Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pascal/Delphi Apoio para criar código em Pascal


Posts recomendados

Ola pessoal.eu sou novato na linguagem pascal. preciso de apoio para criar este código.
Trata-se de uma pequena empresa para gerir entregas de bebidas.

Pretende-se:

Criar um frete, com as suas guias de transporte e restantes pormenores;

Atualizar a hora de entrega de uma encomenda;

 

Produzir a listagem com os produtos com stock insuficiente (até um dado dia);

 

Produzir a listagem com os tempos (previstos e efetivos) de cada entrega e duração total
e desvio total do frete.

 

adicionado 1 minuto depois

Não preciso desenvolver o código inteiro. é só uma orientação

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, cara. Aí, complica. Você não tá pedindo uma ajuda, você tá pedindo um serviço, que seria o de análise, para posterior desenvolvimento do sistema. Existe toda uma profissão dedicada a isso (análise de sistemas), onde os profissionais são pagos pra isso. Ninguém vai vir aqui e fazer isso pra você, de graça. Penso que você não seja apenas novato em pascal, mas em programação, no geral. Pelo que percebo, você ainda precisa comer muito arroz e feijão na área, tanto faz se alguém te pagou pra fazer isso ou se você se dispôs a fazer de graça, em ambos os casos minha sugestão é que você oriente o solicitante a buscar um profissional. Essa seria a única "orientação" que eu teria pra te passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, cabfenrir disse:

Putz, cara. Aí, complica. Você não tá pedindo uma ajuda, você tá pedindo um serviço, que seria o de análise, para posterior desenvolvimento do sistema. Existe toda uma profissão dedicada a isso (análise de sistemas), onde os profissionais são pagos pra isso. Ninguém vai vir aqui e fazer isso pra você, de graça. Penso que você não seja apenas novato em pascal, mas em programação, no geral. Pelo que percebo, você ainda precisa comer muito arroz e feijão na área, tanto faz se alguém te pagou pra fazer isso ou se você se dispôs a fazer de graça, em ambos os casos minha sugestão é que você oriente o solicitante a buscar um profissional. Essa seria a única "orientação" que eu teria pra te passar.

Não se trata de nada profissional, é para complementar um trabalho prático de escola, da disciplina de Base de Dados. Não é questão de desenvolver. è apensas o pedaço de código. mas valeuu a dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Então faça você mesmo. Uma coisa é você chegar com metade do código, e pedir ajuda pra saber como continuar. Outra coisa é você chegar com 75% do código, e pedir ajuda pra saber como terminar. Porém, o quê você fez foi chegar com absolutamente nada, querendo que alguém te passe tudo. Sem chance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@JORGE ROCHA, vai utilizar apenas variáveis comum ("memória RAM") ou também vai precisar de persistência de dados como uso de arquivo ou banco de dados?

 

A depender poderia utilizar registros como base. Ex.:

{$CODEPAGE UTF8} //uma forma de tentar conseguir imprimir palavras acentuadas
{
Trata-se de uma pequena empresa para gerir entregas de bebidas.

Pretende-se:

* Criar um frete, com as suas guias de transporte e restantes pormenores;
* Atualizar a hora de entrega de uma encomenda;
* Produzir a listagem com os produtos com stock insuficiente (até um dado dia);
* Produzir a listagem com os tempos (previstos e efetivos) de cada entrega e
  duração totale desvio total do frete.
}
program ControleDeFrete001;
uses
  CRT, //CrlScr(), ReadKey()
  DOS; //DateTime
type
  t_produto = record
                cod : string;
                descricao : string;
                qtd : integer;
              
              
              end;

  t_frete = record
              horaDeEntrega : DateTime;
              
  
            end;

var
  produtos : array[1..100] of t_produto;
  frestes : array[1..1000] of t_frete;

BEGIN
ClrScr;
produtos[1].cod := 'abc12345';
produtos[1].descricao := 'Produdo X';
produtos[1].qtd := 3;

writeln(' *** LISTAGEM DE PRODUTO *** ');
writeln('');
writeln('Código   : ', produtos[1].cod);
writeln('Descrição: ', produtos[1].descricao);
writeln('');
writeln('Quantidade em estoque: ', produtos[1].qtd);


ReadKey();
END.

 

 

image.png

 

@cabfenrir, por favor, poste o que já conseguiu fazer e onde está com dúvidas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simon Viegas Não estou com duvida nenhuma. Minha intenção era incentivar o moleque a fazer o trabalho por ele mesmo para que assim, de fato, aprendesse, ou seja, queria justamente evitar o quê você fez. O quê vai acontecer agora é que ele vai basicamente copiar seu post e colar no trabalho dele, sem pensar ou se esforçar, recebendo crédito pelo trabalho de outra pessoa (seu, no caso), coisa que EU, sou totalmente contra.

 

Mas, é como diz o dito popular: "cada cabeça, uma sentença".

 

E tua postagem tá aí acima pra comprovar a veracidade do tal ditado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simon ViegasMuito Obrigado!
A primeira parte do trabalho é uma base de dados. isso eu já estou trabalhando nele. a parte do código é pascal, é para conexão com base de dados. Vou usar como base o que você me mandou, agradeço muito. Aqui não temos muita experiencia em programação, eu só pedi o apoio devido ao prazo para a entrega, mas estou investigando e aprendendo através de video-aulas também.abraço!

adicionado 11 minutos depois

@cabfenrir Entendo muito a sua preocupação, vou anexar aqui o enunciado completo do trabalho, para ver que se trata de um trabalho académico,e que so pedi apoio,por causa do prazo. o trabalho é de base de dados, somos uma turma em que tem gente craque em programação, outros sem experiencia. a tática do professor foi pedir a parte de código numa linguagem que ninguém sabia programar,para que todos fossemos pesquisar e aprender,e ficar equilibrados. A parte de Base de Dados,eu ja providenciei, mas fiquei preso nessa parte. 

TP_BD.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JORGE ROCHA  Independente da sua explicação, ao meu ver, a situação toda ainda tá errada. Eu aprendi a programar sozinho. Comecei com arquivos de lote (.bat) no MS-DOS, e depois comecei com o Delphi, na versão 3.0. O máximo que consegui, na época, foram algumas apostilas físicas. A internet já existia, mas era discada e não tinha nem 1/5 do material que se encontra hoje. Eu me virei sozinho com as apostilas e tive a atitude de ir além, fiz alguns jogos e aplicativos pra entender como tudo funcionava. Com base nisso, arrumei meu primeiro emprego, como "auxiliar de CPD", pois é, a terminologia "CPD" ainda era usada, pra você ver como faz tempo. Meu chefe perguntou se eu tinha alguma experiência com programação, e eu disse que sabia programar em Delphi, ao que ele respondeu "mas também, se não programar em Delphi, não programa em lugar nenhum". Na empresa o sistema usava linguagem "MUMPS" com banco de dados "Caché", ele veio até mim e disse: tá aqui o manual do MUMPS, você tem uma semana pra entregar tal tarefa. Se não conseguir, você não poderá ficar no emprego. O manual devia ter umas 200 páginas, e nem ele e nem o outro programador que havia lá, me ajudaram em nada. E nem eu pedi ajuda, o quê fiz foi me debruçar no manual, pra tentar entregar a tarefa. De fato, o chefe só voltou a falar comigo uma semana depois. Perguntou se eu tinha feito e pediu pra avaliar. Se eu fiz tudo? Não. Apenas uns 75%. Entre os 25% restantes, faltou uma parte e outra estava errada. Mas eu tinha um programa, e ele funcionava. O quê o chefe disse? "Isso tá errado, você não fez aquilo". Em seguida levantou e saiu da sala. Eu não sabia se tinha conseguido manter o emprego, ou não. Uns 5 minutos depois ele voltou e me passou outra tarefa pra fazer. Daí em diante, nunca mais saí da área da programação. E te garanto: pra quem é da minha época, esse era um tipo de comportamento bastante comum. O verdadeiro mestre não te entrega o conhecimento de mão beijada, mas te coloca na fogueira pra te forçar a aprender e avaliar tua capacidade. Percebo que foi o mesmo comportamento do teu professor, para com a tua turma.

 

Mas uma coisa, tenho que dar o braço a torcer: muita gente teria me xingado ou me ignorado ao ler minha resposta. Tenho alguns problemas de convivência com pessoal mais novo da minha área, inclusive, por conta disso. Essa nova geração quer tudo mastigado e não tem capacidade e nem iniciativa pra extrair informação da forma como fazíamos antigamente: na raça! E eu não tenho muita paciência com isso. Mas você parou, prestou atenção no quê eu disse, e teve a consideração de cordialmente me responder, mesmo que minhas palavras fossem contra a tua atitude. E isso, eu considero algo a ser respeitado.

 

Mas é isso, chega de trololó, isso aqui é um forum técnico.

 

Sucesso

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cabfenrir Bonita História. Você tem razão em tudo o que disse. Seguirei seus concelhos.
Eu sempre tive muitas dificuldades na àrea de programação. não sei se não estava usando o melhor método para estudar, mas enfim.estou só começando. De certo que tenho muito para aprender, e é sempre bom ouvir concelhos de pessoas experientes como você.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...