Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando um PC e deixei uma "lista" de placa mães que dependendo do valor irei pegar qualquer uma delas..

B450 Steel Legend

B450 Aorus M

B450M DS3H

Dei uma olhada nas especificações e vi que todas tem suporte ao NVMe, mas surgiu a dúvida..

Existe a possibilidade de ao ter um NVMe instalado (que obviamente utiliza um PCIe) isso acabar capando a velocidade do PCIe da placa de video (Ou não tem nada a ver)?

Postado

Não. Procure por Ryzen pcie lanes e veja como funciona a ligação dos periféricos no Ryzen. Basicamente você tem uma pista PCIe x16 para GPU, um NVME pcie x4, algumas USBs 3.2 e as memórias conectadas diretamente ao processador. Aí tem um link PCIe x4 ligado ao chipset, e tudo o resto é controlado pelo chipset.

Se sua placa-mãe tem mais de um slot para placa de vídeo, é importante que você conecte sua placa de vídeo no slot mais próximo da CPU, que é o que é ligado diretamente na cpu, e utiliza o pcie x16. Se tiver mais de um slot nvme procure utilizar o slot mais próximo da cpu, que também é controlado diretamente pela CPU, em vez de usar o chipset - no meu caso eu uso o nvme controlado pelo chipset, pois é o que tem dissipador da própria placa-mãe instalado, mas no caso de armazenamento a direfença não vai ser tão gritante assim, pois uso somente o sistema operacional instalado no nvme, então depois do boot o acesso ao nvme é esporádico.

Tudo o resto divide uma única pista pcie x4, então se você ligar sua placa de vídeo em outro slot que não o mais próximo da CPU (em placas mãe que possibilitam mais de uma placa de vídeo), aí sim sua placa-mãe vai ficar limitada a 4x e ainda vai dividir o tráfego de dados com os outros dispositivos ligados ao chipset.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...