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Olá, meu pc recentemente não esta conseguindo rodar jogos que antes rodavam tranquilamente, na verdade até roda só que em algum momento aleatorio ( as vezes em menus dos jogos) ele simplesmente apresenta problemas o jogo (acontece em 90% dos jogos), e as vezes eu acabo de ligar o pc e abro uma aba (video no yt por exemplo) e ele simplemente congela ( e fica repetindo o som do ultimo segundo do video) até dar tela azul, e eu ja limpei, reconectei os cabos, formatei, mudei de versão do Windows e etc, e continua dando esse problema ate q um dia resolvi fazer um scan smart no hd e vi esses resultados, o pc todo em geral ja tem uns 5 anos de uso mais ou menos só a placa-mãe e o processador que são novos. Será de esses crash e as vezes tela azuis são causados pelo hd que esta morrendo?

 

Especificações do pc:

Amd Fx 6300

Gigabyte GA-78LMT-S2 (Socket M2)

8,00GB Single-Channel DDR3 @ 803 Mhz HyperX

Fonte> Thermaltake smart 500w

465GB TOSHIBA DT01ACA050 

 

hdd.png

  • Coordenador
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BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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@Phoenyx cara fiz o memtest como você falou e ate agora não acusou nenhum erro na ram, tem certeza que o hd ta ok? porque eu vi que esses numeros não eram pra ta diferente de 0 no smart test (um hd novo era pra ta tudo zerado, algo assim) mas tambem não sei qual e o "limite"

15893119445832590418675089638308.jpg

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@Phoenyx Ta aqui um print do que do gerenciador de tarefas logo após ocorrer o crash, será que pode ser placa de video morrendo? Estava rodando rainbow six, apresentou alguns frames drops antes e algums minutos depois, simplesmente congela a tela e apresenta problemas

asd.png

adicionado 22 minutos depois

@mick 07 Segue resultado do Checkdisc, fiz quase tudo que você falou e continua apresentando problemas aplicativos do nada, a tela azul até que parou um pouco

ddd.txt

  • Coordenador
Postado

Amigo, você enviou um log gigante com várias falhas apresentadas no visualizador de eventos, era pra verificar apenas o log do teste de memória e do chkdsk, ambos separados, conforme instruções acima. Se tiver com dificuldade, procure no Google como visualizar os resultados. Abraços.

Postado

Olá, meu pc recentemente não esta conseguindo rodar jogos que antes rodavam tranquilamente, na verdade até roda só que em algum momento aleatorio ( as vezes em menus dos jogos) ele simplesmente congela a tela ou fica preta, porém em alguns jogos acontece isso mas o audio continua apos travar, outros ele trava e muito rapidamente já fecha falando que o programa parou de funcionar ( No r6 por exemplo a tela fica preta mas o som do batepapo continua rodando) (acontece mais frequente em jogos mais pesados), mas as vezes também eu acabo de ligar o pc e abro uma aba (video no yt por exemplo) e ele simplemente congela ( e fica repetindo o som do ultimo segundo do video) até dar tela azul, e eu ja limpei o pc, reconectei os cabos, formatei, mudei de versão do Windows fiz, o smart scan no hd e não apresentou nada critico, também fiz um teste da memoria e não apresentou nada, o pc todo em geral ja tem uns 5 anos de uso mais ou menos só a placa-mãe e o processador que são novos. Será de esses crash e as vezes tela azuis são causados pela placa de video que esta morrendo? Eu comprei ela já usada mas nunca apresentou problemas. embaixo tem um print do gerenciador de tarefas logo após o jogo simples apresentar problemas, será que essa queda brusca de quase 100% pra 0% da gpu tem relação?

 

Especificações do pc:

Amd Fx 6300

Gtx 750 Galax

Gigabyte GA-78LMT-S2 (Socket M2)

8,00GB Single-Channel DDR3 @ 803 Mhz HyperX

Fonte> Thermaltake smart 500w

465GB TOSHIBA DT01ACA050 

asd.png

Postado

Usa o Hdd Regenerator pra fazer uma avaliação do seu HD se tiver setor defeituoso, ele concerta... Pode ser temperatura TB mano, quando foi a última vez que você limpou seu PC? Trocou pasta térmica etcs..

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