Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

A entrada da display port minha GPU, enquanto estava utilizado o computador (estava apenas navegando pela internet), "explodiu". Escutei um barulho (estouro) e o computador desligou, quando olhei estava saindo uma chama que logo cessou e iniciou o cheiro de queimado. Após o ocorrido, e retomar ao estado de calma, notei que a energia ainda chegava da fonte para o computador (os leds da mobo estavam ainda ligados), porém o computador não respondia.

Minha placa de vídeo, AMD Rx 580 , deve ter aproximadamente 4 anos e nunca apresentou defeito antes, foi aberta apenas para limpeza e troca de pasta térmica.

A entrada estava conectada a televisão. Há 02 meses, quando conectei meu notebook à televisão, apresentou sinal de mal fluxo de energia (ao conectar ao notebook o mesmo ficou dando choques). 

*O conector display port ficou preto e defomardo

Minha dúvida é referente aos riscos de ter queimado algum outro hardware e como devo prosseguir.

Tem muito risco de ter queimado a mobo? Essa GPU ainda tem salvação?

Vocês aconselham comprar uma nova GPU logo, ou mandar para assistência testar as outras peças (não tenho como testar)?

O problema seria a afiação da minha casa, a televisão ou o cabo conector? 

Obs: ligava a fonte direto na tomada.

Obrigado desde já!

Configurações do computador:

Placa-mãe:  ASRock B450m Steel Legend

Processador: Ryzen 5 3600X

Cooler da CPU: CoolerMaster MA410P

Memória RAM: 24GB (DDR4) – 2 Geil Evo Potenza 3000 mhz e 1 XPG Gammix 3200mhz

HD: SATA 1TB, 1 SATA de 2TB e  SSD WD 240GB

Placa de vídeo: AMD Rx 580 8GB

Fonte: Corsair CX500

Postado

@Isales provavelmente só danificou a entrada do DP e placa de vídeo mesmo, no máximo, além do cabo... testou com outro cabo ou n teve coragem? o ideal é levar a um técnico pra ele abrir e checar se tá tudo ok com as tensões de entrada e saída.

Postado
Em 09/07/2020 às 19:44, Caio Ferreira disse:

@Isales provavelmente só danificou a entrada do DP e placa de vídeo mesmo, no máximo, além do cabo... testou com outro cabo ou n teve coragem? o ideal é levar a um técnico pra ele abrir e checar se tá tudo ok com as tensões de entrada e saída.

Testei, na verdade eu usava um monitor e uma televisão. Aí não está dando mais vídeo ao tentar ligar. Consegui uma placa de vídeo antiga com um amigo e vou testar para ver se liga. Caso ligue, ainda seria indicado levar no técnico?

Sobre a fonte do problema possivelmente foi a televisão (parou de funcionar).

Obrigado, Caio

Postado

Atualizando, o PC não liga. Utilizei outra VGA e nada, a mobo deve ter ido pro saco também? Ainda está na garantia, sera que cobre?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!