Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marco Tada

Membros Plenos
  • Total de itens

    221
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D

Reputação

81

Sobre Marco Tada

  • Data de Nascimento 21/01/1974 (46 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    São Bernardo do Campo/SP
  • Sexo
    Masculino

Meu PC

  • Processador
    AMD Ryzen™ 7 3700X
  • Cooler
    Scythe Ninja 5
  • Placa de vídeo
    RX580 8GB
  • Placa-mãe
    Asus TUF GAMING X570-PLUS Wi-Fi
  • Memória
    Corsair Vengeance LPX 16GB - CMK16GX4M2Z3200C16
  • HDs
    2TB
  • SSDs
    Samsung Evo Plus M.2 250GB
  • Gabinete
    Corsair Carbide Air 540
  • Fonte
    EVGA 850GQ
  • Sistema Operacional
    Fedora Linux

Meu Console

  • Modelo
    PS4 Pro e Analogue Super NT
  1. E nem precisa. Você precisa apenas garantir que tem duas cópias de um arquivo, uma na sua máquina de uso diário e outra em uma mídia externa. Se tiver problema no seu computador, você tem tudo gravado fora dele. Se tiver um problema na sua cópia externa, você tem tudo gravado em seu computador e pode fazer um novo backup assim que providenciar uma mídia externa nova. Agora se você vai apagar o dado do seu computador, e quer manter uma cópia externa, aí sim eu recomendo você usar outra mídia para manter uma cópia extra.
  2. Existem somente umas três fabricantes de chips de memória, a Samsung, a Micron e a Hynix. Então todos os fabricantes de memória usam um destes três fornecedores. A Kingston, que eu saiba, sempre usou chips da Samsung nas suas memórias, e os chips da Samsung sempre estiveram entre os melhores.
  3. Sobre a fonte, a não ser que você venha a usar mais de uma placa de vídeo, pode pegar uma com potência menor. A não ser que você pegue uma fonte com modo eco/híbrido, e queira uma fonte silenciosa (aí uma fonte de potência maior ficaria com o fan desligado a maior parte do tempo). Sobre a Corsair, a séria CX não é muito melhor que a VS não, são compatíveis, a diferença é as CX tem opção de cabos modulares (os modelos terminados em M, se não me engano). Sobre as memórias, não sei se os Ryzen de segunda geração trabalham melhor com clocks mais altos. Os Ryzen de terceira geração já usam as memórias 3200Mhz por padrão. O monitor não faz nenhuma diferença no consumo da fonte do computador, mas não sei se vale a pena pegar um monitor com taxa de atualização de 240Hz, são poucos os jogos que você vai conseguir chegar nisso com a sua placa de vídeo atual.
  4. O pior é que não dá não. Se for pegar um Threadripper 3990X você vai gastar metade desse orçamento só no processador.
  5. Na página 1-4 do seu manual diz que o conector da placa-mãe para o painel de áudio frontal é o conector AAFP. Procura no google por aafp pinout que tem vários esquemas. Este conector é feito para usar áudio digital, no seu caso você vai ter que entrar na BIOS e escolher o áudio frontal para Legacy AC97. Como você tem somente os canais de saída direito e esquerdo, não tem os pinos de retorno, provavelmente o som vai sair simultaneamente das caixas ligadas no painel traseiro e no fone de ouvido ligado no painel frontal.
  6. Só tem uma coisa errada aí, quando está em RAID você não enxerga dois hds, os dois hds deveriam aparecer como uma unidade de disco única.
  7. Sobre os leds RGB, eles são independentes do sistema de rotação dos fans. Existe um cabo para conectar no header de alimentação do fan, e que faz o mesmo girar, e existe outro cabo saindo do fan exclusivamente para o sistema RGB - este último cabo é exclusivamente para o sistema RGB. Para o fan girar e acender os leds precisa de ligar os dois cabos.
  8. Existem coolers com adaptadores com diversas furações, depende da marca. O meu cooler, por exemplo, aceita praticamente todos os formatos recentes de CPUs Intel e AMD. Não recomendo usar sem cooler, na melhor das hipóteses vai dar thermal throtling (a placa-mãe vai baixar os clocks e tensões para o mínimo para a cpu ficar em temperaturas seguras), mas existe a chance de queimar a CPU na pior das hipóteses. E mesmo que não queime a cpu, você pode comprometer seriamente a vida útil dos seus componentes.
  9. Só que o processador é usado, e o AF viria zero, com garantia de fábrica. Sobre o 3600 novo, aí vai do seu uso. A terceira geração dos Ryzen deram um bom salto de performance em relação à segunda geração, mas se você usar o computador apenas para jogo pode ser que não valha a pena pagar a mais. Vai depender de o que você joga.
  10. Através do Y vai ficar com a mesma velocidade, pois o sinal PWM vai vir o mesmo para os dois fans. Se não usar o cabo Y, cada fan vai ser monitorado e ajustado separadamente.
  11. Se sua placa-mãe possui cpu opt então dá para ligar os dois fans, um no cpu fan e outro no cpu opt fan. Muitas placas mãe não tem dois headers de fan para cpu, então você acaba tendo que ligar com adaptador. Meu cooler também veio com dois fans, e minha placa-mãe também tem cpu opt, mas eu preferi ligar os dois fans no mesmo header, pois assim eu poderia fazer apenas uma configuração de velocidade de fan, em vez de ter que fazer duas configurações, e no fim um fan sempre girava um pouco mais rápido que o outro.
  12. Se for problema com temperatura alta, e seu HD estiver bem ventilado dentro do gabinete, aí teria que providenciar a troca do HD. Se chegou a corromper blocos do HD, não tem o que fazer, tem que trocar. Sujiro que você faça backup dos seus dados mais importantes para um HD externo, e providencie a troca. Agora se o problema for refrigeração, verifique se o local onde o HD está instalado não está em um lugar abafado dentro do gabinete.
  13. Cara, como você vai conseguir colocar o processador no soquete com o cooler grudado em cima? Use um soprador de ar quente, ou em último caso um secador de cabelos, para aquecer o processador e dissipador, para então tentar soltar.
  14. Mas o autor do post disse justamente isso, ele não está conseguindo ligar o computador sem dar problemas. @Janine Nasto Para descartar problemas com a placa-mãe ou processador você necessitaria de ter outra placa-mãe e outro processador. A não ser que tenha alguma assistência técnica boa para levar o computador e eles fazerem um diagnóstico.
  15. Instale como manda o fabricante, faça medições de temperatura, depois mude e verifique se dá diferença. A parte de trás do PC é uma parte meio quente, pois além dos gabinetes serem construídos para retirar ar frio da parte frontal, a parte de trás é onde fica a maioria dos componentes que esquentam mais, como vrm e cpu, fora que as placas de vídeo jogam ar quente para a parte de trás também. Não sei se as ventoinhas traseiras conseguiriam puxar o ar mais frio, Sobre ligar duas ventoinhas em um único header dá sim, o problema é que somente uma vai ser monitorada a velocidade. No seu Noctua não veio nenhum cabo em Y para ligar os dois fans no header de fan da CPU?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Eletrônica

PROMOÇÃO DE QUARENTENA

Aproveite o isolamento social para aprender eletrônica!
De R$ 39,90 por apenas R$ 19,90
Só até as 23h59min desta sexta-feira 10/04/2020

CLIQUE AQUI E COMPRE AGORA MESMO!