Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Estou usando o processador Ryzen 3 2200G e esse processador funciona melhor com dual channel. Minha mobo é uma ASUS PRIME A320M-K.

Eu usava dual channel com memórias 2X4GB Corsair 2400MHz com esse processador e era tranquilo. Mas adquiri uma memória de 16GB da HyperX com frequência também de 2400MHz.

Tenho algumas dúvidas:

1. Se eu colocar a memória da Corsair 4GB 2400MHz junto com a memória da HyperX 16GB 2400MHz, o dual channel vai funcionar?

2. Se não funcionar o dual channel, há perda de desempenho usando as duas memórias com relação em usar somente a de 16GB?

3. Se caso não houver perda de desempenho utilizando as duas memórias mesmo o dual channel não funcionando, mesmo assim compensa usar as duas memórias para aumentar a capacidade para 20GB?

Desde já agradeço a ajuda de vocês. ❤️

• Curtir 1
Postado

@Oz0NyX Bem, seguindo processadores Intel, o único modo de habilitar Dual-Channel seria utilizando memórias de tamanhos iguais, veja INTEL, ou tendo o modo flex que explicarei o funcionamento.

1. No fórum há relatos de que funcionaram, mas não especificaram em que configuração. Se existir o modo flex você terá 2x4GB em dual-channel, e os outros 12gb (da memória de 16gb) em single-channel. Por isso a confusão se há ou não esse suporte ao modo flex.

2. Sem evidencias significativas.

3. Depende do seu uso, para jogos, somente, ganho algum de desempenho, se você trabalha com multtarefas, ou até mesmo jogando gosta de estar com 15 abas do chrome aberto, mais discord, e etc, isso te dará uma folga para "esbanjar".

Não achei nada da AMD especificar essa dúvida, mandei email para eles, vamos esperar pela resposta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!