Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou montando um novo PC com o intuito de jogar tudo o que tem de interessante por aí e o que virá nos próximos anos com boa qualidade, além de ser minha estação de trabalho (com o qual não mexo com processamento pesado de vídeo/img).

Tenho até R$7.000,00 para fechar à vista a compra, vocês poderiam me ajudar? Lembrando que estou fazendo a compra do 0, então preciso de gabinete, monitor etc.

PROCESSADOR: AMD Ryzen 5 1600AF https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=107545 - R$ 699,90

PLACA-MÃE: Gigabyte B450M DS3H https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98076 - R$ 629,90

RAM: HyperX Predator 2x8GB 3000Mhz DDR4 - R$ 761,90

GPU: Gigabyte NVIDIA GeForce GTX 1660 Super, 6GB, GDDR6 https://www.kabum.com.br/produto/105132/placa-de-v-deo-gigabyte-gtx-1660-super-oc-nvidia-geforce-6g-gddr6-gv-n166soc-6gd - R$1.649,90

FONTE: Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450  https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91021 - R$ 279,90

SSD: Kingston A400 960GB https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=95217 - R$ 699,90

Gabinete: NOX HUMMER FUSION https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=97564 - R$ 282,24

Monitor: ?

TOTAL: R$ 5003,64

Vamos as dúvidas:

1 - Não entendo nada de monitor e estou sem acompanhar computadores/monitores gamer há cerca de 5 anos. Vocês teriam alguma indicação?
2 - Esse processador não pode gerar gargalo nessa configuração? Seria mais interessante e um ganho viável, pelo seu custo, pegar um 3600? O que indicariam?

3 - Vi algumas placas-mãe cerca de 150-200 mais caras. O incremento de desempenho vale a pena esse custo?

4 - Essa GPU atenderá a necessidade que eu propus? O custo-benefício dela é interessante?

5 - Essa fonte segura essa config?

6 - Não tenho preferência com aparência de gabinete desde que tudo encaixe bem e seja bem ventilado. Alguma sugestão?

Acredito que não estou esquecendo de nada. Fico no aguardo da ajuda e sugestões.

Obrigado!

Postado

Primeiramente, gostaria de recomendar que aguardasse para fazer esse investimento depois da pandemia. O valor do dólar subiu e com ele os preços de componentes. Com esse valor que você tem hoje, compraria um computador bem melhor em fevereiro e início de março do que compraria hoje, por exemplo. Comprar agora será um enorme desperdício de dinheiro.

Dito tudo isso, achei sua configuração muito mal dimensionada tendo em vista o orçamento. Se quiser um PC para jogos casuais, em qualidade média, ótimo. Se quiser algo mais robusto, para títulos AAA como o tão aguardado Cyberpunk 2077, para rodar jogos atuais em configuração High ou Ultra, então vai precisar investir melhor. 

Se puder compartilhar conosco qual é sua prioridade, poderemos ajudar melhor. Se souber os jogos exatos que pretende jogar, melhor ainda.

Postado
11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Primeiramente, gostaria de recomendar que aguardasse para fazer esse investimento depois da pandemia. O valor do dólar subiu e com ele os preços de componentes. Com esse valor que você tem hoje, compraria um computador bem melhor em fevereiro e início de março do que compraria hoje, por exemplo. Comprar agora será um enorme desperdício de dinheiro.

Dito tudo isso, achei sua configuração muito mal dimensionada tendo em vista o orçamento. Se quiser um PC para jogos casuais, em qualidade média, ótimo. Se quiser algo mais robusto, para títulos AAA como o tão aguardado Cyberpunk 2077, para rodar jogos atuais em configuração High ou Ultra, então vai precisar investir melhor. 

Se puder compartilhar conosco qual é sua prioridade, poderemos ajudar melhor. Se souber os jogos exatos que pretende jogar, melhor ainda.

Obrigado pela resposta.

Eu entendo a questão da epidemia e o meu medo, na verdade, é que os preços piorem no curto/médio prazo tendo em vista que ninguém sabe como será nosso novo normal.

Eu estou em home office e o notebook que tenho usado para trabalho só tem me dado dor de cabeça. Como a previsão é que a empresa que eu trabalho adote o home office como o padrão, preciso de uma máquina razoável para continuar trabalhando.

Quanto aos jogos eu pretendo jogar sim os AAA que estão para sair assim como também jogar jogos mais leves como CSGO e Dota 2 por exemplo, e sei que para esses não preciso de uma máquina muito potente.

Eu tenho uma TV FHD 32" que pode ser usada como monitor temporariamente e comprar o monitor logo que entre mais uma grana em alguns meses. Ou mesmo comprar ele parcelado por agora fora desse orçamento.

Tendo esse orçamento de 6 a 7 mil sem o monitor no momento, o que você acha que eu poderia fazer de upgrade nessa configuração?

Minha ideia seria comprar essa semana ainda aproveitando algumas promoções (que eu sei que estão ruim por conta do dólar) na Kabum ou em outra loja, mesmo que esteja "perdendo" dinheiro agora.

Mais uma vez obrigado pela atenção!

adicionado 28 minutos depois

Pensei também em esperar um pouco pra comprar a gpu pois preciso mesmo é de algo para trabalhar no momento. 

• Curtir 1
Postado

@Raficanis a tv funcionará normalmente, mas se tiver baixa resolução (abaixo de FHD) as letras ficarão bem grandes na tela, dificultando um pouco o uso. Dá para montar o PC, testar se ficou bom e então determinar se vai mesmo querer/precisar de monitor.

O que pode melhorar na configuração:

Ryzen 5 3600 ou 3600X (se estiverem com pouca diferença de preço, prefira o X)

Fonte corsair CX 550

Memórias de marcas melhores. Recomendo G.Skill, Geil, Corsair, Patriot, Crucial ou Adata/XPG. 3 GHz é uma boa frequência e doos módulos de 8 GB vão trabalhar em Dual Channel, mas observe na hora de escolher que tem kits de dois módulos que podem custar acima ou abaixo de comprar dois módulos avulsos, valendo sempre fazer a comparação.

A GTX 1660 é uma boa GPU. Se quiser algo mais robusto, pode pegar a RTX 2060. Acima dela só se o dinheiro estiver sobrando mesmo, pois o ganho já começa a não compensar tanto.

O SSD eu achei descompensado. Se você realmente precisa de SSD para seu trabalho (edição de vídeo ou algo assim), ok, mas se não for esse o caso, pegue um M.2 de 200 a 400 GB e um HDD para armazenamento (que pode ser adquirido depois se for o caso). Marcas de SSD que recomendo são as mesmas de memória, acrescentando Samsung e Intel.

O gabinete recomendo um que tenha boa ventilação e filtragem de ar. Painel frontal em mesh é muito importante para assegurar melhor fluxo de ar. Os que costumo recomendar são:

Aerocool Aero 500G RGB BK
Aerocool Aero One Frost
Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
Cougar MX330-G
Deepcool E-Shield
Deepcool Matrexx 55 Mesh
Thermaltake Comander C35 TG ARGB
Thermaltake Versa J24

Compre ventoinhas para o gabinete. Quanto mais melhor. Se o modelo que escolher suportar ventoinhas de 140 mm, prefira elas. Marcas boas são cooler master, aerocool, deepcool, noctua e thermaltake (tem outras, mas não estou com muito tempo para relembrar/pesquisar nesse momento).

Um cooler avulso para a CPU será muito bom para assegurar maior durabilidade do seu sistema. Recomendo CM Hyper 212 (normal ou turbo), CM MA410P ou MA620P (esse segundo é mais caro, mas se tiver promoção vale muito a pena).

Ademais, se não souber montar o PC as lojas kabum, pichau e terabyteshop oferecem o serviço de montagem, mas somente a terabyte permite a você escolher os componentes fora do aplicativo (o aplicativo das três lojas não mostram o estoque inteiro) e pedir a montagem à parte. Se morasse em BH, tanto o orçamento quanto a montagem/instalação são serviços que poderia oferecer, pois sou do ramo.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods sensacional a explicação, meu amigo. Vou montar aqui uma nova configuração com base nas suas recomendações e verificar em outras lojas também!

Muito obrigado até então, assim que tiver decidido volto para contar e fechar o tópico rs

Uma última pergunta. Sobre a placa-mãe, essa aí que eu orcei segura ou você recomenda pegar uma melhor?

• Curtir 1
Postado

@Raficanis Ela, juntamente com a AB350M DS3H V2 costumam ter o melhor custo benefício para AM4. Seguram tranquilamente, apesar de ser melhor pegar a B450 por ser compatível com a próxima geração. Tem uma que estava com preço melhor no mercado, da própria gigabyte, mas procurei agora e parece que esgotou. Marcas que recomendo são gigabyte, msi e asus, mas a asus prime que não tem dissipador no VRM não presta. Sempre priorize B450, 4 slots de RAM e dissipador no VRM.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

Bom, vou colocar aqui a configuração na qual cheguei.

PROCESSADOR: Ryzen 5 3600x - R$ 1.519,90

PLACA-MÃE: Gigabyte B450M DS3H - R$ 629,90

RAM: Corsair Vengeance LPX 2x8GB 3000MHz  - R$ 499,90

GPU: PowerColor Radeon RX 5700 - R$ 1.999,97

FONTE: Corsair CX550 - R$ 439,90

SSD: Adata M.2 1TB - R$ 649,90

Gabinete: Deepcool E-Shield - R$ 300,90

Coolers: 4 fans Deepcool RF140 RGB - R$ 329,80

CM Hyper 212 EVO - R$ 199,90

TOTAL: R$ 6.570,70

Algumas dúvidas:

1. Tô esquecendo algo?

2. O cooler e fans selecionados são de qualidade? Os preços estão ok?

3. Existe a possibilidade de trocar o Ryzen 5 3600x pelo 3600 e ter uma economia de 250 reais, vale a pena o custo-benefício?

4. Também existe a possibilidade de trocar a RX 5700 pela 5600XT (-250 reais) ou pela 1660 Super (-350 reais). Vale a pena em alguma situação?

5. Existe alguma fonte com melhor custo-benefício? A CX550 só tem na Kabum e achei salgado o preço.

Obs: o orçamento está dentro do que eu pretendo gastar, pensando que esses 430 reais restantes podem se tornar periféricos que eu também precisarei comprar. Ficando assim o monitor gamer para um investimento futuro.

Valeu!

• Curtir 1
Postado

@Raficanis Coolers CAROS pacas. Se quiser uma discoteca, entendo, mas fora isso, dá para investir melhor. Acredite, a discoteca fica velha e chata MUITO RÁPIDO. Você poderia investir metade desse valor em ventoinhas comuns, e a diferença em uma GPU superior, como a RTX 2060. Pessoalmente, eu prefiro HOJE Nvidia, tanto por questão de estabilidade quanto por durabilidade, mas isso vai de cada um. Sempre fui fã da AMD pela capacidade dela de se igualar e superar a competição oferecendo sempre o melhor preço, mas a série atual de placas de vídeo da AMD/Radeon é obsoleta demais até para meu maior otimismo. Estão usando há anos as mesmas arquiteturas, sempre visando aumentar o desempenho a qualquer custo. Isso gera vários problemas comuns e bem conhecidos, de superaquecimento, falha de controle de velocidade nas ventoinhas e tantos outros. 

Enfim, sua configuração ficou ótima. Ainda falho em entender a razão de optar por Radeon em vista de Nvidia, que dura mais, bem como de optar por ventoinhas de maior fator visual do que eficiência e custo/benefício. O SSD poderia ser menor pareado com um bom HDD, mas como os outros questionamentos, vai de ti. A configuração em si está ótima, muito poder de fogo pareado com componentes duráveis e de boa qualidade. 

Lembre apenas que para parear tantos RGB você vai precisar de alguns aparatos. Em especial um bom splitter RGB, seja na forma de cabo ou de placa.

adicionado 1 minuto depois

Ah.... se vai investir tanto em coolers para gabinete, recomendo muito que opte pelo Hyper 212 turbo, ou ao menos adquira mais uma ventoinha de 120 mm para colocar seu cooler no modo push&pull, que aumenta muito sua eficácia.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods vou trocar os fans por alguns básicos.

Nem me impede com o RGB na verdade.

Encontrei uma RTX 2060 super na faixa de preço das 2060 normais da Kabum. Acho que vou postar por ela por 2400 porque não tem RTX 2060 lá abaixo disso.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 06/05/2020 às 22:12, Raficanis disse:

@WOZ Dods vou trocar os fans por alguns básicos.

Nem me impede com o RGB na verdade.

Encontrei uma RTX 2060 super na faixa de preço das 2060 normais da Kabum. Acho que vou postar por ela por 2400 porque não tem RTX 2060 lá abaixo disso.

Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!