Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Obrigado desde já a quem puder me ajudar.

Hj tive de desmontar e montar meu PC, tive de trocar o HD e aproveitei para limpar ele. Quando fui desconectar os cabos que estavam conectados no painel traseiro, ainda com a fonte ligada na tomada porém com a chave na posição desligada. Tomei um choque bem de leve ao encostar na ponta do cabo USB do meu celular, depois notei que também estava dando choque na backplate do painel traseiro e no HDD. Ao desmontar procurei se a placa estava em contato com alguma parte do gabinete, até havia uma parte das tampas dos slots de expansão do gabinete que esbarravam mas as entortei para não encostarem mais, depois q liguei ele na bancada, mas já dentro do gabinete, ele não dava mais choque. Pensei: ok problema resolvido! Desconectei tudo, conectei novamente em cima da mesa dele, liguei o cabo da fonte e pra confirmar encostei na backplate e novamente estava dando choque.

Já testei sem o HDMI do monitor conectado e sem o cabo do roteador também, e o choque continua, o que eu já imaginava visto que o problema so acontece quando ligo o cabo da fonte...

Alguém pode me dar uma luz sobre o assunto? Corro risco de queimar alguma peça se ele ficar assim? Tenho multimetro, mas ainda nao testei as voltagens da fonte, até porque sou meio leigo no assunto, sei o básico do basico do básico de eletroeletrônica. Se alguem puder me indicar como testar a fonte para saber se é algum problema com o aterramento dela ficaria agradecido.

A fonte é uma CX750M.

Edit: terminei de escrever e encostei na backplate novamente e não tomei choque, parece q o problema fica indo e vindo...

adicionado 17 minutos depois

Corri pra pegar o multimetro pra medir a corrente, quando peguei já não estava mais dando choque novamente, vai entender... 🙃

Postado
8 minutos atrás, T1000_2015 disse:

@Luc457x está faltando aterramento.

Confirme se a sua tomada está com todos os pinos e se está aterrada. 

Se tiver dificuldades, procure um eletricista.

então, a instalação aqui é de certa forma nova pos a casa sofreu uma reforma, pelo que eu entendi a maiora das instalações aqui na região funcionam assim: o neutro funciona como terra, e tem uma haste de cobre enterrada lá abaixo da caixa do relógio.
O cabo de energia da fonte tem 3 pinos e o cabo do filtro de linha também, a tomada também é de 3 pinos, mas pelo que to percebendo na tomada da parede o pino do meio não tá ligado a fia nenhum, o problema então é a aterragem mesmo?
Existe alguma maneira de minimizar os riscos, se há risco, aos componentes sem envolver ter q refazer a parte elétrica da casa? Ou seria coisa simples tipo só atravessar um fio pelo conduíte até a aterragem no quintal e liga-lo a entrada do pino do meio na tomada?

Postado
18 minutos atrás, Luc457x disse:

pino do meio não tá ligado a fia nenhum, o problema então é a aterragem mesmo

Exatamente, este pino precisa estar aterrado.

O correto seria puxar um terra desde a sua entrada de energia ou desde o quadro de distribuição até a tomada. O terra é aterrado no início junto com o neutro, depois segue separado.

18 minutos atrás, Luc457x disse:

Existe alguma maneira de minimizar os riscos, se há risco, aos componentes sem envolver ter q refazer a parte elétrica da casa? Ou seria coisa simples tipo só atravessar um fio pelo conduíte até a aterragem no quintal e liga-lo a entrada do pino do meio na tomada?

Risco imediato não há; a solução é simples como falei; passar um fio a mais e aterrar ou na entrada ou no quadro de distribuição ou no aterramento no quintal se você tem separado.

Postado
13 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Exatamente, este pino precisa estar aterrado.

O correto seria puxar um terra desde a sua entrada de energia ou desde o quadro de distribuição até a tomada. O terra é aterrado no início junto com o neutro, depois segue separado.

Risco imediato não há; a solução é simples como falei; passar um fio a mais e aterrar ou na entrada ou no quadro de distribuição ou no aterramento no quintal se você tem separado.

Já q o risco não é imediato acho q dá para aguardar um pouco, ao menos passar essa coisa toda de pandemia, para contratar um eletricista pra fazer esse aterramento, certo?
Muito obrigado pela ajuda, nem havia pensado em conferir a tomada da parede, se havia o cabo do meio... Já estava pensando o pior, que havia perdido uma CX750M de bobeira, havia comprado ela pensando no upgrade da placa de vídeo q eu ainda nem fiz! hahahaha

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!