Ir ao conteúdo

R5 1600 AF em STOCK chegando a 3700mhz

Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Postado

___

RX 570 4g

16gb ram hyper x fury

A320M-HD

SSD 240GB da Xraydisk 

HD de 500gb

___

Galera, não sei o motivo mas antes de eu comprar o ssd, ele ficava em qualquer jogo cravado em 3600mhz (seu boost), mas depois que comprei o ssd tem jogos que ele fica variando de 3600mhz a 3700mhz e já outros como o PUBG ele fica menos de 3600mhz, fica variando de 3550mhz a 3575mhz mas nunca a 3600mhz como antes cravado. Uso o plano de energia em ALTO DESEMPENHO. Nunca fiz OC nele pois minha placa-mãe nem suporta isso. Alguém tem alguma ideia do que pode ser? 

Postado

Obrigado!

Bom, á principio não há problema algum, só me é curioso do porquê isso está acontecendo pois talvez isso seja prejudicial ao processador (?)

Queria entender o motivo dele estar chegando a 3700mhz se não foi feito nenhum OC e o Boost máximo dele é de 3600mhz, também entender do porquê ele não chegar a bater o boost dele no pubg por exemplo pois deve ter uma perda de desempenho, não?

• Solução
Postado
5 minutos atrás, yagolima disse:

Queria entender o motivo dele estar chegando a 3700mhz se não foi feito nenhum OC e o Boost máximo dele é de 3600mhz, também entender do porquê ele não chegar a bater o boost dele no pubg por exemplo pois deve ter uma perda de desempenho, não?

Variação de clock é normal, e em alguns caso o boost pode ultrapassar um pouco o valor de referência. 3600MHz seria uma média.

Adicionar um SSD como você fez, pode aliviar um tanto para a RAM e a VRAM em certos cenários de jogos, o que também por consequência pode também aliviar um pouco o uso do processador em todo processo.

O boost do processador funciona assim:

Citação

Quando o processador possui limite de espaço nessas categorias e a carga de trabalho ativa requer desempenho adicional, o Precision Boost 2 aumentará automaticamente as frequências até que um ou mais dos limites acima sejam atingidos. Quando/se o limite for atingido, as frequências do processador serão niveladas automaticamente para uma condição de estado estacionário para aprimoramento contínuo do desempenho. Durante esse processo, o processador pode monitorar as condições e ajustar as frequências até 1000 vezes por segundo. Como resultado, atingir a frequência máxima de potência e as condições de potência sustentadas observadas por você dependerão do aplicativo e da carga de trabalho. É uma boa orientação saber que as cargas de trabalho leves experimentam as frequências de impulso mais altas, ao passo que as cargas de trabalho multicore e/ou sustentadas mais pesadas têm maior probabilidade de encontrar um limite e receber menos potência.

FONTE: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/cpu-pb2

Neste artigo é mostrado valores acima de 3600MHz também, na questão de benchmark de frequência:

https://www.gamersnexus.net/hwreviews/3547-amd-r5-1600-af-cpu-review-best-cpu-under-100

Enfim, não parece estar nada de errado.

Postado

normal porque deve tá tendo folga térmica, no meu acontece isso também de vez em quando. além do mais, o R5 1600 é um R5 2600 capado, tranquilamente dá pra subir o clock dele...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...