Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funcionam as gerações da amd am4?


Visitante

Posts recomendados

Olá. Eu quero comprar uma placa-mãe e processador amd. 

Da linha Intel, por 500 você acha uma placa-mãe Intel 9ª geração tranquilamente + um i3 9100f por exemplo, eu queria saber qual modelo de placa-mãe nessa faixa ou pelo menos como funciona certinho as gerações amd am4, por exemplo vi muitas no preço de 400 que dizem que para usar 3200g precisa atualizar, aí algumas vem de loja atualizada, como kabum ou terabyte, mas quais nessa faixa não previsa atualizar ou quais as mais novas correlacionadas com Intel, que não seja um absurdo de caro. Por quero uma atual para quando eu querer dar um upgrade, não precise trocar a placa a mãe e o processador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daxio

 

Na verdade, toda placa pra Intel pra nona geração, precisou de update de BIOS.. A Intel não lançou placas-mãe, junto com a nona geração, só re-usou as antigas.. Então, com alguma sorte, você poderia pegar uma placa que não funcione com nona geração.. Difícil, mas poderia acontecer..

 

Quanto a AMD, olhe uma B450.. Hoje, assim como a Intel, a grande maioria já vem pronta da loja ou de fábrica até, pra usar os processadores mais recentes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Daxio.

Eu uso AMD há uns 20 anos, e nos últimos anos, as placas-mãe que não me deram dor de cabeça são ASUS. Nos últimos anos estão vindo atualizadas (a Kabum dá essa informação no anúncio). Ano passado montei dois Ryzen 7 2700X, um com uma ASUS e outro com uma ASRock, ambas com chipset B450M, a ASUS reconheceu o processador de primeira, a ASRock precisou de atualização de BIOS. Mesmo a ASRock sendo uma placa-mãe superior em especificações técnicas, desempenho e preço, não garantiu que viesse "pronta pra uso". Também já peguei placas Gigabyte e MSI que precisaram de atualização para suportar processadores mais novos, ou superiores.

 

Quanto as gerações de processadores AMD, as placas-mãe para AMD costumam suportar várias gerações de processadores, esse é um dos motivos pelo qual prefiro AMD, longevidade da placa-mãe e garantia de vários upgrades sem precisar comprar todo o setup, porém, em algum momento você vai precisar atualizar a BIOS para reconhecer alguns processadores fabricados depois da placa, mas hoje em dia isso é muito simples, e pode ser feito pelo Windows, da mesma forma que se atualiza um driver.

 

Para te dar um exemplo prático (somente de placa-mãe e processador), a placa-mãe que uso atualmente é uma ASUS M5A97EVO, é uma placa antiga, se não me engano, comprei em 2010, ou seja, se já não tem, vai fazer 10 anos de uso. Na época eu tinha um Athlon II X2, que era o maior processador que minha placa-mãe anterior suportava, depois comprei um Phenom II X2 e depois um Phenom IIX4. Algum tempo depois a AMD lançou os processadores FX, então foi só fazer um update da BIOS e pude usar um FX4300, hoje uso um FX6300, mas ainda quero trocar por um FX8350, que é o maior processador que minha placa-mãe suporta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!