Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal! Como vão?
Então, esses dias eu postei aqui sobre um possível upgrade e tal, mas por hora eu só consegui fazer algumas mudanças no PC, como a placa de vídeo, fonte, adição de mais um pente de memória, bem como a formatação e mudança de sistema operacional. 

A configuração anterior era essa:

Processador: i3 3220 com win7 instalado

Memória: 4GB (ddr3)

Placa de vídeo: Nvidia GT 610 EVGA

Fonte: Genérica de 200W

Placa-mãe: Não vou saber o nome, mas é uma h61, soquete LGA 1155.

Configuração atual:

Processador: i3 3220 (mesmo, só mudei o sistema operacional pra win10)

Memória: 8GB (ddr3)

Placa de vídeo: Nvidia GT 1030 Gigabyte

Fonte: Aerocool KCAS 400w PFC ATIVO selo 80 plus white

Placa-mãe: Não vou saber o nome, mas é uma h61, soquete LGA 1155. (mesmo)

Acontece que, assim, quando eu tinha a 610, eu me arriscava a jogar em configurações MÉDIA/ALTA com um FPS razoável. 120+- (quando muito). Tudo no BAIXO, tinha dia que batia 200 (milagrosamente), mas o comum era na faixa de mínimos 110, e máximos 160-170 quadros. Logo, quando resolvi trocar a placa de vídeo, instalando todos os drivers necessários, como os da placa de vídeo, bem como todos os outros necessários à função do computador, percebi uma "queda de FPS". O FPS não está ruim, considerando ao que eu sempre joguei, mas se considerar a diferença entre uma placa e outra, e até mesmo ao site benchmarks, que diz que a placa 1030 é 600% melhor que a 610, não era pra eu ter um desempenho melhor?
Pra vocês terem ideia, quando o jogo tá com as configurações no ultra (eu jogo LOL), pega facilmente 260 FPS, na base. Quando as tropas são liberadas, lá pro 1:30, por aí, o FPS cai pra 130, quando não mt, bate no 160.  Era algo que eu esperava, é claro, devido à grande aglomeração de informação na tela, seja por minions, os detalhes do mapa, ou até mesmo a forma com que os personagens se dispoem em uma luta, por exemplo. Mas assim, minha placa velhinha, com fonte fuleira parecia desempenhar TÃO MELHOR que essa configuração de agora, em mesmas situações.
Detalhe: se eu desço os graficos pro LOL, eles não sobem além do 160 FPS. Era pra ser o contrário, não? Que é o que ocorria com a 610! Quando botava no LOW, FPS subia. 

Já fiz o básico pra que eu tivesse um melhor desempenho, como desativar o modo de jogo; ir no regedit desativar o DVR (que eu não entendi mt bem o que é, mas que mt gente fez e disse ter sido fucional aos casos); verificar os drivers e atualiza-los de forma correta; ir no modo compatibilidade do executavel do LOL e desativar a melhoria de performance em tela cheia; desativar as reinicializações não necessárias no windows e os efeitos visuais que não são tão importantes. O que mais eu poderia fazer? Me ajudem 😕

Desde já, agradeço.

Postado

ola tudo bem porque você ja tentou fazer meio que um overclock na placa de video porque você deve ter comprado sua placa de video sem overclock ou com o clock ou mhz alto deve ser por caus disso e a sua anitiga placa de video devia ta rodando com frequencia mais alto deve ser isso

• Membro VIP
Postado

A GT1030 é sim uma GPU superior à GT610 porém pode ser que o seu i3 não esteja conseguindo extrair todo o potencial dela, você poderia colocar uma RTX2080TI aí que seus FPS ficariam os mesmos nesse cenário do LOL.

Isso acontece porque é o processador quem dá ordens à GPU para desenhar as coisas na tela, se o seu processador não consegue acompanhar o ritmo de uma GPU mais poderosa, então ela tem de esperar e consequentemente os FPS caem quando isso acontece.

Lembrando que rodar um jogo a 200, 300, 400 frames por segundo exige muito do processador também.

Baixe o MSI Afterburner, configure para mostrar na tela as seguintes informações: Uso de CPU, GPU, temperaturas, RAM, VRAM, frametime e framerate. Poste aqui algumas screenshots para que possamos analisar os resultados.

PS: Tanto faz se o jogo roda a 300 ou 100 FPS se o seu monitor é de 60hz.

Dúvida: Qual GT1030 você pegou? A versão com memórias GDDR5 ou a de DDR4?

Postado

@grievous Olá, colega, obrigado por alguns esclarecimentos.

Então, vamos lá. No momento eu não tô em casa, então só vou conseguir baixar o afterburn amanhã quando chegar lá, e logo posto por aqui. 

Se não me engano, é a versão gddr5.

E quanto ao monitor, é um vga (tive de usar um adaptador) de 60hz. Ele por si só, tem alguma influência no FPS, digo, ainda que o máximo que vai aparecer é o equivalente a 60, ele limita o mostrado à tela?

adicionado 1 minuto depois

@ONE S me perdoa, mas eu não consegui entender o que você quis dizer. Eu comprei a placa usada de um amigo (ele comprou uma 1060) e eu peguei essa dele. Não sei se ela tinha algum tipo de configuração pra definida quando a peguei.

• Membro VIP
Postado

@Lindomar Gonçalo Perfeito, porque a versão de DDR4 da GT1030 é muito ruim e tem o mesmo nome da outra com GDDR5 que é bem melhor, sacanagem por parte da Nvidia pois ela poderia ter soltado essa de DDR4 como GT1010 por exemplo.

O monitor não influencia nos FPS do seu jogo, porém ele só dá conta de mostrar pra você 60 quadros por segundo. Se o seu jogo está rodando a 60FPS ou a 1000FPS o monitor só conseguirá mostrar 60 e a experiência será praticamente a mesma.

Se você quer aumentar aí os FPS do LOL, precisará pegar um processador com mais núcleos e clock maior para que ele consiga acompanhar a GPU porém, na minha opinião, é desnecessário se você não tem um monitor de 144hz ou 240hz.

Postado

@grievous Correto, mas a princípio, qual seria o upgrade que eu poderia fazer na máquina pra acompanhar o desempenho dessa GPU (tendo em vista que não tão cedo eu vou trocar ela)?
Tô baixando o MSIAfterburner aqui. Assim que eu consegui fazer o que me pediu, eu posto aqui.
Outra coisa, você acha que colocar configurações de alto desempenho de energia realmente funciona? Vi muita gente falando isso, sobre a questão de às vezes tá demandando muita energia, e o pc estar no equilibrado, por exemplo.
Obrigado.

• Membro VIP
Postado

@Lindomar Gonçalo Se você só vai jogar LOL com esse sistema eu não vejo motivos de upgrade. Talvez pegar um monitor de 144hz seja o próximo passo a ser dado ou quem sabe adicionar um SSD caso ainda não tenha. Você tem SSD aí?

Porém se mesmo assim você quiser aloprar eu faria o seguinte: compraria um processador Xeon E3 1270 na china equivalente à um i7 3770 por R$250. Aí você precisa de um cooler melhor, pega um Gammax 400 por R$123 na Kabum pra esfriar o bichinho porque o cooler do seu i3 não irá dar conta do Xeon. Aqui de processador você já ta bem servido, daí coloca mais RAM pra ficar com 16GB e no futuro coloca uma RX570 ou RX580 que será uma máquina muito boa, arrisco dizer que dá pra por até uma RTX2060 porém com os preços subindo fica difícil bancar uma dessas.

Porém antes de fazer a compra seria bom conferir o modelo exato da sua placa-mãe, você pode fazer isso baixando o CPU-Z e acessando a aba "Mainboard" que lá vai constar o modelo e fabricante.

Postado

@grievous É uma PEGATRON IPM561P1, a placa.
Não, não tenho SSD. Eu ia colocar o SSD aqui, mas não deu certo. Faltou no orçamento, haha. 
Quero colocar um em breve.
Mas assim, com essa questão de OS com uma GPU de maior desempenho, ainda que eu tenha um novo monitor, eu não vou encontrar dificuldades?
Eu pensei em tentar fazer um upgrade pra um i3 de oitava, se não tivesse muito caro, ou pra um Pentium 4560 (acho que é isso). A performance dos dois ficam meio próximas, segundo alguns comentários e benchmarks que vi por aí.

• Membro VIP
Postado

@Lindomar Gonçalo A cada duas gerações de processadores a Intel muda o soquete para forçar seus consumidores a trocar também a placa-mãe caso queiram um processador melhor. E para você sair de um i3 de terceira geração para um i3 de oitava geração teria de trocar placa-mãe e memórias também.

O Xeon que eu te recomendei é um processador fenomenal e por R$250 não existe nada que chegue perto do desempenho que ele entregue. Agora essa sua placa-mãe é estranha, eu procurei no google pelo nome dela e não encontrou nada, sem saber se ela suporta o Xeon ou não fica difícil te recomendar ele. Aparece "Pegatron" lá no CPU-Z? Poderia postar uma foto?

Postado

@grievous Segue em anexo, conforme pedido: prints da tela em jogo, utilizando o afterburner, com qualidades médias e ultra; e print do CPU-Z. A placa é de soquete LGA 1155.
Vou postar mais fotos abaixo. Um instante.

MÉDIO - BASE.png

MÉDIO - LANING.png

adicionado 1 minuto depois

@grievous CPU-Z

CPU-Z.jpg

adicionado 3 minutos depois

@grievous Não consegui postar as duas imagens maiores dessa vez, mas essas são as qualidades no ultra.

Sem título.jpg

• Membro VIP
Postado

@Lindomar Gonçalo Rapaz eu olhei aqui e parece que seu processador está de boa. Não saberei te dizer porque que com a GT610 parecia rodar melhor.

Nesse vídeo aqui com um sistema parecido os FPSs parecem próximos então diria que está normal. Como ta rodando com mais de 100FPS diria que não tem com o que se preocupar aí.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...