Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Configurei a rede de casa de acordo com a imagem abaixo: 

cdh.thumb.jpg.7e1ec0053c82e10d3d0650d9714a72d3.jpg

A princípio a rede funciona normal, o Technicolor, que é o modem/roteador da Tim, distribui pra 2 computadores da casa principal e pra mais 2 roteadores secundários. O problema é que alguns dispositivo ao se conectarem em alguma das 3 redes wifi, se conectam mas ficam sem internet. As vezes soluciona trocando de uma rede pra outra, e voltando pra rede anterior, mas nem sempre da certo.

Configurei  de maneira correta? o que vocês acham que pode ser que dê esse problema? não entendo muito, mas parece ser algum conflito de IP ou algo semelhante. Se quiserem mais informações posso printar a página de configuração dos roteadores.

Obrigado.

Postado

@samagowy  Eles estão como padrão de fábrica, única coisa que fiz foi trocar o ip deles para 1.2 e 1.3 para ter acesso ao controle deles. Lembrando que fiz LAN-LAN. 

A página de status de um deles está assim: exemplo.thumb.jpg.afc597ddb1aa31423a065e76724468b0.jpg

Postado

@GabrielPorto95 Então, te recomendo dar uma buscada para ver como colocar os outros dois roteadores como modo brigde. Isso porque na verdade você disse pros roteadores que eles tem um IP fixo, mas como estão com o DHCP desligado, eles não sabem como passar um IP pros dispositivos.

Fazendo isso, você vai dizer pros router que eles servem como um access point, mas quem vai gerenciar a conexão é o router da casa 1.

Tente fazer esta configuração com 1 dos roteadores das casas 2 ou 3, pra quando funcionar, você efetua na outra.

Outro ponto, observe que no roteador da casa 1 defina uma faixa de IP acima do .10 pelo menos. Isso porque a faixa de IP pode ser fixado nos roteadores, mas como está no DHCP, é importante que o roteador não distribua o mesmo IP que você fixou na faixa dos roteadores 2 e 3.

Veja se fazendo assim resolve para 1 deles, e retorne.

• Curtir 2
Postado
Em 11/06/2020 às 15:42, samagowy disse:

@GabrielPorto95 Então, te recomendo dar uma buscada para ver como colocar os outros dois roteadores como modo brigde. Isso porque na verdade você disse pros roteadores que eles tem um IP fixo, mas como estão com o DHCP desligado, eles não sabem como passar um IP pros dispositivos.

Fazendo isso, você vai dizer pros router que eles servem como um access point, mas quem vai gerenciar a conexão é o router da casa 1.

Tente fazer esta configuração com 1 dos roteadores das casas 2 ou 3, pra quando funcionar, você efetua na outra.

Outro ponto, observe que no roteador da casa 1 defina uma faixa de IP acima do .10 pelo menos. Isso porque a faixa de IP pode ser fixado nos roteadores, mas como está no DHCP, é importante que o roteador não distribua o mesmo IP que você fixou na faixa dos roteadores 2 e 3.

Veja se fazendo assim resolve para 1 deles, e retorne.

Então, depois de procurar  formas de colocar como Bridge, encontrei diversas explicações diferentes. Alguns tutoriais diziam para colocar exatamente como já estava o roteador secundário, porém outras dizia para ativar o WDS e assim o fiz como está na imagem abaixo: 2118280841_wdson.thumb.png.c77a0e3229bc9f4e1933b84af056d1bf.png

Porém me veio uma dúvida: Ativando o WDS, essa rede wireless secundária não vai retransmitir o sinal do wifi da principal, ficando um sinal mais fraco? Ou ela vai utilizar o sinal que ela recebe do cabo?

Em relação a faixa de IP que o Technicollor distribui, eu já tinha definido uma faixa diferente para não coincidir com o número atribuído aos roteadores secundários, coloquei 1.30 ~1.254.

Postado

Hoje, precisei utilizar um dos cabos que conectavam um dos computadores ao Technicollor para conectar um computador diferente, até aí ok. Quando fui conectar o cabo ao computador original, que anteriormente tinha conexão ok, ele não conectou à internet, algo semelhante ao problema que dá a alguns dispositivos wifi. Abri o CMD e digitei "ipconfig", e tive uma surpresa: o IP gerado não tinha nada a ver com as faixas estabelecidas! Segue a imagem:501365773_WhatsAppImage2020-06-15at22_06_02.thumb.jpeg.fda90efa0ee5cb7e7ff068078dd74bc7.jpeg

O problema só foi contornado quando eu troquei as portas dos cabos no modem. Troquei a que saia de um computador pela de outro, e magicamente gerou um IP válido, dentro das faixas.

Isso me leva a crer que ou o Technicollor está ruim, ou algo com o DHCP está com problema. O que vocês acham? O que posso fazer para contornar?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...