Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho uma fonte cx 450 80 plus bronze e queria saber se ela aguenta overclock em CPU e GPU.

To querendo comprar um Ryzen 3 3100 e fazer um overclock básico nele pra 4.GHz e vou tmb comprar uma RX 570 e tmb queria fazer overclock nela. Essa fonte aguenta overclock nos dois componentes?

Postado
30 minutos atrás, Marcos_1806 disse:

Eu tenho uma fonte cx 450 80 plus bronze e queria saber se ela aguenta overclock em CPU e GPU.

To querendo comprar um Ryzen 3 3100 e fazer um overclock básico nele pra 4.GHz e vou tmb comprar uma RX 570 e tmb queria fazer overclock nela. Essa fonte aguenta overclock nos dois componentes?

Não tem muito sentido fazer overclock em um 3100 pra empurrar uma Rx 570, ele já faz isso em stock. Fora que se você tiver uma placa-mãe com chipset B450 o precision boost over drive já deve chegar a 4Ghz sozinho quando for exigido, desde que a temperatura esteja controlada.
A não ser que seja por mera curiosidade de usar um overclock, não vejo muita necessidade.

Sobre a fonte aguenta sim, o 3100 tem TDP base de 65w, mesmo que suba o clock pra 4ghz (O que nem é muito) e subir as tensões o máximo que ele vai fazer é dobrar o TDP (130w). A Rx 570 tem 150w, deve subir pra uns 200w totalizando um consumo de 330w, mesmo com o restante dos itens (Memória, Fans, Hds etc) o consumo não chega a 400w.

A fonte aguenta sem problemas, mas eu me preocuparia com a temperatura tanto do processador quanto da placa-mãe, principalmente se não tiver dissipação no VRM (Circuito Regulador de Tensão).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Tu vai fazer dois overclock, Eu acho que vai suportar apenas o over de CPU.

A RX 570: Recomendação de PSU 450 W em stock.

Ai vai ter que ver se tem leds, e fans, que também elevam o consumo.

Postado
59 minutos atrás, Marcos_1806 disse:

fazer um overclock básico nele pra 4.GHz

36 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

o precision boost over drive já deve chegar a 4Ghz sozinho quando for exigido, desde que a temperatura esteja controlada.

Estou começando a achar que muita gente fala em fazer overclock, mas na real se referem aos Turbo/Precision boost.

Digo isto (não que seja este o caso) pois já vi bastante tópico de gente sem quase nada de conhecimento, que nunca teve um PC e logo de cara já fala em overclock, ainda mais com peças de entrada e muito mal balanceadas.

Placa de vídeo também, muitos pegam placas modelos "OC" e pensam que é para fazer overclock...

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, Lost Byte disse:

Estou começando a achar que muita gente fala em fazer overclock, mas na real se referem aos Turbo/Precision boost.

Digo isto (não que seja este o caso) pois já vi bastante tópico de gente sem quase nada de conhecimento, que nunca teve um PC e logo de cara já fala em overclock, ainda mais com peças de entrada e muito mal balanceadas.

Placa de vídeo também, muitos pegam placas modelos "OC" e pensam que é para fazer overclock...

@Lost Byte Concordo plenamente.

3 minutos atrás, Marcos_1806 disse:

@NIGHT FALL A fonte que vou pegar é uma bt350-btc. Ela possui boa dissipação?

Biostar já não é uma boa marca, quem dirá uma com chipset B350 pra usar com Ryzen 3000.
O melhor recurso dessa geração é justamente o Precision Boost Overdrive, não faz muito sentido pegar um processador de 3ª geração pra usar com essa placa, o mínimo recomendado seria uma B450 (De preferência que não seja biostar)

Como já dito, esse overclock que você pretende fazer não faz muito sentido, não vai trazer ganho de FPS em jogos porque a placa de vídeo é a limitação e não vai trazer ganho em multitarefa porque o clock base dele já é alto.

Eu no seu lugar montaria a configuração e testaria se atende sua necessidade (E bem provável que atenda) antes de pensar em algo como overclock que não é milagroso como alguns pensam e além de tudo é chato e trabalhoso.

• Obrigado 1
Postado

@Marcos_1806

Além das sugestões do amigo em pegar uma B450 de qualidade satisfatória, terá mais chances de compatibilidade com modelos de processadores mais potentes, o que vai ser um excelente produto para futuros upgrades, o que valoriza e muito o uso a longo prazo.

Entre os modelos de B450, eu indico a Asrock B450M Steel Legend, Gigabyte B450 Aorus M ou a B450M DS3H.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!