Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marco Tada

Membro Pleno
  • Total de itens

    390
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Tudo que Marco Tada postou

  1. Se sua placa-mãe tiver mais de um slot pcie x16 use o mais próximo da CPU, muitas vezes os slots adicionais apesar de terem encaixe para placas x16 funcionam abaixo dessa velocidade.
  2. Não tem problema, desde que a bitola do fio de extensão aguente a corrente que vai passar por ali. Não adianta nada sua fiação e o Clamper aguentarem 20 amperes, por exemplo, e o fio de extensão aguentar apenas 10, se você usar acima de 10 e abaixo do limite do Clamper e do disjuntor, o cabo vai pegar fogo, e não vai desarmar nada.
  3. Você tem que dar grant de references na tabela pai para criar chave estrangeira na tabela. Você pode dar o grant para o usuário em nível de banco ou somente nas tabelas referenciadas. Deve ser algo do tipo: grant references on usuarios to 'epiz_29622819'@'192.168.0.6'; ou grant references on usuarios to 'epiz_29622819'@'%'; Este último comando é em caso o usuário se conecte por mais de um endereço ip, o % é o coringa para qualquer coisa. Se quiser dar grant para todas as tabelas do banco, substitua usuarios por nome-do-banco.* (se não me falha a memória).
  4. Você só precisa de filtros de poeira nas ventoinhas que entram ar, as de exaustão não necessitam, se o seu fluxo de ar estiver com pressão positiva (mais ar entrando do que saindo). Lembrando que os filtros limitam um pouco o fluxo, então não basta apenas colocar a mesma quantidade de fans de entrada e saída e colocar filtro nos fans de entrada, que a configuração vai ficar com pressão negativa, e vai começar a entrar poeira por frestas que provavelmente não vão estar com filtros. Meu gabinete tem filtros apenas na parte da frente, com dois fans de 140mm, e um fan na parte traseira para exaustão; a parte superior é composta por uma grade perfurada, onde o ar quente que não for expulso pelo fan traseiro pode sair naturalmente, e nunca tive problemas de super aquecimento.
  5. O meu WD é o WD20EZAZ. É um Western Digital Blue.
  6. Tente fazer o backup do banco original com o pg_dumpall, e para restaurar esse backup na máquina destino, use (substitua backup.dmp pelo caminho e nome do arquivo de backup): psql < backup.dmp ou psql -f backup.dmp O primeiro comando deve funcionar sem problemas, se você estiver usando linux. Eu particularmente nunca utilizei o pg_restore, sempre restaurei dumps usando o psql para carregar o arquivo de dump.
  7. Jé citaram que seu roteador não possui porta Gigabit. Procure por roteadores com porta Gigabit, e os cabos de rede precisam de se cat 5e ou superior, cabo de rede cat 5 normal não passa de 100Mbps. Inclusive o cabo que liga o roteador ao modem tem que ser cat 5e, senão não vai funcionar a velocidade a mais. Outra coisa também é que se você estiver usando wifi precisa usar rede 5Ghz, as redes 2.4Ghz não chegam nessa velocidade.
  8. Pegue um Crucial, Sandisk ou Kingston, são marcas boas e você encontra SSDs sata dessas marcas por preços bons. Se sua placa possui slot M.2 NVMe você pode usar um disco NVMe, atualmente eles são um pouco mais caros que os discos sata tradicionais, mas tem a vantagem de não ocupar espaço e são mais rápidos. Existem também discos M2 sata, que usam o mesmo slot que os nvmes, mas usam tecnologia SATA, e tem a mesma velocidade que um SSD sata ligado via cabo. Se você apenas vai usar para jogar não vai fazer muita diferença usar um SATA ou NVMe, apenas o preço. Mas se você for trabalhar com grande quantidade de arquivos, como compilação de projetos grandes, ou banco de dados, aí vale a pena um disco NVMe. Caso contrário pode ir de SATA mesmo. Eu não recomendaria SSDs chineses de marcas pouco conhecidas, é meio loteria, já vi muita gente elogiando, mas também já vi muita gente que teve problemas. Se você vai colocar apenas jogos e nenhum dado importante, até vale a pena arriscar, mas se vai colocar algum documento ou algo que precise de confiabilidade, não recomendo usar esses ssds baratinhos do aliexpress. SSDs têm o incoveniente de ter que deixar um espaço livre para funcionarem bem, nunca deixe a ocupação do mesmo chegar a 100%.
  9. Esse ST é Seagate, é? Eu já tive problemas com Seagate, não recomendo mais essa marca.
  10. Eu tinha um Seagate de 2TB no meu computador, começou a fazer um barulho estranho e vibrar muito. Eu comprei um da Western Digital para substituir, não tenho do que reclamar quanto à confiabilidade da WD, o único problema é que achei ele um pouco mais lento do que eu estava acostumado, acabei comprando um NVMe de 1TB da Western Digital (SN550), muito bom pelo preço que paguei na época, mas agora vi o pessoal reclamando que a WD nos últimos meses andou mudando de fornecedores de memória flash nessa mesma linha que comprei, e o desempenho ficou pior. Se for pegar um HD físico (não flash), recomendo os da WD, Toshiba, entre outros. Eu fujiria da Seagate.
  11. Em teoria um pg_dump poderia ser carregado para um banco de outra versão, mas como alternativa tem o pg_upgrade. Tente instalar o postgres 8.3 em outra máquina, restaure o backup do 8.3 (não deve dar erro, pois é a mesma versão), depois instale o 9.6 em paralelo, e use o pg_upgrade.
  12. Se você vai usar apenas para estudar, pode usar apenas uma placa de vídeo básica para dar vídeo, e investir em outros componentes. Se você vai compilar muitos programas, um bom processador com muitos núcleos vai ajudar, memória em dual channel também, além de SSD. Sem saber o que vai em que vai ser usado não dá para dar muitas dicas. De qualquer forma é um computador para estudo, dá para equilibrar um meio termo de custo com performance, se fosse para trabalho aí recomendaria configurações mais parrudas.
  13. Não manjo muito de Windows, mas esses drives que iniciam com duas barras invertidas (\\) normalmente são dispositivos de rede, deve ser algum drive remoto compartilhado por outra máqina.
  14. Por esse preço eu pegaria aqui no Brasil mesmo. Se for tributado, vai pagar mais de 1400 reais só de imposto de importação, vai ficar mais caro que comprar aqui com nota fiscal. E se der problema, vai ter que enviar o processador de volta para a China, e o frete daqui para a China é muito caro, já tive que acionar uma loja de lá para fazer RMA de uma bateria de notebook (na época podia enviar bateria), e o preço do frete do Correio daqui para a China ia ficar mais caro do que o preço da bateria nova com frete da China para o Brasil.
  15. De todas compras internacionais que fiz, as únicas vezes em que eu precisei ir buscar pessoalmente a encomenda no correio foi para pagar tributo. No rastreamento dele não aparece nenhuma vez tentativa de entrega, já pede para ir buscar pessoalmente na agência de destino no primeiro dia que chegou.
  16. Quando viajei para fora do Brasil eu usei um site chamado PC part picker, é uma verdadeira mão na roda, pena que não funcione no Brasil. Você montava o computador inteiro, peça a peça, e no final ele mostrava onde cada peça estava mais barato. Não só isso, você escolhia um processador Ryzen, por exemplo, e na hora de escolher a motherboard só apareciam as compatíveis com o processador escolhido. Se você escolhesse aquele cooler gigantesco da Noctua, na hora de escolher o gabinete só apareciam gabinetes que cabiam o cooler, e por aí vai. Pena que não tem um site desses aqui no Brasil.
  17. No rastreamento está escrito que o objeto estava disponível na unidade de São Gonçalo desde o dia 26 de maio, provavelmente tinha tributo para pagar e você não foi lá pagar e retirar. Quando tem tributação o objeto fica retido na unidade do correio mais próxima da sua residência aguardando o pagamento e retirada do mesmo. Se você não for lá em um tempo hábil, eles mandam de volta para o país de origem. Ao comprar de outro país tenha em mente que existe imposto de importação, que é de 60% do valor total da importação (valor do produto + valor do frete + valor do seguro, se houver), e dependendo do estado incide ainda o ICMS, que é sobre o preço da importação+imposto de importação. Muita gente vem com aquela história dos 50 dólares, mas isso é apenas para envios entre pessoas físicas, quando você compra algum produto não entra nessa isenção. Dependendo do objeto pode acontecer de não ser cobrado tributo, mas não conte com isso na hora de comprar, já leve em consideração uma eventual cobrança de imposto.
  18. Você tem certeza que a tabela departamento tem uma foreign key que referencia a tabela docente, e a tabela docente tem uma foreign key que referencia a tabela departamento? Acho que esses relacionamentos estão meio estranhos.
  19. Sim, é um bom fone, e a construção dele é bem robusta. Comprei para usar no home office, e acho bem confortável, dá para usar por horas sem desconforto. Não sou muito de jogar no computador, na maioria das vezes eu jogo com caixa de som e amplificador ligado na saída do computador. Eu uso Linux, então o mix amp é plug an play, funciona sem nenhum problema, não sei como faria para ligar o fone direto no PC sem o mixamp. O mixamp tem a vantagem de você poder usar no videogame, se você tiver um console. Eu tenho o A40 versão PS4, e já usei no PS4 e achei legal. No PS5 o mixamp funciona, mas perdeu a mixagem multicanal, pois o ps5 não tem saída ótica, mas o mixamp funciona de boa ligado na USB do PS5.
  20. DVD não é mídia para armazenamento de longo prazo. Eu já tive discos DVD que depois de alguns meses eu não conseguia ler. Mas se você realmente quiser usar DVD para guardar dados a longo prazo, utilize mídias boas, e faça mais de uma cópia se o dado for realmente muito importante. O que você pode fazer é gerar um arquivo com o checksum dos arquivos a serem gravados no DVD, e gravar junto com os demais arquivos. De tempos em tempos você pode tirar o checksum dos arquivos gravados e comparar para ver se batem.
  21. Mas o que é esse primeiro root depois dos "*" da crontab? É um comando chamado root? Nunca edite os arquivos da crontab diretamente, se tiver algum erro de sintaxe sua crontab pára de funcionar. Use sempre crontab -e para editar a crontab, usando o usuário cuja crontab você quer editar. Quando eu quero saber a saída de algum comando da crontab, eu redireciono a saída do próprio comando da crontab, e não dentro do script. No script deve-se também usar o caminho absoluto para as saídas, e não deixar apenas o nome do arquivo sem o caminho completo.
  22. Existem distribuições linux voltadas para máquinas mais minimalistas, evite usar versões antigas de distros populares somente pelos requisitos de hardware serem menores, pois a maioria não vai mais ter suporte oficial, e não vai ter as atualizações de segurança recentes.
  23. Você não é obrigado a fornecer nenhum fonte se você desenvolveu totalmente o software sem incorporar nada de software livre no seu código. Vamos supor que você queira fazer um jogo, mas no programa de seu jogo você utilizou algumas bibliotecas livres para poder economizar tempo. Aí você seria obrigado a liberar o código fonte de seu jogo, pois ele contém partes que estão protegidos por licenças livres. Mas vamos supor que você desenvolveu tudo do zero, sem utilizar nenhum pedaço de software livre. Aí você não é obrigado a liberar o código fonte. Os drivers proprietários da nVidia por exemplo são fornecidos compilados e o código fonte é segredo deles. Já a AMD tem drivers proprietários cujo código fonte eles não liberam, e tem o driver amdgpu livre, que é inclusive incluído no próprio kernel do linux, e inclusive a AMD ajuda a manter o código fonte aberto das placas de vídeo deles. Mas a licença não indica nada se o software pode ser cobrado ou não, existem programas que são livres mas você tem que pagar uma licença para usar, como por exemplo o Red Hat Enterprise, uma distro linux paga. O fato da Red Hat liberar o código fonte não indica que eles não exclui a possibilidade de eles cobrarem pelo uso do Red Hat e pelo fornecimento de suporte. Mas se você quiser baixar os fontes do Red Hat e compilar você tem toda liberdade de fazer isso gratuitamente, só não vai poder usar a marca Red Hat e nem vai ter suporte da Red Hat. Da mesma forma que o driver da nVidia é fechado, mas é fornecido gratuitamente. Ou seja, existe software livre pago, e existe software proprietário gratuito.
  24. Sim e não. O Windows também pode ser seguro, desde que esteja atualizado, com todos os patches de segurança instalados. O problema é que mais da metade do pessoal não atualiza o Windows com frequência (e algumas pessoas não atualizam nunca). Se você instalar um linux e manter do mesmo jeito, sem atualizações, vai ser tão inseguro quanto a maioria das instalações Windows. O grande diferencial do linux é que as atualizações são bem mais rápidas, muitas vezes é descoberta uma falha e dias depois já vem a atualização (no Windows pode demorar meses para algumas atualizações aparerem), o que diminui bastante a chance de seu sistema ser comprometido se estiver bem atualizado. Lógico que sempre tem as falhas que são exploradas desde o primeiro dia, o que seria um zero day exploit, mas são casos bem raros, a maioria das falhas não são descobertas por pessoas mal intencionadas que querem já sair explorando, são descobertas por empresas de segurança que justamente procuram por falhas em sistemas, e quando descobrem, comunicam o desenvolvedor e dão um prazo de alguns meses para que a falha seja corrigida antes de divulgar a falha.
  25. O problema não é a velocidade de internet, e sim a latência. Eu com internet de fibra ótica não coseguiria usar o psnow, pois os servidores ficam nos Estados Unidos, e por mais rápido que seja minha conexão, vai ter um lag muito grande para jogar via stream. Mesmo lá não são todos os lugares que dá para jogar. O que eles disseram que iam fazer é liberar o download dos jogos que são compatíveis com o videogame, para poder baixar e jogar local, e deixar via stream somente os jogos que não tem compatibilidade (tipo os jogos de ps3 em ps4). Só não sei se este recurso estaria disponível fora dos Estados Unidos, de baixar os jogos.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Redes MikroTik

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.