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Pessoal, boa noite.

 

Eu comprei um SSD da Kingston 240 GB, porém, como se vê na imagem, na maior parte do tempo ele transfere uma taxa muito pequena de dados e fica o tempo todo em 100% de uso. As vezes ele volta ao normal, fica um tempo e volta para esse problema.

Alguém sabe o que pode ser ou possíveis soluções?

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As velocidades informados de um ssd não são atingivéis no máximo em todas as transferências. É normal que haja variações.Taxas de transferências fora do aceitável para determinado modelo de ssd, pode ser por conta de superaquecimento ou um problema de fábrica. Sugiro fazer testes. Se tiver uma ferramenta própria de diagnóstico como nos discos rígidos da Seagate, sugiro começar por ela. 

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@PedraX

25 minutos atrás, PedraX disse:

Primeiro precisa ver se o hardware é 100% compatível.Descreva o PC.

Segundo, precisa de alguns ajustes na BIOS da MB.

 

placa-mãe Giga Byte AORUS B450 M

Processador Ryzen 5 3600

Placa de Vìdeo Nvidia 1660 Super

SSD Kingston 240 gb

HD 1TB Toshida

Fonte Corsair 550w

Memória Kingsta 8gb HyperX

 

Acho que é isso.

Se precisar de ajusto na BIOS, vou ter que aprender. Nunca fiz isso.

O computador fica com muita lentidão e ele é novo. Daí não sei se é algum problema de comunicação ou problema no próprio SSD.

 

adicionado 0 minutos depois
28 minutos atrás, Grande Mestre Lucas disse:

As velocidades informados de um ssd não são atingivéis no máximo em todas as transferências. É normal que haja variações.Taxas de transferências fora do aceitável para determinado modelo de ssd, pode ser por conta de superaquecimento ou um problema de fábrica. Sugiro fazer testes. Se tiver uma ferramenta própria de diagnóstico como nos discos rígidos da Seagate, sugiro começar por ela. 

Sim, eu sei. A questão é que o computador está lento para fazer qualquer tipo de processo. Só quando o HD volta ao "normal", o que é quase nunca, que funciona as coisas direito.

Postado

Este SSD é meio problemático. Mas como colega acima respondeu, é melhor testar com uma ferramenta oficial da fabricante ou que realmente seja especifica para diagnóstico de armazenamento para confirmar os dados corretamente para ver se realmente está tendo algum problema de defeito da controladora do SSD.

  • Curtir 1
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Bom o ajuste na BIOS é configurar para AHCI, além disso deve garantir que todos os drivers(e a BIOS tb) da MB estejam atualizados.A versão do W10 tem que ser bem atual, acima daquela do fim do ano passado(não lembro bem, deve ser 1903), isso porque deu problema no funcionamento do conjunto MB+CPU AM4.

No seu lugar, depois da atualização da BIOS faria um reset(CLEAR CMOS) e aí sim, remontaria os componentes.

adicionado 2 minutos depois
12 horas atrás, Sandro Aragão disse:

A questão é que o computador está lento para fazer qualquer tipo de processo.

Esse sintoma é estranho, baixe uma versão W10 do site da Microsoft e veja se continua.

adicionado 3 minutos depois

Pode ter um "worm" instalado aí nesse W10.

  • Coordenador
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Assista os vídeos abaixo, depois faça os testes.

 

 

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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