Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, sou bastante leigo nesse sentido e estou começando a me informar mais sobre o assunto neste exato momento, mas já gostaria de adiantar essa dúvida. Gostaria de saber se é possível ou não fazer e se vale a pena ou não fazer o overclock em um processador ryzen 5 2600 comprado a pouco mais de 1 mês. 

Minha configuração atual do PC é seguinte: 

AMD Ryzen 5 2600

ASUS B450M - GAMING/BR 

PATRIOT 16GB DDR4 3000Mhz - duas de 8GB

ASUS AREZ RX 580 OC 8GB

SSD XPG GAMMIX S11 PRO, 256GB

CX500 (Nome verde - modelo antigo)

MID TOWER AERO ONE BLACK, AEROCOOL

MONITOR  GAMER AOC HERO 24 - 144Hz

A intenção seria deixar o processador mais parrudo para ter um ganho de FPS em jogos como CS GO e Valorant e COD. Eu irei trocar em poucos dias o fan opriginal do processador por um destes aqui que ganhei: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96492... ele iria atender bem a refrigeração de um processador em overclock? Pelo que pesquisei minha placa-mãe não possui dissipador de VRM, até quanto isso influencia ou não em overclock? É possível ou aconselhável fazer sem esse componente?

Agradeço desde já a atenção ; )

Postado
1 minuto atrás, Virgilio Macedo Neto disse:

Pelo que pesquisei minha placa-mãe não possui dissipador de VRM, até quanto isso influencia ou não em overclock?

é um fator fundamental visto que eles serão estressados na medida em que o clock sobe, passando mais corrente, logo vão esquentar mais e sem uma dissipação passiva ou ativa é provável que num certo limite haja uma queda brusca de desempenho para evitar que os VRMS fritem - não raro a máquina simplesmente desliga como proteção para não chegar nesse ponto.

adicionado 2 minutos depois
4 minutos atrás, Virgilio Macedo Neto disse:

Eu irei trocar em poucos dias o fan opriginal do processador por um destes aqui que ganhei: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96492... ele iria atender bem a refrigeração de um processador em overclock?

ele é melhor do que o cooler box para resfriar somente o processador, mas o cooler box, por mais que seja mais franco, ainda ventila indiretamente os VRMS por estar direcionado diretamente pro processador.

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, Virgilio Macedo Neto disse:

É possível ou aconselhável fazer sem esse componente?

não. fica por sua conta e risco, como qualquer overclock.

adicionado 4 minutos depois
6 minutos atrás, Virgilio Macedo Neto disse:

A intenção seria deixar o processador mais parrudo para ter um ganho de FPS em jogos como CS GO e Valorant e COD.

com a aquisição de um 3300x ou 3600 você consegue uma taxa maior e mais estável de FPS. overclockar o R5 2600 não fará muita diferença que valha o risco.

Postado

Na minha opinião, vale a pena sim. Com o VRM fraco, tenta não passar de 1.28 ~ 1.3 V e vê o clock que atinge. Pelo menos uns 3.9 GHz em todos os núcleos (em stock fica pelos 3.7, 3.75) deve conseguir. Vai melhorar um pouco os 1% e 0,1% lows, principalmente. Fazem toda a diferença em jogos como CS e Valorant. Se não for usar pra render, essa placa-mãe aguenta bem tranquilo. 

20 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

com a aquisição de um 3300x ou 3600 você consegue uma taxa maior e mais estável de FPS. overclockar o R5 2600 não fará muita diferença que valha o risco.

Putz, sugerir uma troca pra um 3300x (que custa R$ 1000...) pra quem tem já tem um 2600 e RX 580 é dose, não faz nenhum sentido... Também não acho que valha a pena desembolsar R$ 1200 em um 3600, salto muito pequeno, e mesmo o 2600 já chega a ser excessivo pra 580, a melhora tende a ser de mínima a inexistente. Se for gastar toda essa grana vale mais a pena mesmo é vender a 580 e trocar por uma 2060, mesmo mantendo o 2600...

Postado

@Shaman93 ele quer altas taxas de fps e tem um monitor 144hz. quer comparar performance de um ryzen de gen 2 com gen 3 neste quesito? é dar murro em ponta de faca, basta ver qualquer review e comparativo de testes.

adicionado 1 minuto depois

Postado

@Shaman93 ele quer altas taxas de fps e tem um monitor 144hz. quer comparar performance de um ryzen de gen 2 com gen 3 neste quesito? é dar murro em ponta de faca, basta ver qualquer review e comparativo de testes.

Teste com uma 2080Ti, absurdamente mais forte que a 580, mostra uma diferença bem pequena. Inclusive em vários jogos que exigem mais multicore o 2600 empata e até ganha do 3300x, que tem 33% menos threads. E o teste é com o 2600 em stock a 3.7 GHz, fazendo um OC você cava ainda mais essa diferença.
Caso ele não tivesse processador, caso o 3300x não custasse 40% a mais que o 2600 (=1600AF, R$ 700 contra R$ ~1000) e caso ele tivesse uma placa topo de linha, o 3300x poderia fazer sentido...

tem um monitor 144hz.

Só a título de comparação, eu uso um R5 2600 a 3.975 GHz e uma RX 580. Rodo CS na casa dos 300 fps, mesmo os 0,1% lows é muito raro que caiam abaixo de 144 fps... Já vi reclamações, até por aqui, mas sinceramente não sei até que ponto não pode ser resultado da combinação de placa-mãe básica, RAM lenta, Windows desconfigurado, e outros problemas de forma geral. No final das contas se encontra até gente reclamando do desempenho de i9 9900k + 2080ti, rs. Jogo competitivo e o kit me atende muito bem.

Postado

@Shaman93 como o foco dele é jogos competitivos, parto do pressuposto que ele está jogando no LOW, porque gráficos n importam, e que o processador tá folgado mas não consegue ir além. em outros jogos mais casuais, com certeza o 2600 dá conta, até porque tenho o R5 1600 + 2060 e vejo que empurra tranquilo. como é um usuário comum sem qualquer experiência, não costumo recomendar OC sobretudo em placa que não possui VRMS, por mais que seja somente em jogos, questão de prudência.

se ele tá jogando a 1080p com gráficos no talo aí não tem jeito. não vai conseguir tirar leite de pedra. mais fácil ele tá sofrendo com driver genérico, vide o comum uso de driver booster em pleno 2020 em máquina nova, do que ram lenta ou mesmo a placa-mãe como limitadora...

adicionado 4 minutos depois
27 minutos atrás, Shaman93 disse:

caso o 3300x não custasse 40% a mais que o 2600 (=1600AF, R$ 700 contra R$ ~1000)

30% na verdade, o que não deixa de ser relevante. e o 2600 novo custa na casa dos ~900, hj está saindo por R$ 959, sei que ele não vale isso pela simples existência do 1600AF, mas é o que custa em loja grande zero.

Postado
5 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@Shaman93 como o foco dele é jogos competitivos, parto do pressuposto que ele está jogando no LOW, porque gráficos n importam, e que o processador tá folgado mas não consegue ir além. em outros jogos mais casuais, com certeza o 2600 dá conta, até porque tenho o R5 1600 + 2060 e vejo que empurra tranquilo. como é um usuário comum sem qualquer experiência, não costumo recomendar OC sobretudo em placa que não possui VRMS, por mais que seja somente em jogos, questão de prudência.

se ele tá jogando a 1080p com gráficos no talo aí não tem jeito. não vai conseguir tirar leite de pedra. mais fácil ele tá sofrendo com driver genérico, vide o comum uso de driver booster em pleno 2020 em máquina nova, do que ram lenta ou mesmo a placa-mãe como limitadora...

Sim, indiscutivelmente Zen2 é superior a Zen+ e em resolução e gráficos baixos o peso é maior ainda. Mas mesmo assim, continuo achando que é um investimento muito alto (o 3600, o 3300x eu nem cogito) pra pouco retorno. Talvez só se for jogador profissional/ganhar dinheiro jogando, ou almeja ser. Mesmo jogando competitivo, pessoalmente eu só saio do meu 2600 pra um 3700x, 3900x ou então Zen3 e provavelmente só depois que tiver migrado de GPU também. Ou então no caso ce aparecer uma barbada insana por um 3600 usado. Já pro OP, pra um upgrade mais significativo desses, a placa-mãe é limitante e teria que trocar também.

Postado

valeu pelo debate @Caio Ferreira e @Shaman93 e apesar de ser leigo eu sempre busco seguir o que galera "mais entendida" tem um consenso. Só respondendo algumas coisas... estou jogando sim tudo no low para justamente ter o ganho de FPS e está atingindo a casa dos 200-250, sendo que ocorrem aquelas quedas e algumas bem bruscas para perto de 100 fps, por isso pensei no overclok para justamente nessas quedas não descer a a tanto. 

Essa questão do 1% 0,1% low é justamente o que quero melhorar! Se o overclok causar uma diferença que melhore bem os índices eu faria ele sim... meu medo é apenas essa questão dos dissipadores de VRMS que minha placa não possui e se teria como suprir a falta deles de outra forma que amenizasse o superaquecimento. E se realmente vai haver esse superaquecimento sendo que quando eu jogo, mantenho apenas ele em aberto. Não faço stream nem rodo outros programas simultaneamente e nem pretendo.

Vou dar uma olhada nos vídeos agora...

Postado

@Virgilio Macedo Neto então pode fazer o OC tranquilo e testar, amigo, ainda mais com o novo cooler. pra jogos, é bem safe porque o processador nunca vai ficar em 100%. assiste vídeos do tipo no youtube de pessoas com conhecimento e vai se aventurando. basta verificar a temperatura dos VRMS com o HWinfo caso tenha medo de algo. se seu gabinete possui um air flow decente, manda brasa.

você não usou tranqueiras como o driver booster, né? kkkkk

Postado

@Caio Ferreira beleza cara, valeu pelas dicas.... kkkk não não o pc ta novinho tem 2 meses de uso e o máximo que instalei de programas, tirando os jogos, foi anti vírus, CPU-Z e discord, somente. 

Vou ler bastante e ir me aventurando nisso de overclock e assim que tiver uma segurança eu boto em prática. Conheço um técnico ai de informática que me ajudou algumas vezes e vou ver se ele manja disso pra dar uma ajuda. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!