Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu não consigo entender. Não entra na minha cabeça. Troquei de cabo HDMI, parafusei a placa, o encaixe está firme. Limpei o slot da placa-mãe com um pincel (não sei se o pincel é de cerdas naturais ou sintéticas ou mesmo se faz alguma diferença) e um pano seco e passei uma borracha no conector da placa de vídeo. Dei uma leve pincelada em cima da placa de vídeo, suave e delicadamente pois sei que ali contém chips que são muito sensíveis ao toque. Estou usando o cabo HDMI que acabei de comprar. Tudo funcionando perfeitamente bem. Sem a placa, não parece haver nenhum problema. Eu queria saber que mistério é esse que faz a placa de vídeo não subir a imagem após o PC acordar da hibernação ou ser religado depois de ser desligado. Meu processador é um FX-8320 da ADM, minha placa de vídeo uma GTX 1050 não ti de 3 GB DDR5, porém meu PC tem uma configuração antiga de DDR3, tenho 8 GB de RAM mas não é dual. A minha fonte é uma Corsair 500W. A fonte não é ligada na placa de vídeo. Como é possível que uma Corsair de 500W não aguente esse setup? Pra mim permanece um mistério. Toda vez que ligo o PC eu tenho que fazer mágica para que a placa obtenha imagem. Eventualmente, após insistir aqui e ali, eu acabo conseguindo. Pelo menos até agora. Não sei se vou conseguir de novo. A placa foi comprada em março de 2019. Não faz sentido algum ela estar dando sinais de que está morrendo. Eu não moro tão perto da praia assim pra ter maresia. Mas a umidade do ar fica em média em 80%. É muita umidade. Meu PC vai completar 6 anos em janeiro de 2021. Eu já perdi 3 placas de vídeo, 2 HDs e uma fonte. Um detalhe que esqueci de mencionar é que eu NÃO USO FILTRO DE LINHA. Aqui a rede é 220W. Ah, cara. Eu comprei o cabo HDMI e um joystick novinho. Acrescentei 100,00 na minha carteira Steam. Alguém pode me dar uma luz e me dizer o que está errado com meu PC?

18cc8178-2274-4bf3-a9a8-cc0d6db36380.jpg

Sem título.png

Postado

@doctordoom90s A hibernação não tem nada a ver com sujeira ou conectores, sequer cabos.

Hibernação, adormecer, ligar e desligar são funções da fonte, do VRM e do controaldor ACPI. Se algum dos três falha por alguma razão, aí o ciclo de inicialização se torna problemático.

Primeiramente, não recomendo jamais o uso de hibernação, pois essa função do windows comumente se torna problemática mesmo em computadores perfeitamente saudáveis.

Dito isso, a primeira recomendação para solucionar problemas de inicialização é a atualização de todos os drivers da placa-mãe, baixando-os únicamente do site do fabricante da mesma (exceto se seu áudio for realtek, nesse caso instale este driver de áudio). Após instalar todos os drivers atuais, pois os que vem nativos do windows são problemáticos e os que vem em programas que instalam automaticamente são piores ainda, reinicie o PC e tente usar a função de sua preferência.

Pessoalmente recomendo que pare de usar hibernação permanentemente. Rode CMD com privilégios de administrador e digite "powercfg -h off" para desativar a hibernação. Recomendo também que use o perfil de energia "equilibrado" no painel de controle, nas opções de energia, repondo as configurações originais se necessário.

Ao invés de usar hibernação, que é uma função problemática, recomendo que utilize a função "Suspender". Essa função mantém baixíssimo consumo da máquina (menos do que uma lâmpada de LED consome), mas que tem ligamento instantâneo quando se aperta o botão de power. Basta não retirar o PC da tomada e nunca vai ter que esperar para ligá-lo se fizer assim. 

Se optar por parar de usar hibernação ou não, recomendo que reinicie seu PC pelo menos uma vez por semana para evitar que o sistema se torne instável, seja com hibernação ou suspensão.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Estou atualizando todos os drivers da placa-mãe pelo site do fabricante. Eu a encontrei. Tenho certeza que é ela pela numeração, pelo modelo da placa e até a caixa é a mesma. Mas estou com receio. Criei um ponto de restauração. Não irei mais usar hibernação. Então existe a possibilidade de ser a fonte a causa do problema? Sou leigo nesses assuntos. Obrigado por escrever uma resposta detalhada. Tomarei nota de tudo que você disse.

21 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@doctordoom90s A hibernação não tem nada a ver com sujeira ou conectores, sequer cabos.

Hibernação, adormecer, ligar e desligar são funções da fonte, do VRM e do controaldor ACPI. Se algum dos três falha por alguma razão, aí o ciclo de inicialização se torna problemático.

Primeiramente, não recomendo jamais o uso de hibernação, pois essa função do windows comumente se torna problemática mesmo em computadores perfeitamente saudáveis.

Dito isso, a primeira recomendação para solucionar problemas de inicialização é a atualização de todos os drivers da placa-mãe, baixando-os únicamente do site do fabricante da mesma (exceto se seu áudio for realtek, nesse caso instale este driver de áudio). Após instalar todos os drivers atuais, pois os que vem nativos do windows são problemáticos e os que vem em programas que instalam automaticamente são piores ainda, reinicie o PC e tente usar a função de sua preferência.

Pessoalmente recomendo que pare de usar hibernação permanentemente. Rode CMD com privilégios de administrador e digite "powercfg -h off" para desativar a hibernação. Recomendo também que use o perfil de energia "equilibrado" no painel de controle, nas opções de energia, repondo as configurações originais se necessário.

Ao invés de usar hibernação, que é uma função problemática, recomendo que utilize a função "Suspender". Essa função mantém baixíssimo consumo da máquina (menos do que uma lâmpada de LED consome), mas que tem ligamento instantâneo quando se aperta o botão de power. Basta não retirar o PC da tomada e nunca vai ter que esperar para ligá-lo se fizer assim. 

Se optar por parar de usar hibernação ou não, recomendo que reinicie seu PC pelo menos uma vez por semana para evitar que o sistema se torne instável, seja com hibernação ou suspensão.

Postado

@doctordoom90s como disse no segundo parágrafo:

31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Então sim, a fonte é uma possibilidade no caso de falha elétrica. O problema no seu caso é que hibernação real desliga completamente o PC (ao contrário de suspensão onde ele fica parcialmente ligado) e a fonte já não tem tanto efeito sobre ele na hora de hibernar. Se seu problema fosse a fonte, ele se apresentaria em outras situações. No caso das Corsair o mais comum seria sequer ligar, pois é muito mais raro ver uma corsair com defeito intermitente do que outras.

Se tiver outra para testar, nada custa. Se não tiver faça os demais cuidados antes, pois fonte dessa marca dura década sem dor de cabeça a menos que caia um raio ou algo assim.

Postado

Liguei o PC na TV da sala. Obtive imagem com a placa de vídeo de primeira. Não sei. Realmente não sei o que está causando isso. Se é alguma falha no meu monitor da Acer, como é que eu consigo ligar o PC sem a placa de vídeo e usar com a resolução nativa?

adicionado 9 minutos depois
2 horas atrás, doctordoom90s disse:

Drivers atualizados.7977_src.jpg.b2ab9330fe79e806ee04f7776f0bcf11.jpg113285891_Placameinformaes.png.87390765bb81611ccdde2fc5ff258dd5.png

Sem título.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!