Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, tenho dificuldade com os meus jogos, num momento ele ta rodando 90 a 120 fps, e no outro cai pra 30, 35 fps. Jogo muito R6. Quando formatei o meu pc ele tinha dado uma diminuída, porém ele sempre volta, ja é a 3x. Eu particularmente não considero o meu pc fraco.

PROCESSADOR; FX6320E 3,2 GHz cache de 16 MB

MEMORIA RAM; 12gb de 1600 Mhz

PLACA DE VIDEO; RX560TI 4GB

FONTE; Aerocool 500W VX-500

placa-mãe; m5a78l-m lx/b

HD; 500GB

preciso de ajuda, quero saber o que ocorre, pois da muita dor de cabeça.

• Membro VIP
Postado

Placa-mãe inapropriada para processadores FX. Esse chipset (760G) foi projetado para os antigos phenom e athlon porém com um update de BIOS passou a suportar os FX que exigem mais energia tornando o VRM (circuito que entrega energia ao processador) da placa-mãe subdimensionado para eles.

A única medida garantida é a troca da placa-mãe por uma apropriada (de chipset 970, 980, 990) porém nem tudo está perdido. Você pode tentar algumas coisas como:

1 - atualizar a BIOS para uma versão mais recente.
2 - Desativar o Turbo Boost também na BIOS.
3 - Setar manualmente a tensão do processador também na BIOS. Nesse caso você irá colocar uma tensão menor, fazendo um undervolt.

Faça uma de cada vez e veja se o problema persiste.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Alex Carvalho Arruda Infelizmente esse problema é bem comum por aqui, eu orientei semana passada esse usuário com problema similar:

Ele conseguiu resolver os problemas dele desabilitando o turbo boost e fazendo undervolt porém ele não joga no PC, somente uso doméstico e uma edição de imagens aqui e ali. Mas dá uma lida para ter uma noção melhor que ajuda!

• Membro VIP
Postado

@Alex Carvalho Arruda Putz cara aí eu já nem sei. O ideal é que o seu undervolt seja feito na BIOS da placa-mãe, caso o PC fique instável você reseta a BIOS e tenta novamente. Tente por lá que é mais confiável!

Outra coisa que dá pra fazer é colocar dissipadores adesivos nos mosfets do VRM:

dissip.jpg

Se nada disso der certo então infelizmente a solução é a troca da placa-mãe por uma de chipset adequado (970, 980 ou 990).

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...