Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marco Tada

Membros Juniores
  • Total de itens

    8
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D

Reputação

2

Sobre Marco Tada

  • Data de Nascimento 21/01/1974 (45 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    São Bernardo do Campo/SP
  • Sexo
    Masculino

Meu PC

  • Processador
    AMD Ryzen™ 7 3700X
  • Cooler
    Box
  • Placa de vídeo
    RX580 8GB
  • Placa-mãe
    Asus TUF GAMING X570-PLUS Wi-Fi
  • Memória
    Corsair Vengeance LPX 16GB - CMK16GX4M2Z3200C16
  • HDs
    2TB
  • SSDs
    Samsung Evo Plus M.2 250GB
  • Gabinete
    Thermaltake Versa H34
  • Fonte
    EVGA 850GQ
  • Sistema Operacional
    Fedora Linux

Meu Console

  • Modelo
    PS4 Pro e Analogue Super NT
  1. Não, os pares são pela cor dos slots. No manual da placa-mãe diz para tentar usar memórias semelhantes nos slots de cores iguais. Assim, o canal A vai receber um pente de 4 e outro pente de 8 GB, e o canal B idem, com os pentes de mesma capacidade nos slots de mesma cor, ficando assim 12GB por canal. Trecho retirado do manual em inglês: "When enabling Dual Channel mode with two or four memory modules, it is recommended that memory of the same capacity, brand, speed, and chips be used and installed in the same colored DDR3 sockets."
  2. Eu tenhoa TUF x570 wifi, que é praticamente a mesma placa, somente com o wifi a mais, e no manual diz claramente para utilizar os slots a2 e b2 para configurações com dois pentes. Leia sempre o manual ao montar o computador, até porque uma ligação errada pode queimar sua placa-mãe - exemplo, essa placa-mãe vem com dois conectores 12V para cpu, um com quatro pinos e outro com 8 pinos. Vem escrito no manual para ligar pelo menos o de 8 pinos para tensão estável. Ao se ligar somente o de 4, o pc até liga, mas vem uma mensagem que o processador pode sobreaquecer em alta carga de processamento.
  3. Segundo o site do fabricante, a diferença dessas duas memórias é a compatibilidade. CMW16GX4M2C3600C18: Compatibility Intel 100 Series,Intel 200 Series,Intel 300 Series,Intel X299, CMW16GX4M2Z3600C18: Compatibility Intel 200 Series,Intel 300 Series,Intel X299,AMD X570 Eu tenho um kit Corsair não RGB, e lembro que a minha memória tinha essa letra "Z" no código, e a diferença para as outras memórias Corsair é que as minhas são explicitamente certificadas para Ryzen. Acho que nas placas mãe e processadores mais novos não vai ter nenhum problema, mas que eu me lembre os Ryzen logo no começo tiveram alguns problemas com memórias. Vi que na Pichau esse kit CMW16GX4M2Z3600C18 está fora de estoque, então o preço que está lá pode ser o da época que esta memória estava em estoque, pois quando comprei a minha essas memórias certificadas para Ryzen eram um pouco mais caras que as certificadas para Intel (comprei minha memória fora do Brasil, era uns 30 reais de diferença).
  4. Nos manuais das placas mãe que eu tenho diz apenas para se "tentar" usar memórias com mesma latência. Acredito que se você utilizar memórias com velocidades/latência diferentes, a placa-mãe vai tentar usar a melhor configuração possível em que todos os pentes de memória funcionem - minha placa-mãe antiga tinha inclusive um botão MEM OK para caso se colocasse pente de memória novo, e o boot falhasse, ele carregaria parâmetros seguros de memória para poder entrar na bios e tentar configurar a memória. Com relação a tamanhos diferentes, nos manuais da Asus geralmente vêm descrito que é possível dual channel em memórias de tamanhos diferentes, mas o dual channel vai ficar limitado ao tamanho do canal com menos memória. A memória excedente do canal maior fica em single channel.
  5. Cuidado que o Noctua precisa de um gabinete com bastante espaço. O seu tem apenas 158mm de espaço, segundo a Cooler Master. Acho que o Noctua presica de uns 165mm. Verifique neste site sobre quais gabinetes são compatíveis com o Noctua: https://pcpartpicker.com/products/case/?compatible_with=noctua-cpu-cooler-nhd15#sort=a8&page=1
  6. Eu tenho a x570 wifi e Corsair 3200Mhz, quando entrei na BIOS estava setado a 2666Mhz. Tive que ligar o DOCP para que o perfil XMP1 fosse reconhecido. Não se trata de overclock, mas de liberar o perfil que já vem gravado na memória.
  7. Em outro post sobre memórias diferentes combinadas que eu respondi hoje eu disse que depende da placa-mãe. Eu vi o manual da sua placa-mãe e diz somente que é "recomendado" o uso de memórias com tamanhos iguais nos slots de cores iguais, não diz nada sobre perder o dual channel se o tamanho não bater. Já no manual da minha placa-mãe (Asus TUF 570x wifi) diz que o dual channel funciona, mas fica limitado ao tamanho do canal com menor tamanho de memória. A memória excedente do canal com mais memória fica single channel. Mas existe também uma observação sobre as latências das memórias terem que ser iguais. Ou seja, se a velocidade e latência das memórias não forem as mesmas, você poderá ter que fazer alguns ajustes manuais para tudo funcionar em dual channel (no seu caso, dual channel misto).
  8. Não necessariamente. Minha placa-mãe atual (Asus TUF 570X wifi) e minha placa-mãe anterior (Asus Sabertooth 990FX) fazem dual channel com memórias de tamanho diferentes. No manual da Asus diz que o dual channel ficará limitado ao tamanho do canal com memória menor. A memória excedente do canal com mais memória fica single channel. Se eu colocasse exatamente estes dois pentes de 8 e 4GB no meu setup, ficaria 8GB dual channel (4+4), e os 4GB restantes da memória maior ficaria em single channel. Eu até baixei o manual dessa A320M PRO VH PLUS, mas o manual é bem mal documentado, não diz nada sobre o que acontece com memórias diferentes. Em outra placa da Gigabyte que eu vi o manual fala apenas que é "recomendável" o uso de memórias idênticas, não diz nada sobre usar pentes de memória diferentes. Portanto, se o manual da sua placa-mãe não diz nada, somente testando para saber se funciona. Ademais, com um pente só ele já não tinha dual channel mesmo, então com dois pentes diferentes o máximo que pode acontecer é ele continuar não tendo dual channel mas com mais memória. adicionado 9 minutos depois Somente tome cuidado de testar a memória nova a tempo de devolver caso não funcione, pois algumas placas mãe podem ser meio temperamentais com relação a memória (ainda mais no seu caso que as memórias são diferentes). Se a latência das memórias não for igual, pode ser que os dois pentes precisem de ajustes manuais para funcionarem juntos (ou podem nem funcionar). Novamente isso é algo que varia de fabricante para fabricante, e de chipset para chipset. Então não posso dizer que vai funcionar com toda certeza. Se você comprar de loja online você tem 7 dias para devolver a mercadoria caso não funcione, de acordo com o código do consumidor.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...