Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eae galera, comprei um water cooler DeepCool Gammaxx L120T e instalei no meu pc, só q não notei muita mudança de temperatura, só não sei se eu instalei errado ou se o wc esta com problema, alguém o que pode ser? meu processador é o FX 8350 que antes no rainbow six ficava por volta de 60 graus ( com o gabinete aberto), agora com o wc fechei o gabinete e esta por volta de 56, eu fiz coisa errada ou o wc pode não estar funcionando corretamente. agradeço a atenção

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Aparenta estar correto. Radiador de 120mm nada mais é que um cooler chique, pra tu falar que tem água aí no sistema... rs

Aliás, tem muito cooler que dá pau nestes watercoolers aí, por preço menor.

Seu FX já é esquentado por natureza, então se tá bem fixado, sem folgas, com pasta térmica, tudo certinho, tá ok.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

O detalhe mais importante para o wc é a bomba funcionar com o controle de rotação desativado.
No caso do GA-970A-D3P se a bomba estiver ligada nos conectores cpu fan ou sys fan1 o controle de rotação precisa ser desativado manualmente na bios.

O limite de temperatura é de 70 C.

Para uso do processador em stock, dependendo de cada um pode ser que nem compense gastar com um water cooler ou até mesmo um air cooler o qual também depende da compatibilidade do gabinete.
Mas o cooler box pode se mostrar limitado em aplicativos mais pesados como renderização, testes de benchmarks e over.

Para ter uma ideia veja um teste do FX-8350 com Seidon 120 que é equivalente ao da Deepcool aqui.

Postado

@EdsonSM ah sim mano, então eu liguei a bomba no cpu fan e o fan do radiador no sys fan1

então devo ir na bios desativar o controle?

Edit: eu desativo também o controle do sys fan 1?

• Curtir 1
Postado

Somente a bomba precisaria funcionar em 12V.

A fan pode deixar no padrão para que a placa-mãe faça o controle de rotação.

Por convenção ligue preferencialmente a fan no conector cpu fan.

A bomba pode ser ligada no sys fan 1 lembrando de desativar o controle de rotação na bios.

Sua placa-mãe tem outros dois conectores adicionais pwr fan e sys fan 2.

Eles não possuem controle de rotação, até poderia ser usado para ligar a bomba, mas ficam mais distantes do socket.

Assim é melhor deixar esses conectores para ligar fans adicionais do gabinete.

• Curtir 1
Postado

Verifique na bios a rotação da bomba que para esse modelo deve ficar em torno de 2400 rpm.

Tem também utilitários como o HwMonitor que mostram as rotações das fans.

Apenas complementando, tem modelos como os da Corsair e NZXT que a bomba usa a alimentação direto da fonte.

Assim esses independem do controle de rotação do conector.

Postado

Citei apenas a Corsair e NZXT para dizer que existem exceções quanto a necessidade de desativar o controle de rotação.

Precisaria fazer esse ajuste apenas para modelos que usam a alimentação pelo conector da placa-mãe.

Particularmente iria preferir esse modelo da Deepcool pelo radiador ser mais tradicional e compacto.

O Corsair H45 tem a bomba acoplada no radiador, ocupando mais espaço na grade do gabinete.

Mas a vantagem seria os 5 anos de garantia nacional da Corsair.

• Obrigado 1
Postado

Está correto! 😀

adicionado 19 minutos depois

@Bernardo 060704

Vou complementar outras informações importantes sobre o monitoramento de temperatura dos processadores FX:

O CPU Temperature que aparece na bios é a temperatura do socket o qual não deve ser confundida com a temperatura do processador.

Recomendo que baixe o HwMonitor aqui e o AMD Overdrive disponível nesse link aqui.

O HwMonitor mostra temperatura do processador descrito como Package.
O Overdrive mostra a Margem Térmica que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite.
A soma da temperatura Package com a Margem Térmica determina esse limite de 70 C.

Pode acontecer da temperatura do processador (Package) ficar bem abaixo da temperatura ambiente, veja esse print aqui.
Os FX não mostram as temperaturas reais.

O motivo digamos é que o sensor é digital, a temperatura é calculada a partir de uma fórmula em sua própria escala.
As temperaturas são confiáveis somente a partir de 35 C - 40 C.

• Curtir 1
  • 3 meses depois...
Postado

@EdsonSM amigo, desculpa voltar nesse tópico, mas troquei de kit e to tendo problemas com temperatura, acredito que seja por causa da pasta termica, aí queria saber se você sabe alguma pasta termica boa que não seja muito cara tipo até uns 50 ou 60 reais

• 3 anos depois...
Postado

Amigo minha Placa mãer é a B450 Steel legend, comprei um rise mode 240mm instalei o cabo de 3 pinos da bomba no Cpu fan WP2, E os fans do radiador no CPU FAN, Cara e na BIOS só aparece o da CPU Fan no caso '' AS VENTOINAHS GIRANDO '' O da bomba não aparece nem no HWMonitor fiz algo de errado está com defeito ? @EdsonSM @Bernardo 060704

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...