Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@arfneto estava tentando aqui... 

#include <stdio.h>
int main(void){

int opcao = 0;
int cont;

int contacorrente[10000] = {0};
int n_operacoes = {0};
float saldo[1000] = {0.00};

float valordeposito = 0.00;
float valorsaque = 0.00;

printf("\n=================================\n");
  printf("======= CAIXA eletrônico ========\n");
  printf("=================================\n");

for(cont=0; cont<=9999; cont++){

while(opcao != 4){
printf("\n\n\t  1 - Saldo\n\n\t  2 - Saque\n\n\t  3 - Deposito\n\n\t  4 - Sair\n");
printf("-> ");
scanf("%i",&opcao);
switch(opcao){
case 1:
        printf("Seu saldo : %.2f\n", saldo[cont]);
        n_operacoes++;
        continue;
case 2:
        if(saldo == 0){
        printf("Seu saldo esta zerado, voce nao tem o que sacar!\n");
        continue;
        }
        printf("Digite o valor a ser sacado : ");
        scanf("%f", valorsaque);
        if(valorsaque < saldo[cont]){
                printf("voce nao tem dinheiro suficiente para efetuar este saque!\n");
                continue;
        }
        saldo[cont]=saldo[cont]-valorsaque;
        valorsaque=0.00;
        n_operacoes++;
        continue;
case 3:
        printf("Digite o valor a ser depositado : ");
        scanf("%f",&valordeposito);
        if(valordeposito < 0){
                printf("voce nao pode depositar um valor negativo!\n");
                continue;
        }
        saldo[cont]=saldo[cont]+valordeposito;
        valordeposito=0.00;
        n_operacoes++;
        continue;
case 4:
        contacorrente[cont]=cont;
        break;
default:
        printf("Opcao invalida!\n");
        continue;
}
}
}

for(cont=0; cont<=9999; cont++){
    printf("Conta corrente id : %i\nSaldo : %.2f\nNumero de operacoes total : %i\n\n",contacorrente[cont],
    saldo[cont],n_operacoes);
}

return 0;
}

Assim?

Postado

Parece que não mudou quase nada. Continua com o case sem break com os cases terminando em continue para o loop de fora. A mesma construção de antes

e uma operação, 1.000 saldos e 10.000 contas?

adicionado 0 minutos depois

E continua tudo baseado no teclado e na tela...

Postado
1 hora atrás, Mauro Britivaldo disse:

ACtC-3ePJV1i-cMEt1DKALDk7kYOmZnmclwxRY9U

Saldo, Saque e Deposito

~//~

As operações em seu caixa eletrônico são S/S/D ?

e sair... mas quando eu colocar a op 4(sair) ele deve armazenar as informações em um vetor para apresenta-las depois, enquanto eu insiro outras informações.

1 hora atrás, arfneto disse:

E continua tudo baseado no teclado e na tela...

como assim??

adicionado 1 minuto depois

Parece que não mudou quase nada. Continua com o case sem break com os cases terminando em continue para o loop de fora. A mesma construção de antes

então eu tiro os "continue" e coloco break?

adicionado 6 minutos depois

e uma operação, 1.000 saldos e 10.000 contas?

assim, são 10.000 usuarios... o saldo é 0,00, mas ele pode mudar quando eu digitar 3 e dizer o saldo que eu quero depositar "nessa conta do usuario", logo após se eu selecionar 2(sacar) da erro e o programa para de rodar,

ja quando eu seleciono 4(sair/ir para o próximo usuario ou nesse caso conta bancária), ele roda o programa todo como se fosse um loop em onde ele só joga informações que nem foram postas pelo usuario.

Postado
57 minutos atrás, wars897 disse:

assim, são 10.000 usuarios... o saldo é 0,00, mas ele pode mudar quando eu digitar 3 e dizer o saldo que eu quero depositar "nessa conta do usuario", logo após se eu selecionar 2(sacar) da erro e o programa para de rodar,

ja quando eu seleciono 4(sair/ir para o próximo usuario ou nesse caso conta bancária), ele roda o programa todo como se fosse um loop em onde ele só joga informações que nem foram postas pelo usuario

As operações e contas e o saldo devem ser mantidos por cliente. TUDO. Então se tem 30 clientes tem 30 saldos e 30 contadores de operações, que é uma coisa besta mas assim é.

vou ver o que tem no programa logo mais

adicionado 11 minutos depois
  • o scanf() para ler um float precisa de um endereço de um float então deve usar &valor_saque e não apenas valor_saque
  • já sabe que a opção de saída deve sair simplesmente do loop mas mostrar as operações que foram feitas, cero?
  • Se não perguntou a conta do cara em nenhum momento como acha que vai tratar 10.000 contas? E listar as operações?
  • Qual o propósito ao ver a tal opção 4 sair ficar mostrando sei lá o que até dar as 10.000 operações? Sério?
  • Continua usando aquelas construções exóticas de case sem break com continue. Eu te avisei que era problema e na opção 4 já deu m#$d%
  • Depois da opção 4 já pensou em terminar o trem e listar as operações que foram feitas?
  • Curtir 1
Postado

HaWI7GWwZfb86BMdceCPVOGz2nboFbMnppggNNea

O "loop de Contas" não acrescenta nada e prejudica um pouco na averiguação do algoritmo.

ACtC-3facxOQpiUaUFkYmJ-fWDmiWv8hxt8pTM3G

6 horas atrás, wars897 disse:

if (valordeposito < 0) 

printf("voce nao pode depositar um valor negativo!\n");

Não há possibilidade porque seu caixa eletrônico não tem o sinal (-) no teclado.

• Curtir 1
Postado

Obrigado

adicionado 9 minutos depois
6 horas atrás, arfneto disse:
  • Se não perguntou a conta do cara em nenhum momento como acha que vai tratar 10.000 contas? E listar as operações?
  •  

devo então criar um vetor que armazene uma numero aleatorio digitado pelo usuario antes dele selecionar a opção que ele quer? tipo printf("Digite abaixo o numero da sua conta corrente?"); e só depois que ele inserir o número da conta mostrar as ops disponiveis??

adicionado 12 minutos depois

Depois da opção 4 já pensou em terminar o trem e listar as operações que foram feitas?

como assim?

adicionado 13 minutos depois

Qual o propósito ao ver a tal opção 4 sair ficar mostrando sei lá o que até dar as 10.000 operações? Sério?

foi pedido pelo professor... tipo só troca de conta do usuario quando o próprio digita a op 4

adicionado 18 minutos depois

Continua usando aquelas construções exóticas de case sem break com continue. Eu te avisei que era problema e na opção 4 já deu m#$d%

eu troquei os "continue" pelo "break" como você disse, mas agora a op 2 ta dando erro de impressão, eu deposito(op 3) 3000, logo após op 2 e o programa diz: "você não tem dinheiro suficiente para efetuar este saque"

adicionado 19 minutos depois

e assim como você disse também, eu alterei isso:

o scanf() para ler um float precisa de um endereço de um float então deve usar &valor_saque e não apenas valor_saque

Postado
15 minutos atrás, wars897 disse:

como assim?

Testou de fato seu programa? Sabe que ao usar a opção sair ele fica no loop ate 9999 mostrando nada na tela, imagino. Acha que ficou bom? Que está certo?

image.thumb.png.12c078bed29eea1c83a4f9f0042df712.png

Ao entrar no programa e digitar 4 sair ele fica um tempo imprimindo isso. Não contei mas acho que são 9999 vezes. 

Não, não está assim bom.

19 minutos atrás, wars897 disse:

foi pedido pelo professor... tipo só troca de conta do usuario quando o próprio digita a op 4

Bem, se foi quer dizer que tem dois SAIR. um pra sair da conta e outro para SAIR do programa. Ou será que vai ler 9999 contas toda vez? 

Se você tem que fixar as operações por conta só é mais chato mas é mais fácil. Você precisar ler o número da conta do cara e arrumar uma posição no vetor para ela. Ou nos 3 vetores como te falei. E aí você fica no menu fazendo as tais operações. E atualiza o saldo e deixa na tela junto com a conta. É melhor pra você controlar os testes. Ao sair da conta você pergunta se vai ler outra ou não...

E ao encerrar manda o relatório com as movimentações...

19 minutos atrás, wars897 disse:

devo então criar um vetor que armazene uma numero aleatorio digitado pelo usuario antes dele selecionar a opção que ele quer? tipo printf("Digite abaixo o numero da sua conta corrente?"); e só depois que ele inserir o número da conta mostrar as ops disponiveis??

Não.

Entenda o que você tem que fazer antes de tentar fazer.

• você tem até 10.000 clientes e isso é só para o cara testar o conhecimento com os tais vetores.
  • eu te disse duas maneiras de fazer e te disse umas coisas que estavam erradas no que estava fazendo. Você não usou nenhuma das duas e nem corrigiu o que estava errado então é razoável que ainda tenha problemas
  • ao final, quando o cara teclar sair, você tem que mostrar um relatório de fechamento, mostrando PARA  CADA CONTA MOVIMENTADA o saldo final e a quantidade de operações. E usando uma estrutura de repetição para mostrar isso. Esqueça essa parte porque se não usar uma estrutura de repetição vai fazer usar o que? uma furadeira de impacto e listar cliente[0] cliente[1] cliente[2] ate cliente[9999] ?
  • se você em lugar nenhum trata a conta corrente como vai conseguir listar os saldos de até 10.000 contas? sorteio?

Você tem que ler o número da conta e a partir daí criar uma movimentação para essa conta no vetor, e atualizar o saldo e o contador de operações. Só isso. Não precisa por em ordem de conta, nada disso, pode ir colocando no vetor o numero da conta e o saldo que começa com zero e a movimentação. Só isso. Ao receber uma movimentação para uma conta você vai lá no vetor de 10000 e vê se a conta já está lá. se já está você faz a operação e atualiza os saldos. Se não está você coloca e marca  a primeira operação. É muito simples na verdade, se não começar a enfeitar.

É algo assim

conta 1 deposito 100 
conta 2 deposito 500
conta 1 deposito 300
conta 1 saque 150

-- fim -- 

movimentos

conta 1: 3 operacoes saldo 250
conta 2: 1 operacoes saldo 500

A entrada desse programa devia ser um arquivo de movimentações e não um menu na tela. Como vai conferir o resultado se não tem os valores digitados? Bobagem.

Se você entrasse com um simples arquivo como acima e mostrasse na tela o resumo da movimentação faria mais sentido.

Acha que entendeu agora porque precisa do número da conta para tratar até 10.000 contas?

Seu programa está muito longe de funcionar. E mude aquelas coisas de que te falei.

Postado
1 minuto atrás, arfneto disse:

Testou de fato seu programa? Sabe que ao usar a opção sair ele fica no loop ate 9999 mostrando nada na tela, imagino. Acha que ficou bom? Que está certo?

sim, é disso que eu estou falando...

2 minutos atrás, arfneto disse:

Bem, se foi quer dizer que tem dois SAIR. um pra sair da conta e outro para SAIR do programa. Ou será que vai ler 9999 contas toda vez? 

acredito que 9999 ele vai trocar de conta de usuario, mas na 10000 el vai fachar o programa

adicionado 7 minutos depois
9 minutos atrás, arfneto disse:

Acha que entendeu agora porque precisa do número da conta para tratar até 10.000 contas?

sim

adicionado 8 minutos depois
9 minutos atrás, arfneto disse:

Seu programa está muito longe de funcionar. E mude aquelas coisas de que te falei.

ok, vou mudar

Postado
22 minutos atrás, wars897 disse:

acredito que 9999 ele vai trocar de conta de usuario, mas na 10000 el vai fachar o programa

Você não está falando sério está?

Acha mesmo que vai ficar parado esperando até dar 9999 transações para cada conta , com o programa escrevendo aquela bobagem na tela, para depois voltar ao menu e continuar? Eu pediria uma assinatura do professor no enunciado antes de programar isso

Postado

Você não está falando sério está?

Acha mesmo que vai ficar parado esperando até dar 9999 transações para cada conta , com o programa escrevendo aquela bobagem na tela, para depois voltar ao menu e continuar? Eu pediria uma assinatura do professor no enunciado antes de programar isso

olha ksksksksk o meu professor pensa um pouco fora da caixa; mas é esse o enunciado

aps1.PNG.43be1bace32f2c40eeee44fd5e277a18.PNG

Alí na expecificação 5 é que está dizendo sobre essa questão...

Postado

image.png.3e0f3d78dfd89fcdfddbccfdf2e044c9.png

Entendeu esse exemplo?

2 minutos atrás, wars897 disse:

olha ksksksksk o meu professor pensa um pouco fora da caixa; mas é esse o enunciado

Faça o simples. Não está escrito no enunciado. Não dá pra imaginar o programa mostrar 30.000 linhas com a mesma mensagem na tela, e sem sentido, a cada vez que for alterar a conta corrente.

Tem mesmo que ter um menu?

Tem um enunciado que fala isso? Poderia  postar o enunciado dizendo que vai imprimir sem parar a toa? vou por numa moldura

Postado

no caso o "até chegar o fim da execução" é até chegar o usuario 10000...

Entendeu esse exemplo?

sim sim

2 minutos atrás, arfneto disse:

Tem mesmo que ter um menu?

sim... ele bate nessa tecla de ter menu🤦‍♂️

Postado
agora, wars897 disse:

no caso o "até chegar o fim da execução" é até chegar o usuario 10000

Seu professor vai se sentar e testar isso, com muita paciência. esperando as mais de 30.000 linhas com a mesma mensagem na tela, e depois de novo para uma outra conta? Ou ele vai pagar alguém?

E você vai esperar pra testar?

No enunciado diz que tem que ter menu? Tem mesmo? Ou basta ter vetores?

Postado
3 minutos atrás, arfneto disse:

Tem um enunciado que fala isso? Poderia  postar o enunciado dizendo que vai imprimir sem parar a toa? vou por numa moldura

ksksksksk  é esse aqui mesmo

aps1.PNG

• Curtir 1
Postado

Seu professor vai se sentar e testar isso, com muita paciência. esperando as mais de 30.000 linhas com a mesma mensagem na tela, e depois de novo para uma outra conta? Ou ele vai pagar alguém?

assim... como temos que mandar o código em .zip ele abre o código no programa dele.. mas p´ra testar essas coisas absurdas que ele pede para nó el deve alterar o código pra fazer só 5 operações, nesse caso para ter só 5 contas de usuario

aquela bobagem. esqueça

ok

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!