Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios para Xenon x5450 com Superaquecimento


Posts recomendados

Troquei o processador do meu desktop por um Xenon x5450 e apesar de ter iniciado o windows sem pedir para atualizar a BIOS os sensores de temperatura do processador vem mostrando de 60 a 70o sem atividade e ultrapassando 90o apenas por abrir um software qualquer.

 

Em um teste de stress a máquina desligou sozinha após alguns minutos, provavelmente por ter alcançado limite de temperatura.

 

A questão é a seguinte, após ter lido vários artigos e postagens pela internet vi que existe a possibilidade dos sensores estarem medindo as temperaturas de forma errada, mostrando temperaturas mais altas do que realmente são, por conta de configurações inadequadas da BIOS.

 

O problema é que vi tantas informações desencontradas que já não tenho certeza se preciso modificar alguma configuração na BIOS como, por exemplo, os microcodes e as diretivas de gerenciamento de energia como o C1E, o Smart Fan e outras.

 

Minha mobo é a MSI G41M-S01 MS-7592

 

Alguém sabe o que devo fazer?

 

Obrigado.

 

 

P_20200724_202238_resize_56.jpg

P_20200724_203000_resize_15.jpg

P_20200724_203007_resize_90.jpg

P_20200725_013311_resize_15.jpg

P_20200725_013321_resize_79.jpg

P_20200725_015731_resize_83.jpg

P_20200725_014854_resize_58.jpg

P_20200725_020004_resize_30.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Se já não o tem, deveria adquirir um bom cooler que dissipe os 120W de calor que esse Xeon X5450 produz, isso se o problema for a dissipação de todo esse calor. Tem um outro problema, olhando em fotos, essa placa-mãe possui apenas 3 fases e sem dissipadores, ou seja, suporta cpus de até 95W. Os reguladores da placa-mãe podem estar superaquecendo, e por proteção ela é desligada pra não queimar. Poderia ter adquirido o E5450, que possui TDP de 80W, de certo não teria esses problemas.

Placa-mãe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson_Júnior boa tarde. Pois é, mas o e5450 novo custa 3x mais. O vendedor garantiu que não teria problema de compatibilidade com a placa-mãe, de qualquer forma ainda tenho alguns dias para decidir se devolvo. Não seria mais em conta trocar a placa-mãe, mesmo que seja um modelo mais antigo, por uma que suporte os 120w TDP do x5450? 

adicionado 9 minutos depois
6 minutos atrás, rhtsouza disse:

@Anderson_Júnior boa tarde. Pois é, mas o e5450 novo custa 3x mais. O vendedor garantiu que não teria problema de compatibilidade com a placa-mãe, de qualquer forma ainda tenho alguns dias para decidir se devolvo. Não seria mais em conta trocar a placa-mãe, mesmo que seja um modelo mais antigo, por uma que suporte os 120w TDP do x5450? 

 

*Por outro lado vi muitos relatos de gente usando processador de 120 em mobo de 95 TDP + cooler de 130 dizendo que nunca tiveram problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar um processador mais forte do que a placa-mãe suporta não é correto. Vamos pegar o seu caso, sua placa-mãe não possui sequer dissipadores nos transistores. Não dá pra garantir que ela suportará ou não desligará. O problema aí pode ser apenas temperatura, de repente a placa está suportando o tranco. Mas você prefere assim, que o seu equipamento trabalhe num regime além do suportado?   

Não importa muito a configuração dos outros usuários, cada caso é um caso. Talvez a placa-mãe deles possua um VRM de 3 fases que suporte mais corrente, ou talvez possua dissipadores. Se eles querem usar forçando tudo apostando na sorte, boa sorte pra eles, a não ser que você queira assim.

 

É melhor trocar o processador do que investir numa placa-mãe e cooler. Uma boa opção seria no Aliexpress, preços bem em conta. Evita todo um bolo de problemas. Com certeza não há desse processador novo, isso é papo de vendedor. Querem apenas vender.

Pesquisa E5450


 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson_Júnior concordo com você mas não estou podendo gastar no momento. Por outro lado também não estava conseguindo trabalhar com o antigo processador, minha VST performance no DAW (produção de áudio) estava trabalhando sempre no limite e muitas vezes ultrapassando 100% de processamento e travando.

 

Acredita que a melhor opção seja devolver o x5450 e comprar um e5450 mesmo que seja usado, amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A não ser que queira gastar num cooler parrudo e arriscar a placa-mãe e o processador junto, acredito sim que se adquirir um E5450 você consiga resolver esses problemas que esta tendo. Não há problema em adquirir esses cpus usados. São retirados de servidores e a vida útil é bastante alta. Muito raro comprar um desse e não funcionar. Já comprei vários outros modelos desse site, todos 100%, se isso te deixar mais tranquilo.

 

Se optar por esse site, veja os vendedores com mais vendas do produto que quer e as qualificações. Há os comentários de quem comprou também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi a temperatura enquanto deixei fazendo um teste de stress no Pentium e5700 e após mais de 10 minutos em 100% de uso da GPU a temperatura máxima foi de Core#1: 70o e Core#2: 65o. Tomando isso por base, acham que precisarei trocar o cooler da GPU quando instalar o Xeon e5450?

P_20200725_224239_resize_46.jpg

adicionado 4 minutos depois
2 minutos atrás, rhtsouza disse:

Medi a temperatura enquanto deixei fazendo um teste de stress no Pentium e5700 e após mais de 10 minutos em 100% de uso da GPU a temperatura máxima foi de Core#1: 70o e Core#2: 65o. Tomando isso por base, acham que precisarei trocar o cooler da GPU quando instalar o Xeon e5450?

P_20200725_224239_resize_46.jpg

 

 

O cooler atual é este

 

P_20200725_211327_resize_88.jpg

P_20200725_211339_resize_61.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Esse cooler é suficiente para dissipar calor de até 65 watts, que é o caso desse Pentium E5700. Para um de 80W como o E5450 precisará sim de um outro cooler com mais alumínio e fluxo de ar. Não diga que colocou o X5450 nesse cooler aí? Se sim teve sorte de não queimar tudo... Até quanto pode gastar num cooler novo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Anderson_Júnior disse:

Boa noite. Esse cooler é suficiente para dissipar calor de até 65 watts, que é o caso desse Pentium E5700. Para um de 80W como o E5450 precisará sim de um outro cooler com mais alumínio e fluxo de ar. Não diga que colocou o X5450 nesse cooler aí? Se sim teve sorte de não queimar tudo... Até quanto pode gastar num cooler novo?

 

Boa noite. Fiz os testes tomando precauções, deixei o gabinete aberto, coloquei um ventilador de 45cm de frente para a mobo e fui acompanhando as temperaturas pelo software da Intel. Pois além de não ter conhecimentos sobre hardware o vendedor garantiu que não teria problema de compatibilidade nenhum, antes de efetuar a compra. No entanto depois que comprei ele mudou o discurso dizendo que precisaria de outro cooler e até teve a pachorra de tentar me vender um cooler. Ou seja, ou ele se confundiu muito ou provavelmente agiu de má fé só pra vender. O pior é que está com qualificação excelente no ML.

 

Enfim.. acho que preciso equilibrar três fatores: Silêncio (estúdio de áudio), preço e desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo Código de Defesa do Consumidor você tem o direito à desistência da compra dentro do prazo de 7 dias após o recebimento do produto.

De qualquer forma não vai escapar de ter que adquirir um novo cooler, já que o que possui será fraco até mesmo para o E5450. No pior das hipóteses, de não conseguir trocar o produto(consiga, pois há o fator placa-mãe), já adquira um suficiente. Irei te recomendar um cooler capaz de dissipar até 130W de calor:

Cooler

Apenas me confirme que a distância entre o processador instalado na placa-mãe e a tampa lateral seja de pelo menos 155mm.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Anderson_Júnior disse:

Pelo Código de Defesa do Consumidor você tem o direito à desistência da compra dentro do prazo de 7 dias após o recebimento do produto.

De qualquer forma não vai escapar de ter que adquirir um novo cooler, já que o que possui será fraco até mesmo para o E5450. No pior das hipóteses, de não conseguir trocar o produto, já adquira um suficiente. Irei te recomendar um cooler capaz de dissipar até 130W de calor:

Cooler

Apenas me confirme que a distância entre o processador instalado na placa-mãe e a tampa lateral seja de pelo menos 155mm.

 

 

Aparentemente tem estes 15cm entre a tampa e a gpu...

 

O cooler que indicou parece ser ótimo, apesar de salgado (50% do preço do processador).

 

Obrigado novamente, amigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Anderson_Júnior disse:

É um cooler que dissipa bastante calor e não é duvidoso. Visto como o preço de muita coisa subiu assustadoramente durante a pandemia e alta do dólar, não está caro. Há modelos que entregam parecido e custam mais.

Um exemplo:

Exemplo

 

Pois é, tudo muito caro...

 

Estou vendo um comparativo interessante, aos 14' tem um gráfico que demonstra a superioridade do gammaxx https://youtu.be/3VtJXW7Owg4

adicionado 4 minutos depois

De qualquer forma ainda tenho a dúvida com relação a BIOS, se o microcode atual será apropriado para o e5450... Vi relatos de leitura errada de temperatura por conta de configurações inadequadas na BIOS..

adicionado 29 minutos depois

De qualquer forma ainda tenho a dúvida com relação a BIOS, se o microcode atual será apropriado para o e5450... Vi relatos de leitura errada de temperatura por conta de configurações inadequadas na BIOS..

 

 

Estou gostando desta versão menor da deepcool, praticamente 3x mais barato e apropriado para o core 2 quad. Talvez o gammaxx seja um exagero...

https://www.kabum.com.br//produto/59069/cooler-processador-deepcool-ice-edge-mini-fs-v2-0-amd-intel-dp-mch2-iemv2

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não escapará do cooler, poderia testá-lo nesse X5450. Percebo uma insegurança e é compreensível. Remete ao trocar o certo pelo duvidoso. Dureza é conseguir fazer isso dentro dos 7 dias. Mas pelas políticas do Mercado Livre você também consegue a devolução dentro do prazo de 30 dias. Olhe lá na compra se consegue fazer isso.

Quanto ao microcode, é pra reconhecer, pois é o mesmo processador com revisão diferente. O "E" indica a versão com TDP de 80W, e o "X" a versão com TDP de 120W.

Aqui

e

Aqui

adicionado 3 minutos depois
36 minutos atrás, rhtsouza disse:

Estou gostando desta versão menor da deepcool, praticamente 3x mais barato e apropriado para o core 2 quad. Talvez o gammaxx seja um exagero...

https://www.kabum.com.br//produto/59069/cooler-processador-deepcool-ice-edge-mini-fs-v2-0-amd-intel-dp-mch2-iemv2

Pois é, mas note claramente que o cooler é muito menor, uma fan de 80mm contra um de 120mm, dois heat pipes(os caninhos de cobre) contra 4, e um dissipador menor também. Não aposto ficha nenhuma que suporte os 130W. Talvez seja o suficiente para os 80W do E5450.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Anderson_Júnior disse:

Ótimo. Então agora é aguardar.

Apenas garanta pelo menos um fan traseiro ou superior no gabinete para retirar o ar quente de dentro sem ter que não usar tampa lateral e ventilador. :)

 

Certeza! Sem ventilador e sem tufos de poeira heheh

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso aqui um E5450 numa placa-mãe G41 da Gigabyte que parece possuir 4 fases para o processador e 2 fases para o video integrado. 

 

Estou usando nele o cooler box do meu antigo Core2Duo, igual esse seu.

A temperatura varia entre 45 graus em iddle até 65-70 graus em testes de estresse...

 

Obs: eu fiz um undervolt nele de 1.150V para 1.050V sem mexer no clock(3,0Ghz), e com isso consegui baixar em torno de 7-9 graus sem perder desempenho. Antes disso ele chegava a 75-80 graus no teste de estresse do CPU-Z.

Eu tambem instalei os microcodes na BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rhtsouza Na verdade os microcodes servem para todos os Xeon e não especificamente para um...

Eles são necessarios porque os Xeon são processadores para a plataforma LGA 771 e a nossa placa-mãe é LGA 775.

 

Esses Xeon vendidos no mercado livre ou aliexpress são quase todos já adaptados para encaixar no socket LGA 775, porém a BIOS de nossas placas não irá reconhecer ele corretamente, por isso que há a necessidade de editar a BIOS inserindo os "códigos" dos processadores xeon(microcodes). 

Ao não atualizar a BIOS, a sua placa-mãe pode até conseguir dar boot no computador porque o Xeon é praticamente o mesmo processador que o Core2Quad, mas alguns erros ou perda de desempenho pode ocorrer, então o certo é usar os microcodes.

No youtube voce deve conseguir encontrar tutoriais sobre a atualização da BIOS com os microcodes...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!