Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Mr.Waffles     o enunciado não diz quantos números , então pode ser a quantidade que quiser , mas que seja menor que o que foi estipulado na declaração da matriz , que é de 1 até  100.000.000  . então use o comando enquanto que repita até pressionar zero   .

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, devair1010 disse:

@Mr.Waffles     o enunciado não diz quantos números , então pode ser a quantidade que quiser , mas que seja menor que o que foi estipulado na declaração da matriz , que é de 1 até  100.000.000  . então use o comando enquanto que repita até pressionar zero   .

Como vai responder a pergunta se utilizar a quantidade que quiser?

Vide:

image.png

O enunciado não é para implementar algum código ou ter opções..., mas apenas analisar o algoritmo e responder a pergunta.. só existe uma resposta correta. ;)

@Mr.Waffles, vamos ao enunciado:

image.png

Dois segredos:

1. Foque no entendimento problema, e não na busca de solução (dica fundamental);
  2. Use e abuse da abstração.

Vamos a uma demonstração de exemplo de análise:

Após dar uma passada superficial no "código do algoritmo", eu não* entendi muito coisa... e para mim nesse momento não me importa!!! Ainda não sei do que se trata... só tô passando o ôio... mas ali no final tem uma pergunta: "Quantos valores são impressos pelo programa acima?". Opa! ele quer saber quantos números são pares em relação a uma lista qualquer. Pronto! esse é o cerne!

Perceba que já sei qual é a base do problema. Uma nova questão poderia ser: "Como raios essa matriz está sendo montada?".

Mas veja: se tive um algoritmo de 1000 linhas, e no final tivesse perguntando: "Qual é o maior time de Futebol do Note/Nordeste?". A resposta seria Bahia! O importava ler/traduzir o algoritmo?. Ou: "Quantas letras existem na palavra Brasil?"... Não teria qualquer relação com um algoritmo. A resposta seria 6 e pronto.

Foque no problema!!! Para ajudar, use de abstrações...

Tem outro sub-problema: o que é um número par? eu já tenho domínio sobre esse tema?... Acho que é bem simples, mas um dos pontos seria saber se 0 é par ou não, e se negativos também são considerados pares e ímpares, mas já deu para deduzir ali no código que o menor valor na matriz será 2... então algo a menos para se preocupar.

Vamos analisar mais o código: então, existirá uma Matriz MxN (M linhas x N Colunas). A matriz será preenchida de modo que cada posição Ai,j terá a soma dos valores de sua própria coordenada... ou seja: Ai,j = i+j. Ex.: A156,1201 = 156+1201 (tô com preguiça de somar, rs. Mas veja: por sinal nem precisa calcular, pois já dar para ver que vai ser ímpar. O valor que está lá nem importa, apenas importa se é par ou ímpar...).

Teu objetivo é responder, matematicamente, quantos dos valores dessa matriz serão pares! É isso. Como contar quantos pares existirão? Esse é teu objetivo!

ADENDO:

Creio que não será permitido criar um algoritmo computacional para "contar" os pares. A ideia aqui é entender o problema e criar uma fórmula para contar esses pares. Entenda o problema.. veja quais as suas características... o que tem de padrões... etc.

Imagine que foi uma questão do ENEM ou algum Concurso Público..

Não podemos te dar mais dicas específicas, pois o objetivo é você, primeiramente entender o problema, e posteriormente, buscar tuas soluções para ele. O objetivo é forçar a tua criatividade... é normal ter dificuldades no início... a maioria das soluções que achamos são baseadas em outros problemas semelhantes que já passamos ou a montagem de sub-problemas menores que já conseguimos encontrar uma solução... vai tentando achar algo... uma hora sai.

Se tiver dúvidas sobre o entendimento do problema, é só falar... veja: primeiro entenda o problema!! Só a partir daí parte para tentar achar uma solução. Qualquer dúvida é só perguntar.

Em relação às ajudas para solucionar, aí acho que no momento está apenas com você. Você precisa criar mecanismo para entender como a matriz vai ficar e uma forma prática de contar quantos pares tem lá dentro. Oh! já dá para supor que "calcular cada um dos 100.000.000 de valores e; verificar e ir contanto um a um quantos são pares" está fora de questão, né? Seria possível, mas a questão aqui simplificar o cálculo... é um cálculo genérico!

No aguardo.

• Curtir 1
Postado

@Simon Viegas

eu fiz uma matriz de 10x10 atribui a soma de linha por colunas ( i + j)  que seria 1,1 = 2 / 1,2 = 3 … 

então ficou para cada coluna 5 números pares, que no total é 50 elementos pares numa matriz 10x10 e fazendo a proporcionalidade será 50 milhões de elementos pares.

Estou correto nessa linha de pensamento? 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Para mim um ponto inicial seria "reduzir o tamanho da matriz" mesmo...

Após ter uma solução, fica até mais fácil para analisar... Pelo que eu vi, para uma quantidade de colunas par, a quantidade de números pares na linha será sempre N / 2. Daí só multiplicar por M para ter o total.

M = 10.000

N = 10.000 

(N/2) * M = 5.000 * 10.000 = 50.000.000

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!