Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, boa noite.

Recentemente adquiri uma 1070 TI Mini que estava sendo vendida com defeito (comprei ciente disso), o vendedor aparentemente comprou as placas em lotes e não sabia explicar qual era o defeito da placa. Perguntei se a placa havia sido tentado reparo e se faltava peças, mesmo eu sabendo que seria em vão fazer a pergunta, pois ele poderia muito bem mentir. Mas a pessoa informou que a placa estava "completa".

Não fugindo muito do objetivo, eu recebi a placa e para minha surpresa, a integridade do PCB, componentes elétricos e chip gráfico da placa estão muito bonitos, visualmente não há nenhum sinal de curto, oxidação, amassados, nadinha, mas eu também sei que isso não quer dizer muita coisa. O blackplate da placa está com uma quantidade de arranhões consideráveis, a carenagem também tem marcas de arranhões e um dos fans, o maior, está com seu rolamento bem duro, levando a crer que o mesmo não deve funcionar.

O único teste que fiz até o momento foi com o multímetro, usando a escala de continuidade, verifiquei a alimentação dos 3 terminais do PCI Express e o conector de 12V, nenhum deles está em curto. A minha duvida é, diante disso, tem algum perigo conectar a placa de vídeo no meu PC?

Eu gostaria de saber mais detalhadamente do possível problema que a placa tem antes de levar para um técnico especializado. Seria muito otimismo da minha parte acreditar que essa placa não tenha nenhum defeito, mas acho que não custa tentar fazer um outro teste (claro, sem riscos) pra eu não chegar no técnico sem ter o que falar.

Postado
7 minutos atrás, Henrique Yuri disse:

visualmente não há nenhum sinal de curto, oxidação, amassados, nadinha, mas eu também sei que isso não quer dizer muita coisa

Exato... Se for defeito de GPU, o resto é sucata, mesmo que 'perfeito'. Se for memória até tem conserto, mas deve ficar uma fortuna, porque é uma placa cara e porque tem rebalar todos os módulos (8...), não tem como isolar o defeito.

7 minutos atrás, Henrique Yuri disse:

A minha duvida é, diante disso, tem algum perigo conectar a placa de vídeo no meu PC?

Sempre tem, né... É difícil acontecer, mas pode. Por isso o ideal é sempre tem uma plataforma de testes bem vagabundinha, se for pro saco você não perde muito.

Postado
3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Exato... Se for defeito de GPU, o resto é sucata, mesmo que 'perfeito'. Se for memória até tem conserto, mas deve ficar uma fortuna, porque é uma placa cara e porque tem rebalar todos os módulos (8...), não tem como isolar o defeito.

Justamente, eu comprei ciente que tinha defeito, mesmo não sabendo qual. Foram 300 reais que "arrisquei" pois vi que mesmo que não tenha reparo, como sucata eu consigo tirar o valor que paguei, ficaria elas por elas. Eu fiz essa tentativa pois como as GPUs estão extremamente caras atualmente, caso eu consiga o reparo dessa placa, mesmo tendo um orçamento mediano, eu ainda consigo recuperar o investimento e ter um pouco de lucro.

7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Sempre tem, né... É difícil acontecer, mas pode. Por isso o ideal é sempre tem uma plataforma de testes bem vagabundinha, se for pro saco você não perde muito.

Pois é mano, eu até tenho dois CPUs aqui (Celeron 775 e Athlon x2 7750), fonte e HD, mas placa-mãe 775 ou AM2+ e RAM DDR2 estão caros demais, mesmo usados. Pessoal ta surtando com preço de usados no momento.

Postado
20 minutos atrás, Henrique Yuri disse:

Foram 300 reais que "arrisquei" pois vi que mesmo que não tenha reparo, como sucata eu consigo tirar o valor que paguei

Trezentão de sucata...? Putz, acho bem difícil. Pode ser que tenha gente pedindo, já gente pagando... Pra mim ter sido tão barato é um mal sinal, indica que o ex-dono deve ter sim plena noção do problema. Dificilmente alguém vai abrir mão de um equipamento por 15% do valor sem ter averiguado as possibilidades de reparo primeiro. Se o fan tá ruim, pode ser que o dono tenha continuado usando sem perceber até torrar a GPU.

Por esses e outros motivos, sempre recomendo não comprar placa pra arrumar. O dono que arrume e venda por preço superior, inclua o preço do conserto, se for o caso. "Não tenho tempo e não mandei pra técnico", mas pra anunciar quebrada tem, né? Essa é velha...

20 minutos atrás, Henrique Yuri disse:

Pois é mano, eu até tenho dois CPUs aqui (Celeron 775 e Athlon x2 7750), fonte e HD, mas placa-mãe 775 ou AM2+ e RAM DDR2 estão caros demais, mesmo usados.

Ah, com uma plataforma dessas em mãos, eu testaria.

Postado
19 minutos atrás, Shaman93 disse:

Trezentão de sucata...? Putz, acho bem difícil. Pode ser que tenha gente pedindo, já gente pagando... Pra mim ter sido tão barato é um mal sinal, indica que o ex-dono deve ter sim plena noção do problema. Dificilmente alguém vai abrir mão de um equipamento por 15% do valor sem ter averiguado as possibilidades de reparo primeiro. Se o fan tá ruim, pode ser que o dono tenha continuado usando sem perceber até torrar a GPU.

O valor que da pra conseguir vai depender muito do que da pra aproveitar, itens que são facilmente removíveis e tem muita procura, como dissipador, ventoinhas e carenagem, tem um preço de revenda até legal. O restante da placa vai depender do que estiver bom, mas conheço técnicos que compram o PCB e demais compostos caso estejam funcionando. Em resumo, pode ser que eu não consiga os 300 reais de volta, mas alguma coisa entre 150 e 250 reais é bastante provável, o que já amortiza o custo de ter arriscado. Não estou presumindo isso, é experiência própria rsrs

23 minutos atrás, Shaman93 disse:

Por esses e outros motivos, sempre recomendo não comprar placa pra arrumar. O dono que arrume e venda por preço superior, inclua o preço do conserto, se for o caso. "Não tenho tempo e não mandei pra técnico", mas pra anunciar quebrada tem, né? Essa é velha...

Concordo com você, e eu também não recomendo isso pra ninguém. É um risco que tende mais ao prejuízo do que ao lucro. Eu tentei pois as vezes que me arrisquei nessa empreitada, algumas tive exito, outras ficou no pau a pau e outras eu tive um leve prejuízo.

28 minutos atrás, Shaman93 disse:

Ah, com uma plataforma dessas em mãos, eu testaria.

Pois é, eu tinha um camarada perto de mim com um kit desse pra esses testes, mas me mudei pra longe e infelizmente fica muito ruim ir na casa dele só pra isso. Vou tem que rebolar pra montar o meu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...