Faça os testes conforme orientado e poste os resultados.

- Minha fonte é da corsair, modelo cx650
- Meu gabinete é um Wheeljack da RedDragon

A placa de vídeo foi instalada e reinstalada corretamente.

O cooler do processador também está ok

Seguem os prints do HWMONITOR

11.jpg

22.jpg

33.jpg

Postado
8 minutos atrás, Marcus_ff disse:

- Minha fonte é da corsair, modelo cx650
- Meu gabinete é um Wheeljack da RedDragon

A placa de vídeo foi instalada e reinstalada corretamente.

O cooler do processador também está ok

Seguem os prints do HWMONITOR

Os prints foram batidos com um emulador de android rodando e gravando full hd 60 fps, que é coisa que raramente consigo fazer. Como eu tinha dito, as vezes consigo rodar alguns pogramas, outras nem isso. 

Postado

@Marcus_ff verificou saúde do HD, ou a integridade de dados do sistema ? 

adicionado 1 minuto depois
agora, djrafaompc disse:

Executa o CMD como administrador e executa o seguinte comando "SFC / SCANNOW" sem aspas, e depois diz o status que apareceu. 

Postado
33 minutos atrás, djrafaompc disse:

adicionado 1 minuto depois

Executa o CMD como administrador e executa o seguinte comando "SFC / SCANNOW" sem aspas, e depois diz o status que apareceu. 

Está aqui

cmd 2.jpg

Postado

@Marcus_ff As temperaturas no geral estão ok, apesar do processador bater 72ºC, a temperatura máxima segura segundo a AMD é de 95ºC, então não é algo preocupante.
Outro detalhe é que aparentemente não houve thermal throttling, logo podemos descartar a questão de superaquecimento.

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Efetuou a verificação conforme orientado acima?

Postado
10 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Marcus_ff As temperaturas no geral estão ok, apesar do processador bater 72ºC, a temperatura máxima segura segundo a AMD é de 95ºC, então não é algo preocupante.
Outro detalhe é que aparentemente não houve thermal throttling, logo podemos descartar a questão de superaquecimento.

Efetuou a verificação conforme orientado acima?

Os conectores da placa de video estão ok, os dois

O processador também está ok

5 minutos atrás, djrafaompc disse:

Meu caro, quando roda o teste certo é assim que ele executa...

adicionado 0 minutos depois

Tenta novamente por favor.

Aqui está,

cmd 3.jpg

Postado
7 horas atrás, Marcus_ff disse:

Desde então venho sofrendo com lentidão extrema e travamentos absurdos. As vezes quando inicio o pc não consigo usa-lo porque já fica lento de imediato e tenho de reiniciar e por ai vai...

Quando ocorrer uma dessas "travadas", abra o gerenciador de tarefas (Segundo as teclas CRTL + SHIFT + ESC), clique na opção "Mais detalhes", em seguida vá na aba DESEMPENHO, tire um print e poste aqui no tópico.

Postado
Em 24/04/2020 às 21:50, NIGHT FALL disse:

Quando ocorrer uma dessas "travadas", abra o gerenciador de tarefas (Segundo as teclas CRTL + SHIFT + ESC), clique na opção "Mais detalhes", em seguida vá na aba DESEMPENHO, tire um print e poste aqui no tópico.

aqui está

gerenciador de tarefas.jpg

Postado
53 minutos atrás, Marcus_ff disse:

aqui está

gerenciador de tarefas.jpg

Perceba que a utilização do processador está batendo picos de 100%, o que automaticamente faz com que qualquer tarefa solicitada em seguida entre em fila de espera, gerando essas "travadas".
Quando ocorrer novamente, verifique nessa tela se o gráfico de processamento está batendo os 100%, então vá na aba PROCESSOS, clique sobre o nome da coluna CPU (Ela irá ordenar os processos que mais estão consumindo recurso de do seu processador), tire um print e poste aqui por favor pra que possamos identificar qual a aplicação está consumindo tanto recurso.

Postado
20 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Perceba que a utilização do processador está batendo picos de 100%, o que automaticamente faz com que qualquer tarefa solicitada em seguida entre em fila de espera, gerando essas "travadas".
Quando ocorrer novamente, verifique nessa tela se o gráfico de processamento está batendo os 100%, então vá na aba PROCESSOS, clique sobre o nome da coluna CPU (Ela irá ordenar os processos que mais estão consumindo recurso de do seu processador), tire um print e poste aqui por favor pra que possamos identificar qual a aplicação está consumindo tanto recurso.

Eu costumo usar somente o emulador de android, e o obs e o computador já sente... Também reparei que quando desligo o computador e depois religo, as horas que fiquei sem ligar estão somadas na atividade do pc, e só reseta quando eu reinicio. Muitas das vezes eu ligo o computador e só abro o chrome e já bate a lerdeza.

Antes o computador suportava isso tudo e mais um pouco!

processos 1.jpg

processos 2.jpg

processos 3.jpg

Postado

Alguém consegue me dar uma luz do problema?

Baixei hoje o fornite para fazer teste e o meu pc não rodou nem o gráfico mais baixo que o jogo disponibiliza!

Postado

que qualidade você ta usando no obs?

teste com o obs fechado e veja se melhora...

e mais uma coisa que não é estão importante, volte para o windwos defender...

À proposito, tem coisa pra chuchu aberta ai...

Postado

@Marcus_ff Não faz sentido que tão poucas aplicações estejam consumindo todo recurso de um processador 6/12 chegando a 4.0Ghz.
Apenas um última informação, quando você liga o computador, sem nenhum aplicativo aberto, como fica a utilização de recursos?

Faça esse teste por favor e poste aqui um print da tela de recursos do gerenciador de tarefas.

Postado
1 hora atrás, Eder Neumann disse:

que qualidade você ta usando no obs?

teste com o obs fechado e veja se melhora...

e mais uma coisa que não é estão importante, volte para o windwos defender...

À proposito, tem coisa pra chuchu aberta ai...

Estou usando 1920x1080 60 fps.

Com certeza com obs fechado melhora, mas isso está longe de ser a solução irmão.

Em relação as coisas abertas você está enganado

41 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Marcus_ff Não faz sentido que tão poucas aplicações estejam consumindo todo recurso de um processador 6/12 chegando a 4.0Ghz.
Apenas um última informação, quando você liga o computador, sem nenhum aplicativo aberto, como fica a utilização de recursos?

Faça esse teste por favor e poste aqui um print da tela de recursos do gerenciador de tarefas.

Não sei se é exatamente isso que você pediu print, mas aqui está

print computador reiniciado 2.jpg

Postado

@Marcus_ff  Era essa mesma a informação.

É realmente bem estranho que um processador tão forte quanto o 3600 esteja sendo sobrecarregado por aplicações tão simples. Emulador de android roda em basicamente qualquer pc.

Ainda não fez sentido o seu relato de que fez manutenção na placa de vídeo e em seguida começaram os problemas, pode ser apenas coincidência, mas ainda soa estranho.

Depois que você formatou, já instalou todos os programas de imediato ou foi instalando gradativamente e testando em seguida pra ver se ocorria alguma travada?

Postado
3 horas atrás, Eder Neumann disse:

então não sei...

no momento deste print o que estava acontecendo no epic e no msi app player?

O epic tava aberto fazendo download e o emulador estava com o free fire aberto, nem jogando eu estava

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

@Marcus_ff  Era essa mesma a informação.

É realmente bem estranho que um processador tão forte quanto o 3600 esteja sendo sobrecarregado por aplicações tão simples. Emulador de android roda em basicamente qualquer pc.

Ainda não fez sentido o seu relato de que fez manutenção na placa de vídeo e em seguida começaram os problemas, pode ser apenas coincidência, mas ainda soa estranho.

Depois que você formatou, já instalou todos os programas de imediato ou foi instalando gradativamente e testando em seguida pra ver se ocorria alguma travada?

Será que não deu nenhum problema relacionado a energia estática na hora que fui retirar a placa de vídeo?

Após eu formatar instalei os programas básicos e o restante fui adicionando conforme uso.

Postado
34 minutos atrás, Marcus_ff disse:

Será que não deu nenhum problema relacionado a energia estática na hora que fui retirar a placa de vídeo?

acho difícil nesse caso...

34 minutos atrás, Marcus_ff disse:

emulador estava com o free fire aberto, nem jogando eu estava

o emulador aberto mesmo não usando consome uma (ainda que pequena) parcela do processamento

Postado

Hoje decidi desmontar o pc e montar tudo de novo e obtive uma melhora e um novo problema!

Agora, consigo rodar grande parte dos programas mais pesados que eu rodava anteriormente, porém algo está acontecendo com o processador. As vezes eu ligo o pc e a velocidade dele fica travada em 0,54 GHZ, ai trava tudo, até navegador.

Outras vezes eu ligo e fica na velocidade normal, porém depois de algum tempo o mesmo recua para 0,54Ghz e volta novamente para o normal.

Postado
18 horas atrás, Marcus_ff disse:

Hoje decidi desmontar o pc e montar tudo de novo e obtive uma melhora e um novo problema!

Agora, consigo rodar grande parte dos programas mais pesados que eu rodava anteriormente, porém algo está acontecendo com o processador. As vezes eu ligo o pc e a velocidade dele fica travada em 0,54 GHZ, ai trava tudo, até navegador.

Outras vezes eu ligo e fica na velocidade normal, porém depois de algum tempo o mesmo recua para 0,54Ghz e volta novamente para o normal.

Isso é thermal throttling, faz o processador reduzir a frequência por superaquecimento afim de evitar a queima ou mesmo o desligamento. Isso está diretamente ligado a temperatura do VRM ou Processador.
Verifique as temperaturas e também se o cooler está corretamente instalado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...