Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, gostaria muito de uma ajuda com isso.

Eu tenho um HD externo com um clone que eu fiz de um HDD, e tenho um SSD com Windows 10 instalado, porém sem meus programas e arquivos. Há alguma maneira de eu migrar esse clone do HD externo para o Windows 10 já instalado no meu SSD, isto é, juntar o windows aos arquivos e programas?

Obs1: Criei o Clone a partir do Macrium reflect.

Obs2: O clone não tem arquivos de boot.

Obs3: Não tenho como fazer o clone direto do HDD para o SSD, pois estou sem adaptador para ter os dois ao mesmo tempo no notebook.

Caso esteja faltando alguma informação importante, é solicitar que eu forneço,

Obrigado,

Postado

Depende muito do programa que está usando. O macrium reflect permite o redimensionamento de cada uma das unidades do backup sem muita dificuldade. O Acronis, por outro lado, tem certas limitações dependendo do formato das partições originais. Se puder, use o macrium reflect, versão inicializável (o programa é gratuito e tem a opção de criar disco inicializável).

adicionado 5 minutos depois

@pedroso_luc Agora que parei para ler direito sua pergunta. Você precisa usar o disco inicializável do macrium para criar o clone. Você precisará também de um HD externo ou pendrive com espaço suficiente para suas partições de BOOT (tem que copiar todas que estiverem antes da unidade C e qualquer outra ligada ao sistema presente no disco). Depois de criar o clone, desligue o note, troque pelo SSD, ligue o note novamente com o HD externo ou pendrive no qual copiou o clone conectado, inicie pelo macrium inicializável e restaure o clone. Ele vai te avisar que a unidade C será reduzida por causa da falta de espaço. Confirme e depois que terminar é só iniciar pelo SSD normalmente. Se estiver usando windows 7 precisará otimizar o sistema para rodar com SSD (o ssd tweaker faz isso automaticamente). Se estiver com o windows 8 em diante pode só desligar a hibernação e pronto (CMD administrador>> powercfg -h off).

adicionado 7 minutos depois

Se puder fazer tudo isso ligando o HD do note 

33 minutos atrás, pedroso_luc disse:

Há alguma maneira de eu migrar esse clone do HD externo para o Windows 10 já instalado no meu SSD, isto é, juntar o windows aos arquivos e programas?

Não há maneira de fazer isso que não seja complicada demais para valer a pena. Melhor esvaziar o disco, clonar, copiar os arquivos de volta. Sem fazer backup todas as opções são arriscadas e podem causar a perda de todos os arquivos por qualquer errinho que cometer, então não vale a pena. Você pode conectar o HD e o SSD em um computador de mesa e fazer tudo por ele sem dificuldade alguma e em menos da metade do tempo que levará se fizer tudo no note.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods Não tenho opção de computador de mesa, o que tenho em mãos é um HDD com arquivos e programas originais, um HD externo e o SSD (para onde quero migrar tudo) se eu estivesse com adaptador, sim, seria fácil, era só fazer o clone diretamente com o Macrium, mas no momento não será possível

Mas pelo que eu entendi da sua sugestão, seria fazer um clone do HDD no HD externo ao invés de uma imagem com todas as partições de boot e sistema. E depois dar o boot com o SSD com o Win 10 sem nada, e usar o macrium novamente para clonar o HD externo para o SSD, está certo isso?

Postado

@WOZ Dods Obrigado pela ajuda!

Eu havia criado o pendrive inicializável no próprio HD externo em uma outra partição, mas não deu certo. Quando dei o boot no SSD, o Macrium fez a cópia da imagem, mas o SO não foi instalado, dps disso virou uma bagunça, a máquina está utilizando o boot do HD externo e os arquivos do SSD. Sem o HD externo conectado não da boot.

Mas na sua solução qual serio o passo a passo? 

lembrando que já tenho a imagem do HDD no HD externo e posso facilmente criar um outro pendrive inicializável com o Macrium. Como Faria para unir os dois?

Obrigado novamente.

Postado

Que confusão! Se está bagunçado assim, não quebre cabeça com isso. Se tivesse feito a instalação virgem do windows 10 teria levado, se muito, 20 minutos para estar com o windows rodando. Agora que virou confusão, recomendo mais ainda fazer isso. Só recomendaria usar o macrium reflect se tivesse sua partição original de sistema inalterada e pronta para fazer o processo novamente da estaca zero, dessa vez respeitando a hierarquia das unidades, mesmo assim só se tivesse programas pagos que não conseguisse recuperar as chaves de ativação. Se tem programas em outra unidade, aí complica mais ainda. Sério, faz uma bela formatação do zero nesse SSD, será muito mais feliz.

adicionado 0 minutos depois

Ah, e não esqueça de baixar as versões mais recentes dos drivers do note e instalar um a um.

Postado

@WOZ Dods Na verdade ainda possuo o HDD que contém todos programas e programas funcionando corretamente, basta instalar ele no note que tudo funciona. A missão é passar para o SSD, sem dispor do adaptador para fazer de forma síncrona no Macrium, talvez isso esclareço melhor a dificuldade. 

O SSd estaria zero, se não fosse a imagem do HDD que foi clonada (sem o sistema de boot).

Enfim, agora estou fazendo você disse, fim um pendrive bootável com o Macrium, e a imagem o HDD no HD externo. Mas acho que foi o que eu fiz antes, Eu clico em "Image Restore" e faço a restauração pela imagem, mas isso claro. Não instala o SO.

Mas tive uma ideia, fazer uma instalação limpa e dps restaura a imagem. Creio que isso deva funcionar, certo?  

Postado

@pedroso_luc não, não faça isso. Faça uma nova imagem com o macrium pelo disco de boot. Dessa vez inclua todas as partições na imagem (exceto um possível D cheio de arquivos pessoais). Então remova TODAS as partições do SSD e somente então restaure a nova imagem. Se sua dificuldade for justamente excluir as partições, o macrium deve ter uma ferramenta para isso. Se não tiver, terá que usar um aplicativo à parte, inicializavel. O hirens boot disk vem com um windows inicializavel que solucionaria esse problema, por exemplo.

Postado

@WOZ Dods a imagem que eu fiz de meu HDD já continha todas as partições, porém mesmo assim, ao restaurar a imagem no SSD, vem só os arquivos e programas, sem o SO (Parece que essa imagem do Macrium não cria o SO), por isso acredito que a solução seja mesmo, instalar o SO limpo, depois restaurar a imagem ( que deve trazer somente os apps e arquivos).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...