Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

- A fonte de um valor de tensão segura não existe.

- O que existe são relatos de usuários que tinham um overclock estável a uma dada tensão que deixou de ser estável, necessitando mais tensão para manter o mesmo nível de overclock

- Overclock estático de 1,3v allcore é diferente das leituras de 1,475v que temos em núcleos isolados e por pouco tempo. O processador muda a tensão umas 10 vezes por segundo e o programa reporta uma tensão apenas. Então mesmo que você veja 1,475v constante, ele não tá constante.

- O mais usado é AIDA64 ou Blender por 15 minutos em todos os núcleos, olhar o Hwinfo64 o Sv12 TFN médio e não ultrapassar a tensão que mostrou lá. Na maioria dos processadores esse valor não passa de 1,3v. O raciocínio seria que isso é “seguro” para usar all core, pois você está stressando todos os núcleos e usando a tensão que o seu processador naturalmente usa para botar full load em todos os núcleos

• Curtir 1
Postado

@Caio Ferreira Sim, acabei de ver, vou acabar optando por algum dos dois nesse vídeo, talvez esse primeiro.

adicionado 2 minutos depois

@Caio Ferreira Valeu pela ajuda acabei de ver o primeiro do vídeo que é esse: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96491

Várias pessoas compraram e gostaram bastante, varios relatos que segurou 4.2Ghz abaixo dos 70 e no vídeo review eu percebi que é um ótimo custo/benefício, vale a pena.

Postado
1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

@Shaman93 é fonte oficial da AMD?

Jamais a AMD vai se posicionar dizendo oficialmente a tensão limite segura pros processadores. Primeiro porque isso varia individualmente de acordo com cada chip (a tal da "qualidade do silício", que é determinante na tendência a eletromigração, que aos poucos mata o chip). Segundo porque a política oficial é: "garantimos o funcionamento pleno em stock. É liberado pra OC, mas faça por sua conta e risco". Caso leia o aviso do RM, é basicamente o que está escrito, rs. Então seria completamente paradoxal eles informarem parâmetros seguros pra OC, até onde eu saiba nunca fizeram. No máximo dão pistas. No caso dos Zen2, uma das pistas é: não acredite na tensão que você lê por qualquer software que seja (inclusive RM) para determinar o Vcore seguro. Inclusive teve atualização de chipset e BIOS pra alterar o valor apresentado, que vinha levando muita gente ao engano. Leituras de tensão por software estão condicionadas a algoritmos de interpretação e muitas vezes, em muitas arquiteturas, não são representativas do que de fato está acontecendo com o chip. Fixar o Vcore em 1.3 V é perigoso, mesmo que no RM apareça 1.4 ou 1.5 V enquanto ele está em stock. Aparecer 1.5 V no RM não implica que o Vcore esteja fixado em 1.5 V, a tensão está sendo auto-regulada pelo chip por um complexo algoritmo que leva em consideração carga, temperatura, características individuais do silício e outros fatores.

1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

se não, pura especulação, visto que a própria placa em auto joga muito além de 1.2v por padrão...

Ou seja, dando seguimento a minha linha de raciocínio, no que tange OC, tudo é "pura especulação". Mas não exatamente. Porque tem técnicos em cima da questão fazendo uma tremenda engenharia reversa, programadores estudando os códigos fonte AGESA, entusiastas testando os limites enquanto monitoram (profissionalmente, com aparato adequado) diversos parâmetros. Essa é a única forma de se estabelecer os limites seguros pra OC. A prova definitiva e final é a do tempo: quanto tempo a maioria dos chips, da maioria das pessoas, vai ser capaz de segurar o mesmo clock, com a mesma tensão. Quando um OC que era estável deixa de ser e passa a exigir mais tensão, isso é o que se chama de degradação e em última análise indica que o OC não era seguro. Eletromigração detonou a microestrutura da CPU. Se aconteceu em 5 ou 10 anos, pode ser que tudo bem, mas se levou 6 meses ou nem isso... Pois bem, tem inúmeros relatos de 1.3 V degradando os Zen2 em menos de 1 ano e, como comentei, cheguei a ler um de 1.325 V tornando o processador instável até mesmo em stock num prazo tão curto quanto 2 meses. To fazendo a janta, mas mais além tento pescar esse relato, rs. Tem gente que bota 1.35 V e tá usando há 1 ano? Tem, mas pela quantidade de relatos isso não vale pra todos os chips e nem mesmo pra maioria. Essas pessoas também costumam usar coolers topo de linha e de quebra em lugares frios. Mas em suma, cuidado com as recomendações quando se trata de um assunto delicado como OC. Cautela nunca é demais, e uma dica errada pode acabar detonando o equipamento de alguém.

Por fim, minha recomendação é que não acreditem em mim. Ou em nenhuma fonte individual quando o assunto é OC. Sério mesmo. É um numerozinho que você mexe e pode perder 1000 reais ou mais de equipamento. Recomendo múltiplas fontes e que só mexa nos parâmetros depois de muitas horas de leitura. O sub overclocking no reddit é um bom começo, quando alguém fala bobagem geralmente é rechaçado rápido pela comunidade. Outras boas fontes são o AnandTech, Tom's Hardware, Guru 3D e os fóruns overclock.net e overclockers.com.

adicionado 24 minutos depois

@Brc Perfeito. Não tinha visto sua resposta, mas é mais ou menos por aí. Eu ressaltaria que pra Zen2, 1.3 V ainda parece ser muito. Ao mesmo tempo que pode ser que seja seguro pra maioria dos chips, se 1 a cada 20 ou 30 degradar, estamos falando de centenas, possivelmente milhares de pessoas que ainda estão sujeitas a tomar uma ruim. Se você pretende usar o processador por pouco tempo, trocar logo ou não faz muita diferença pro seu bolso se perder, tudo bem. Pra quem a CPU é preciosa e vai ficar na magra se perder, é arriscado.

Postado

todo OC é por conta e risco do usuário, isso é aviso velho... só quero fontes confiáveis de que usar essa tensão citada traz prejuízos de maneira tão consistente. quantas amostras? quais chips? qual o prejuízo em si de maneira objetiva? perda total ou de algumas funções?

pra resumir a conversa, nem OC recomendei (e não recomendo pra ngm em 99% dos casos) porque o 4.2 é o valor do boost já setado em stock. ademais, já é sabido que esses Ryzen não são uma maravilha pra OC como alguns do tipo da Intel, como pode conferir no artigo do Giancarlo: https://theoverclockingpage.com/2019/07/07/ryzen-5-3600-arquitetura-resultados-e-overclock/

um air cooler decente e deixando rodar em stock já resolve o problema de 99% das pessoas com "problemas". não é porque o chip é desbloqueado pra OC que o usuário precisa fazê-lo; o risco maior tá em alguém com conhecimento zero mexer no que não sabe só porque ouviu dizer que ele precisa disso pra poder "jogar bem"...

Postado
14 horas atrás, guhzax disse:

Pensei nisso, será que daria?

Pega as especificações do radiador e mede no gabinete, posso estar exagerando mas medindo no "olhometro" eu acho que cabe sim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...