Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai grupo, beleza? Estou com um problema que vem acontecendo comigo várias vezes faz um tempo, mas agora não está se resolvendo "sozinho", procurei ajuda em grupos do FB e em outros fóruns, inclusive aqui também, mas como agora nada está me dando resultado resolvi pedir ajuda diretamente.

O problema é o seguinte:  Sempre que eu preciso desligar o computador completamente (remover da tomada), seja pra limpar ou como na última vez que desliguei para ter espaço na mesa para mexer em outro que tenho aqui, ele simplesmente não inicia mais! O led da placa-mãe e do fan frontal acendem por 1 segundos mais ou menos e apagam, não gira nenhum dos fans do gabinete, nem o cpu, vou deixar um vídeo anexado demonstrando.

Da primeira vez que me ocorreu esse problema eu havia desligado o pc pra fazer uma limpeza no quarto, quando tentei liga-lo ele não iniciava e eu não fiz nada além de entrar em desespero kk, apenas esperei e depois de algumas tentativas ele ligou normal, na segunda vez precisei também por motivo de limpeza, mas agora para limpa-lo mesmo, pois a casa está em obra e o pó que está sendo feito é grande (fiz a limpeza com álcool isopropílico, aproveitei pra trocar pasta térmica e tudo mais...), depois de limpo ele não ligava mais, procurei na internet e achei um post aqui no CDH de um membro falando que eu poderia ter gerado energia estática ao limpar (usei uma bomba de encher colchão e secador no quente a uns 30 cm de distância, apenas para secar o álcool mais rápido) deixando os fans girarem loucamente para expulsar o pó, fiz o que ele recomendou de desconectar o pc da tomada, limpar os pentes de ram com borracha e segurar o power do gabinete por cerca de 2 minutos e isso resolveu. Mas agora, tentei fazer esses procedimentos novamente e o pc simplesmente não inicia, sempre o mesmo sintoma. Como eu disse no inicio, desliguei da ultima vez pra mexer em outro PC, o do meu irmão novo que chegou as peças no mesmo dia, logo pensei em pegar a fonte nova dele (uma cx450) para testar no meu e pronto, ligou.

Cheguei a conclusão então que o problema é a fonte, acredito eu, mas o problema é: não consigo cadastrar ela no site da Corsair por erro do próprio site para solicitar o rma e se eu solicitar garantia na Kabum, onde eu comprei, eles vão simplesmente devolver o dinheiro caso comprovado o defeito e a fonte está custando o dobro do preço devido a crise atual.

Eu gostaria de saber se alguém já lidou com esse problema e se teria alguma solução mais fácil que eu mesmo possa resolver.

Configuração do meu computador:

• Fonte CX550
  • Ram 16gb 2x8
  • Mobo ab350m ds3h v2
  • Rx 580 sapphire nitro+ 4gb
  • Ryzen 5 1600

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0sKPihcPqgE&feature=youtu.be

Postado

@Felipe Barbosa Melo  Pelo o que parece sim, testei com a cx450 nova do meu irmão e ligou. Vale dizer também que eu fiz o teste do jumper na fonte em uma das vezes que aconteceu e ela funcionou normal, na realidade, quando o computador finalmente liga ele funciona normalmente, até que eu o desligue da tomada.

Postado

Olha, sinceramente não sei o que está acontecendo, mas o computador resolveu ligar. Um amigo me questionou se eu havia tentado ligar a minha cx550 no pc novo do meu irmão, então eu tentei e funcionou normal! Então coloco ela de volta no meu pc e ele magicamente liga.

Tenho 2 teorias, uma é: mal contato do cabo CPU ou 24 e a outra é: deve ter algum cabo rompendo internamente em um desses cabos pois ao esconder os cabos por trás do gabinete para fazer o cable management e conectar o pc não quis ligar, somente deixando os cabos soltos pela frente.

Como minha casa está em obra, será que o pó excessivo pode ter feito alguma coisa nos conectores da mobo? um limpa-contato é viável?

Postado

@PHSant0s Agora que eu fui olhar, essas fontes estão provavelmente com um lote com defeito, há varios relatos aqui no fórum dessa Fonte da linha CX da Corsair, eu devolveria a fonte logo. Mas o que pode estar acontecendo tambem é seu gabinete dando curto.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1456711-atenção-tópico-investigativo-fontes-corsair-cx-estourando-não-compre/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...