Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus Sabertooth 990fx r2 não funciona com 3 memórias?


Posts recomendados

Olá pessoal,

Faz algum tempo que uso uma Sabertooth 990fx r2.0 com bios atualizadinha, 4x4GB sendo um par da kingston e outro da patriot. O processador que uso é um 8350 e tem uma Geforce gtx960 SC também. Alguns meses atrás um dos slots patriot parou de funcionar e fiquei apenas com 3 memórias. Recentemente percebi que, MESMO NA BIOS MOSTRANDO TODAS AS RAMs INSTALADAS CORRETAMENTE e mesmo rodando vários testes de memória para garantir que todas estão saudáveis, o windows (assim como o Ez mode da assus, aquele menuzinho com interface bonita da bios) reconhecem menos. Na verdade o windows mostra 12,0GB (6.91 usable).

Depois de MUITO pesquisar achei algumas pessoas dizendo que essa placa-mãe suporta apenas combinações de 1, 2 ou 4 DIMMs nos slots, mas não 3! Achei isso incrivelmente estranho, sendo que tinha certeza que a única coisa é que teria um dos sticks, ou mesmo todos, sem funcionar em Dual Channel. Queria confirmar essa informação com vocês. Isso é verdade? A terceira memória simplesmente não tem como ser usada? Devo deixar apenas o par da kingston então? Não tem nenhuma forma de usar as 3 memórias nessa placa-mãe, mesmo abdicando do dual channel?

Vejam o link que achei no site da asus https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM3+/SABERTOOTH_990FX_R2.0/SABERTOOTH-990FX-R20_DRAM_QVL_1101.pdf?_ga=2.137141424.167889416.1589767598-1033578228.1588715144

Estou sem acreditar que uma placa-mãe dessas não tem uma opção simples de funcionar 3 memórias como single channel... Pra mim a quantidade de memória é muito importante :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

voce está usando uma Sabertooth 990 FX, uma placa gamer com recursos exclusivos para AMD e voltadas para jogos com desempenho e recursos específicos... Essas placas trabalham com um nível de qualidade para que atendam esses recursos. 

 

Ou você utiliza  apenas 1 pente de memória no primeiro slot da mesma, ou 2 pentes de memória um no primeiro slot e outro no 3 slot, ou então utiliza 4 pentes de memória ocupando todos os slots da placa. 

 

O manual da placa-mãe aconselha assim, ele não garante a funcionalidade utilizando 3 slots de memória,  você pode fazer um teste ocupando os 2 primeiros slots e o 4 slot de memória, ou então 1 primeiro e o 3 e 4 slot de memória... Mas não é garantido funcionar até porque os pentes não são iguais e mesmo que fossem não há garantias para isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.. Na minha cabeça por ser uma placa mais cara que uma qualquer, teria a possibilidade de usar 3 sticks abdicando do dual channel pra ter mais memória (as vezes é mais importante que desempenho). Me parece que realmente só vai funcionar as combinações de 1,2 ou 4 sticks mesmo. O que eu acho estranho é que o windows reconhece os 12GB, mas não usa. No menu interativo da asus ele também reconhece os 12GB se eu desativer aquele modo Unganged.

Mas já estou desencanando disso... Tenho só mais uma dúvida. Quando eu deixo dois sticks de 4GB ele mostra lá nas propriedades de sistema: "disponível 8GB (Usável 6,91GB)". Porque isso? a MOBO nem video onboard tem. Estou usando a gtx 960. Não era pra estar puxando nada da RAM. Ou estou esquecendo alguma coisa?

Só tenho 1 hd sata normal, 1watercooler com 2 ventoinhas e mais uma ventoina extra no gabinete. Fora isso só mouse e teclado kkkk


Help!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citação

Mas já estou desencanando disso... Tenho só mais uma dúvida. Quando eu deixo dois sticks de 4GB ele mostra lá nas propriedades de sistema: "disponível 8GB (Usável 6,91GB)". Porque isso? a MOBO nem video onboard tem. Estou usando a gtx 960. Não era pra estar puxando nada da RAM.

 

Se isso aparece no sistema operacional, verifique nas Propriedades de Sistema... No caso MSCONFIG  > Inicialização do Sistema >  Opções Avançadas, habilite a opção memória máxima, preencha com o número de memória máxima de seu computador ... Exemplo:

 

image.png

 

Se eu uso 8 GB, coloco com 8192 MB, clique em ok ou aplicar, vai ser solicitado que reinicie seu computador e após reinicializar você verifica novamente se está lhe exibindo a memória correta em seu PC.

 

Algumas placas mães alocam recursos  de memória no SETUP, isso é importante verificar também. Para ter essas informações é sugerível você ler o Manual da Placa porque eles explicam se é alocado uma quantidade mínima no SETUP e geralmente se é fixo ou variável essa alocação. 

 

Se for variável e não permitir a determinação do valor mínimo de memória no SETUP, cada vez que você aumenta a memória o SETUP pega um pouco mais para alimentar seus recursos, mais é um valor bem ínfimo.  Mas não são todas as placas que tem essa característica, para saber só lendo o Manual. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!