Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer overclock perde garantia?


Posts recomendados

Tenho tido essa duvida ultimamente. Alguém sabe se algum ou qualquer um overclock, independente onde seja e/ou em qual componente seja, perde garantia? Pergunto isso porque quando eu era criança eu ouvia muito esse tipo de coisa... Hoje em dia não sei mais como funciona isso. Não quero fazer overclock agora por minha config aguentar qualquer coisa, mas caso eu precise num futuro próximo, eu já esteja ciente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que depende do modelo do processador. Até porque existem "travas" automáticas tanto na MB como na CPU que causam instabilidades que inviabilizam a utilização da CPU em condições extremas.

Por exemplo, se pegar uma CPU Intel da série K, o fornecedor não poderá dizer nada porque já está implícito que a CPU só atingirá o clock máximo em condições de OC.É lógico que pelas "travas" existentes(na temperatura admissível, por exemplo), o usuário deverá prover o conjunto de um equipamento de resfriamento adequado.

Já nas CPU "não K", aí já é por conta e risco, porque deve ver como é o sistema de proteção da CPU.

Isso não ocorrerá com os novos Ryzen, desde que dentro dos clock de projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De forma alguma.pelo que sei a CPU e a MB permitem até 3200Mhz.Mas existe uma limitação da estabilidade, isso depende muito dos MOSFETS na MB(são circuitos dotados de componentes que melhoram a qualidade da corrente e a dissipação de energia, que é necessário devido á maior energia despendida no OC), me parece que as B450 tem suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderá.Mas veja vídeos e artigos sobre o assunto.Pelo que eu já ví (mas nunca fiz, devo dizer, porque não sou gamer)tem primeiro que analisar o hardware como um todo.Depois existe uma técnica de incrementos de clock(de pouco em pouco, pois no caso de RAM  e CPU se mexe na tensão, e isso sim, é perigoso) e devem ser usados alguns programas para acompanhar.E deve ver vídeos específico de sua configuração, marca e modelo de CPU e RAM, além de estudar sua placa-mãe.Isso se pretende ir além do clock admissível. Porém, no caso de sua RAM não espere resultados muito impressionantes porque ela não é de um modelo com bons dissipadores de calor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...